As transformações urbanas da área central de Americana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16240 |
Resumo: | Esta dissertação aborda as transformações urbanas de Americana, cidade média paulista com perfil industrial, focando como objeto de estudo sua área central enquanto núcleo histórico central, edifícios significativos e áreas públicas. A chegada da ferrovia, elemento fundamental para o surgimento do novo núcleo urbano, causou grande impacto na organização do território, ampliado em 1875 com a instalação de uma fábrica têxtil na Vila Carioba. A chegada das rodovias e o crescente predomínio do transporte rodoviário irá modificar decisivamente o comportamento social e econômico da cidade. A desativação do transporte ferroviário e o abandono de diversos edifícios contribuíram para a degradação do núcleo histórico central tornando o foco de discussões sobre as iniciativas a serem adotadas para sua recuperação. Este trabalho analisa o processo de transformações e as ações de requalificação intensificadas a partir de 1970 na área central de Americana. Em 1996 a Prefeitura Municipal de Americana criou a comissão de revitalização com o objetivo de requalificar a área central, dando seqüência a iniciativas pontuais realizadas anteriormente como a criação de um calçadão comercial, visando responder ao conflito existente entre veículos e pedestres. No entanto, remanesceram na área central problemas do âmbito de políticas públicas, como segregação social, ausência de preservação dos patrimônios históricos, má utilização dos espaços públicos. Os projetos propostos pela comissão foram executados de forma superficial e desarticulada, sem um diálogo com o entorno e com a memória histórica dos usuários dificultando a incorporação do patrimônio requalificado, em uma nova vivência urbana. |
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Silva, Evelin Palumbo daPontifícia Universidade Católica de CampinasSantos Junior, Wilson Ribeiro dos2022-02-17T16:06:11Z2022-02-17T16:06:11Z2007-03-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162405988488341604387Esta dissertação aborda as transformações urbanas de Americana, cidade média paulista com perfil industrial, focando como objeto de estudo sua área central enquanto núcleo histórico central, edifícios significativos e áreas públicas. A chegada da ferrovia, elemento fundamental para o surgimento do novo núcleo urbano, causou grande impacto na organização do território, ampliado em 1875 com a instalação de uma fábrica têxtil na Vila Carioba. A chegada das rodovias e o crescente predomínio do transporte rodoviário irá modificar decisivamente o comportamento social e econômico da cidade. A desativação do transporte ferroviário e o abandono de diversos edifícios contribuíram para a degradação do núcleo histórico central tornando o foco de discussões sobre as iniciativas a serem adotadas para sua recuperação. Este trabalho analisa o processo de transformações e as ações de requalificação intensificadas a partir de 1970 na área central de Americana. Em 1996 a Prefeitura Municipal de Americana criou a comissão de revitalização com o objetivo de requalificar a área central, dando seqüência a iniciativas pontuais realizadas anteriormente como a criação de um calçadão comercial, visando responder ao conflito existente entre veículos e pedestres. No entanto, remanesceram na área central problemas do âmbito de políticas públicas, como segregação social, ausência de preservação dos patrimônios históricos, má utilização dos espaços públicos. Os projetos propostos pela comissão foram executados de forma superficial e desarticulada, sem um diálogo com o entorno e com a memória histórica dos usuários dificultando a incorporação do patrimônio requalificado, em uma nova vivência urbana.This master thesis approaches the observed urban transformations of Americana city, a mid size town with industrial profile of the State of São Paulo, focusing as study object its downtown while a central historical core, significant buildings and public areas. The arrival of the railroad, the essential element for the formation of a new urban core, promoted great impact in the organization of the territory, extended in 1875 with the installation of a textile industry in Vila Carioba. The arrival of the highways and the increasing predominance of the road transportation will go to modify the social and economic behavior of the city. The deactivation of the railroad transportation and the abandonment of diverse buildings contributed for the degradation of the central historical core, becoming the focus of discussions about initiatives to be adopted for its recovery. This work analyzed the process of transformations and the intensified actions of requalification in the central area of Americana city from 1970. In 1996 the Municipal City hall of Americana created the commission of revitalization with the objective of requalification of the central area, giving sequence to the initiatives made with the creation of a public pedestrian precinct, aiming to response the existing conflict between vehicles and pedestrians. However, problems of the scope of public politics had remained in the central area, like social segregation, lack of historic heritage preservation, public laziness of constructions, and badly used spaces. The considered projects by the commission had been executed in a superficial and disarticulated manner, without a dialogue with the environment and the historical memory of the users, making difficult the incorporation of the revitalized patrimony in a new urban experience.porPUC-Campinastransformações urbanasurban transformationsAs transformações urbanas da área central de AmericanaThe urban transformations of Americana downtowninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2818200603054621Carpintéro, Marisa Varanda TeixeiraQueiroga, Eugenio Fernandes19980117539102734511567781446582CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoORIGINALceatec_ppgurb_me_Evelin_P.pdfceatec_ppgurb_me_Evelin_P.pdfapplication/pdf62531618http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16240/1/ceatec_ppgurb_me_Evelin_P.pdf4565f45915ff2a8caa2143c346f653d1MD51123456789/162402023-05-03 15:46:38.16oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-03T18:46:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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