Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honda, Giovanna Corte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15960
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar se os atendimentos prestados em uma Clínica-escola ensejaram mudanças em pacientes e buscou compreender e sistematizar os fatores que influenciaram a chance de progresso ou retrocesso nas psicoterapias. Para tanto, foi realizada entrevista individual semi-estruturada, com nove participantes em fase de término de atendimento psicoterápico, para a avaliação da eficácia adaptativa, estágio de mudança em que se encontrava o participante ao final da psicoterapia e avaliação de sintomas psicopatológicos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida EDAO-R, Escala de Estágios de Mudança EEM e Escala de Avaliação de Sintomas EAS-40. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para análise dos resultados, os participantes foram divididos em subgrupos, de acordo com a classificação que apresentaram no estágio de mudança. Os dados sugerem que pode-se esperar mudanças tanto sintomatológicas quanto nos estágios de mudança de pacientes adultos atendidos em psicoterapias em clínicas-escola. No que respeita à configuração adaptativa, é mais resistente a mudanças. Quanto mais prejudicada a eficácia adaptativa, provavelmente mais tempo de psicoterapia será demandado. As análises das entrevistas também permitiram saber que o estágio de mudança em que o paciente se encontra no momento da intervenção, bem como sua motivação para mudança, qualidade da eficácia adaptativa e índice de sintomas psicopatológicos são fatores que podem influenciar no processo de mudança. Sugere-se ainda que a qualidade do relacionamento entre estagiário de psicologia e paciente, além disposição do paciente como agente da própria mudança, podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias. O número reduzido de participantes não permite a generalização dos resultados. Poucos são os estudos que focalizam os resultados das psicoterapias de pacientes atendidos por alunos de Clínica-escola. Portanto, sugere-se a realização de novas pesquisas e enfatiza-se a importância de se trabalhar com várias medidas. Ademais, por este ser um estudo de caráter retrospectivo, são necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.
id PCAM_47207c44931bd81916d9c5218c5f55f3
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15960
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Honda, Giovanna CortePontifícia Universidade Católica de CampinasYoshida, Elisa Medici Pizao2022-02-16T19:00:05Z2022-02-16T19:00:05Z2010-12-07http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159608426457752341446Esta pesquisa objetivou investigar se os atendimentos prestados em uma Clínica-escola ensejaram mudanças em pacientes e buscou compreender e sistematizar os fatores que influenciaram a chance de progresso ou retrocesso nas psicoterapias. Para tanto, foi realizada entrevista individual semi-estruturada, com nove participantes em fase de término de atendimento psicoterápico, para a avaliação da eficácia adaptativa, estágio de mudança em que se encontrava o participante ao final da psicoterapia e avaliação de sintomas psicopatológicos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida EDAO-R, Escala de Estágios de Mudança EEM e Escala de Avaliação de Sintomas EAS-40. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para análise dos resultados, os participantes foram divididos em subgrupos, de acordo com a classificação que apresentaram no estágio de mudança. Os dados sugerem que pode-se esperar mudanças tanto sintomatológicas quanto nos estágios de mudança de pacientes adultos atendidos em psicoterapias em clínicas-escola. No que respeita à configuração adaptativa, é mais resistente a mudanças. Quanto mais prejudicada a eficácia adaptativa, provavelmente mais tempo de psicoterapia será demandado. As análises das entrevistas também permitiram saber que o estágio de mudança em que o paciente se encontra no momento da intervenção, bem como sua motivação para mudança, qualidade da eficácia adaptativa e índice de sintomas psicopatológicos são fatores que podem influenciar no processo de mudança. Sugere-se ainda que a qualidade do relacionamento entre estagiário de psicologia e paciente, além disposição do paciente como agente da própria mudança, podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias. O número reduzido de participantes não permite a generalização dos resultados. Poucos são os estudos que focalizam os resultados das psicoterapias de pacientes atendidos por alunos de Clínica-escola. Portanto, sugere-se a realização de novas pesquisas e enfatiza-se a importância de se trabalhar com várias medidas. Ademais, por este ser um estudo de caráter retrospectivo, são necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.The aim of this study was to investigate whether treatments in a clinical Psychology school produce changes in patients, and to try to understand and systematize the factors that influence good or poor outcomes. Semi-structured individual interviews were conducted with nine participants after they had completed treatment, to evaluate the adaptive efficacy, patient stage of change at the end of psychotherapy and the presence of psychopathological symptoms. These were measured using the Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida EDAO-R Stage of Change Scales EEM and Symptom Assessment Scale 40- EAS-40. All interviews were recorded and transcribed. The participants were divided into sub groups, according to the stage of change classification. Data suggest symptom improvement and progression to a higher stage of change in adult patients who were treated with psychotherapies conducted at clinical school. The adaptive efficacy is more difficult to change. The more damage to adaptive efficacy, the more psychotherapeutic time will probably be necessary. Analysis of the interviews allowed us to know the patients‟ stage of change at the moment of intervention, as well as their motivation to change; adaptive efficacy‟s quality and psychopathological symptoms can be associated with the factors and mechanisms of change in psychotherapies. The quality of the relationship between the student of Psychology and the patient; and the patient‟s disposition as the agent of his own change, can be relevant in psychotherapy outcomes. Generalization of results demands caution. There are few studies that analyze psychotherapeutic outcomes in patients treated by clinical school students. New research is suggested, and the importance of working with other measures is emphasized. As this is a retrospective study, longitudinal studies are necessary to follow the psychotherapeutic process since the beginning.porPUC-Campinasprocessos psicoterapêuticosavaliação de processos (cuidados de saúde)mudança (psicologia)pesquisa em psicoterapiaclínicas-escolapsychotherapeutic processesprocess assessment (health care)change (psychology)school-clinics.Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escolaEvaluation of change in clinical school patientsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7673110029487061Prebianchi, Helena BazanelliHerzberg, Eliana40164868013962289860220824633353CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Giovanna_CH.pdfccv_ppgpsico_me_Giovanna_CH.pdfapplication/pdf1706342http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15960/1/ccv_ppgpsico_me_Giovanna_CH.pdfd6095016d46a15f48fecc5f7b9e79209MD51123456789/159602022-09-02 11:36:15.292oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Evaluation of change in clinical school patients
title Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
spellingShingle Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
Honda, Giovanna Corte
processos psicoterapêuticos
avaliação de processos (cuidados de saúde)
mudança (psicologia)
pesquisa em psicoterapia
clínicas-escola
psychotherapeutic processes
process assessment (health care)
change (psychology)
school-clinics.
title_short Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
title_full Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
title_fullStr Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
title_full_unstemmed Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
title_sort Avaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
author Honda, Giovanna Corte
author_facet Honda, Giovanna Corte
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Honda, Giovanna Corte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yoshida, Elisa Medici Pizao
contributor_str_mv Yoshida, Elisa Medici Pizao
dc.subject.por.fl_str_mv processos psicoterapêuticos
avaliação de processos (cuidados de saúde)
mudança (psicologia)
pesquisa em psicoterapia
clínicas-escola
psychotherapeutic processes
process assessment (health care)
change (psychology)
school-clinics.
topic processos psicoterapêuticos
avaliação de processos (cuidados de saúde)
mudança (psicologia)
pesquisa em psicoterapia
clínicas-escola
psychotherapeutic processes
process assessment (health care)
change (psychology)
school-clinics.
description Esta pesquisa objetivou investigar se os atendimentos prestados em uma Clínica-escola ensejaram mudanças em pacientes e buscou compreender e sistematizar os fatores que influenciaram a chance de progresso ou retrocesso nas psicoterapias. Para tanto, foi realizada entrevista individual semi-estruturada, com nove participantes em fase de término de atendimento psicoterápico, para a avaliação da eficácia adaptativa, estágio de mudança em que se encontrava o participante ao final da psicoterapia e avaliação de sintomas psicopatológicos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida EDAO-R, Escala de Estágios de Mudança EEM e Escala de Avaliação de Sintomas EAS-40. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para análise dos resultados, os participantes foram divididos em subgrupos, de acordo com a classificação que apresentaram no estágio de mudança. Os dados sugerem que pode-se esperar mudanças tanto sintomatológicas quanto nos estágios de mudança de pacientes adultos atendidos em psicoterapias em clínicas-escola. No que respeita à configuração adaptativa, é mais resistente a mudanças. Quanto mais prejudicada a eficácia adaptativa, provavelmente mais tempo de psicoterapia será demandado. As análises das entrevistas também permitiram saber que o estágio de mudança em que o paciente se encontra no momento da intervenção, bem como sua motivação para mudança, qualidade da eficácia adaptativa e índice de sintomas psicopatológicos são fatores que podem influenciar no processo de mudança. Sugere-se ainda que a qualidade do relacionamento entre estagiário de psicologia e paciente, além disposição do paciente como agente da própria mudança, podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias. O número reduzido de participantes não permite a generalização dos resultados. Poucos são os estudos que focalizam os resultados das psicoterapias de pacientes atendidos por alunos de Clínica-escola. Portanto, sugere-se a realização de novas pesquisas e enfatiza-se a importância de se trabalhar com várias medidas. Ademais, por este ser um estudo de caráter retrospectivo, são necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15960
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8426457752341446
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15960
identifier_str_mv 8426457752341446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15960/1/ccv_ppgpsico_me_Giovanna_CH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6095016d46a15f48fecc5f7b9e79209
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790730626170880