Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagliaferro, Sabrina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Laureano, Thais Macedo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14621
Resumo: Introdução: A voz é um dos bens mais preciosos da humanidade, é um importante instrumento de comunicação e é também utilizada como um instrumento musical, presente desde a idade medieval e que permite outra forma de expressão através do canto. Cantar exige uma demanda maior de todo o sistema e uma ação articulada e coordenada entre os diferentes recursos do aparelho fonador. A respiração é um dos recursos da fonação que pode ser controlada e ajustada durante o canto, auxiliando na melhora da qualidade e no controle da emissão vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto e seus benefícios, com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: Revisão integrativa de literatura que se caracteriza como uma análise qualitativa, descritiva e exploratória. Para realização da busca dos artigos nas bases de dados foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia. Os descritores “canto” e “respiração” foram selecionados como os principais, de forma que foram combinados entre si e entre os demais descritores utilizando o operador booleano ‘’AND’’. Foi utilizado um teste de relevância, para se verificar o atendimento aos critérios de inclusão e assim determinar se os artigos se enquadravam ou não no estudo em conformidade aos seus objetivos. Resultados: Foram encontrados inicialmente 10.394 e após a verificação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Foi observado que o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, melhora a qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia na realização do vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora a projeção vocal, auxilia a mudança de tom e contribui para a elevação da pressão subglótica, exigida em emissões de intensidades elevadas. Não existe consenso na literatura em relação ao tipo respiratório preconizado para o canto, sendo que o mais citado foi o intercostal e diafragmático. Não foram obtidos dados científicos referentes a qual seria o valor de TMF preconizado para o canto. Existem controvérsias entre os profissionais do canto em relação à definição do apoio respiratório, porém os estudos citam a participação da musculatura abdominal e do tórax durante o suporte respiratório. Não foram encontradas descrições de estratégias para adequar o apoio respiratório, visto que os estudos preconizaram considerar medidas fisiológicas para definir melhor os aspectos respiratórios no canto. Foram identificadas diferenças entre os gêneros na investigação da ventilação regional (um estudo). Encontraram-se dados sugestivos de que o fator emocional durante a emissão vocal e o nível de experiência profissional podem ter impactos positivos no suporte respiratório. Outro dado relevante foi o de que profissionais do teatro musical precisam de um maior preparo respiratório, pois ao dançar e cantar o consumo de oxigênio aumenta e as demandas cardiovasculares exigidas podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório tem benefícios significativos no canto, mas ainda existem inúmeras controvérsias em relação a definição, estratégias e fatores fisiológicos envolvidos. Há necessidade de mais estudos relacionados ao tema, principalmente no canto popular.
id PCAM_47a429d66684fa3a49a4f718f217adc3
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14621
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Tagliaferro, SabrinaLaureano, Thais MacedoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Oliveira, Iara Bittante de2021-03-26T18:29:40Z2021-03-26T18:29:40Z2020-11-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14621Introdução: A voz é um dos bens mais preciosos da humanidade, é um importante instrumento de comunicação e é também utilizada como um instrumento musical, presente desde a idade medieval e que permite outra forma de expressão através do canto. Cantar exige uma demanda maior de todo o sistema e uma ação articulada e coordenada entre os diferentes recursos do aparelho fonador. A respiração é um dos recursos da fonação que pode ser controlada e ajustada durante o canto, auxiliando na melhora da qualidade e no controle da emissão vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto e seus benefícios, com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: Revisão integrativa de literatura que se caracteriza como uma análise qualitativa, descritiva e exploratória. Para realização da busca dos artigos nas bases de dados foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia. Os descritores “canto” e “respiração” foram selecionados como os principais, de forma que foram combinados entre si e entre os demais descritores utilizando o operador booleano ‘’AND’’. Foi utilizado um teste de relevância, para se verificar o atendimento aos critérios de inclusão e assim determinar se os artigos se enquadravam ou não no estudo em conformidade aos seus objetivos. Resultados: Foram encontrados inicialmente 10.394 e após a verificação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Foi observado que o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, melhora a qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia na realização do vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora a projeção vocal, auxilia a mudança de tom e contribui para a elevação da pressão subglótica, exigida em emissões de intensidades elevadas. Não existe consenso na literatura em relação ao tipo respiratório preconizado para o canto, sendo que o mais citado foi o intercostal e diafragmático. Não foram obtidos dados científicos referentes a qual seria o valor de TMF preconizado para o canto. Existem controvérsias entre os profissionais do canto em relação à definição do apoio respiratório, porém os estudos citam a participação da musculatura abdominal e do tórax durante o suporte respiratório. Não foram encontradas descrições de estratégias para adequar o apoio respiratório, visto que os estudos preconizaram considerar medidas fisiológicas para definir melhor os aspectos respiratórios no canto. Foram identificadas diferenças entre os gêneros na investigação da ventilação regional (um estudo). Encontraram-se dados sugestivos de que o fator emocional durante a emissão vocal e o nível de experiência profissional podem ter impactos positivos no suporte respiratório. Outro dado relevante foi o de que profissionais do teatro musical precisam de um maior preparo respiratório, pois ao dançar e cantar o consumo de oxigênio aumenta e as demandas cardiovasculares exigidas podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório tem benefícios significativos no canto, mas ainda existem inúmeras controvérsias em relação a definição, estratégias e fatores fisiológicos envolvidos. Há necessidade de mais estudos relacionados ao tema, principalmente no canto popular.Introduction: The voice is one of the most precious assets of humanity, is an important communication instrument and is also used as a musical instrument, present since medieval period, and which allows another way of expression through song. Singing requires greater demand from the entire system and an articulated and coordinated action between the different resources of the vocal apparatus. Breathing is one of the resources of phonation that can be controlled and adjusted during singing, helping to improve the quality and control of vocal emission. Objective: To perform an integrative literature review related to breathe on sing and its benefits, with emphasis on respiratory support. Methodology: Integrative literature review that is characterized as a qualitative, descriptive, and exploratory analysis. To perform the search of the articles in the databases were used the following Health Sciences Descriptors (DeCS) in Portuguese and English: sing, respiration, voice, diaphragm, and speech therapy. The descriptors "sing" and "respiration" were selected as the main ones, so they were combined among themselves and among the other descriptors using the Boolean operator ''AND''. A relevancy test was used to verify compliance with the inclusion criteria and thus to determine whether the articles fit the study or not in accordance with its objectives. Results: Initially were found 10,394 and after checking the inclusion criteria were left 10 articles. It was observed that the respiratory support contributes to the support of musical phrases, improves the quality of vocal emission, amplifies loudness, helps in tone change, and contributes to the elevation of the subglottic pressure, required in high intensity emissions. There is no consensus in the literature in relation to the respiratory type recommended for singing, and the most cited were the intercostal and diaphragmatic. No scientific data were obtained referring to which would be the value of TMF recommended for sing. There are controversies among singing professionals in relation to the definition of respiratory support, but the studies cite the participation of abdominal and thoracic musculature during respiratory support. No descriptions of strategies to adapt respiratory support were found, since the studies recommended considering physiological measures to better define the respiratory aspects in the sing. Gender differences were identified in the investigation of regional ventilation (one study). Suggestive data were found that the emotional factor during vocal emission and the level of professional experience can have positive impacts on respiratory support. Another relevant fact was that professionals in musical theater need greater respiratory preparation, because when dancing and singing oxygen consumption increases and the required cardiovascular demands may negatively affect the voice. Conclusion: Respiratory support has significant benefits in singing, but there are still numerous controversies regarding definition, strategies and physiological factors involved. There is a need for more studies related to the theme, especially in popular singing.porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)CantoRespiraçãoVozDiafragmaFonoaudiologiaSingRespirationVoiceDiaphragmSpeech therapyRespiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPCentro de Ciências da Vida (CCV)Não se aplicaOnlineFonoaudiologiaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14621/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALccv_fonoaudiologia_tcc_tagliaferro_laureano.pdfccv_fonoaudiologia_tcc_tagliaferro_laureano.pdfapplication/pdf1398812http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14621/1/ccv_fonoaudiologia_tcc_tagliaferro_laureano.pdfc2e49ee5930c12c13453aa17cbf5f74eMD51123456789/146212022-09-02 11:36:47.701oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
title Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
spellingShingle Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
Tagliaferro, Sabrina
Canto
Respiração
Voz
Diafragma
Fonoaudiologia
Sing
Respiration
Voice
Diaphragm
Speech therapy
title_short Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
title_full Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
title_fullStr Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
title_sort Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
author Tagliaferro, Sabrina
author_facet Tagliaferro, Sabrina
Laureano, Thais Macedo
author_role author
author2 Laureano, Thais Macedo
author2_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tagliaferro, Sabrina
Laureano, Thais Macedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Iara Bittante de
contributor_str_mv Oliveira, Iara Bittante de
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Respiração
Voz
Diafragma
Fonoaudiologia
Sing
Respiration
Voice
Diaphragm
Speech therapy
topic Canto
Respiração
Voz
Diafragma
Fonoaudiologia
Sing
Respiration
Voice
Diaphragm
Speech therapy
description Introdução: A voz é um dos bens mais preciosos da humanidade, é um importante instrumento de comunicação e é também utilizada como um instrumento musical, presente desde a idade medieval e que permite outra forma de expressão através do canto. Cantar exige uma demanda maior de todo o sistema e uma ação articulada e coordenada entre os diferentes recursos do aparelho fonador. A respiração é um dos recursos da fonação que pode ser controlada e ajustada durante o canto, auxiliando na melhora da qualidade e no controle da emissão vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto e seus benefícios, com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: Revisão integrativa de literatura que se caracteriza como uma análise qualitativa, descritiva e exploratória. Para realização da busca dos artigos nas bases de dados foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia. Os descritores “canto” e “respiração” foram selecionados como os principais, de forma que foram combinados entre si e entre os demais descritores utilizando o operador booleano ‘’AND’’. Foi utilizado um teste de relevância, para se verificar o atendimento aos critérios de inclusão e assim determinar se os artigos se enquadravam ou não no estudo em conformidade aos seus objetivos. Resultados: Foram encontrados inicialmente 10.394 e após a verificação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Foi observado que o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, melhora a qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia na realização do vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora a projeção vocal, auxilia a mudança de tom e contribui para a elevação da pressão subglótica, exigida em emissões de intensidades elevadas. Não existe consenso na literatura em relação ao tipo respiratório preconizado para o canto, sendo que o mais citado foi o intercostal e diafragmático. Não foram obtidos dados científicos referentes a qual seria o valor de TMF preconizado para o canto. Existem controvérsias entre os profissionais do canto em relação à definição do apoio respiratório, porém os estudos citam a participação da musculatura abdominal e do tórax durante o suporte respiratório. Não foram encontradas descrições de estratégias para adequar o apoio respiratório, visto que os estudos preconizaram considerar medidas fisiológicas para definir melhor os aspectos respiratórios no canto. Foram identificadas diferenças entre os gêneros na investigação da ventilação regional (um estudo). Encontraram-se dados sugestivos de que o fator emocional durante a emissão vocal e o nível de experiência profissional podem ter impactos positivos no suporte respiratório. Outro dado relevante foi o de que profissionais do teatro musical precisam de um maior preparo respiratório, pois ao dançar e cantar o consumo de oxigênio aumenta e as demandas cardiovasculares exigidas podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório tem benefícios significativos no canto, mas ainda existem inúmeras controvérsias em relação a definição, estratégias e fatores fisiológicos envolvidos. Há necessidade de mais estudos relacionados ao tema, principalmente no canto popular.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-26T18:29:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-26T18:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14621
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14621/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14621/1/ccv_fonoaudiologia_tcc_tagliaferro_laureano.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c2e49ee5930c12c13453aa17cbf5f74e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737255268352