Narrativas de jovens casais sobre o projeto de ter filhos na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biffi, Mariana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15939
Resumo: A conjugalidade e a parentalidade tem sofrido grandes transformações na contemporaneidade, caracterizando-se como processos em transição que se articulam de modo a produzir novas expectativas conjugais, uma expressiva redução dos índices de natalidade, bem como o adiamento da decisão de ter filhos, em prol do desenvolvimento profissional. Torna-se, portanto, objetivo deste trabalho investigar os sentidos afetivo-emocionais atribuídos por jovens casais ao projeto de ter filhos na contemporaneidade. Foram realizadas entrevistas com sete casais, com idade entre 25 e 38 anos, que não tinham filhos. Como recurso metodológico, utilizamos uma Narrativa Interativa, história fictícia elaborada pela pesquisadora que convidou os participantes a conceber um desfecho para a trama apresentada. Os encontros foram registrados narrativamente de modo a contemplar tanto as associações dos participantes quanto as impressões pessoais da pesquisadora. O material narrativo reunido foi organizado em quatro campos de sentidos afetivo-emocionais que emergiram a partir da análise interpretativa, sendo discutidos à luz da teorização winnicottiana. O campo do Momento certo apresenta o contexto concebido como ideal para ter filhos; Se vier, será bem-vindo expressa o desfecho imaginado para uma gravidez que ocorre fora das circunstâncias idealizadas; Um é pouco, dois é bom e três é demais indica a dificuldade de conceber um espaço no relacionamento conjugal para a chegada de um filho e Velhos pais, novos pais que aponta para as contradições e dificuldades inerentes à tentativa de conciliação do modelo familiar tradicional com os ideais contemporâneos. O projeto de ter filhos parece se constituir na atualidade como fonte de angústia e ambivalência, sendo entrevisto pelos casais participantes como elemento perturbador da relação conjugal e do desenvolvimento pessoal e profissional.
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Como recurso metodológico, utilizamos uma Narrativa Interativa, história fictícia elaborada pela pesquisadora que convidou os participantes a conceber um desfecho para a trama apresentada. Os encontros foram registrados narrativamente de modo a contemplar tanto as associações dos participantes quanto as impressões pessoais da pesquisadora. O material narrativo reunido foi organizado em quatro campos de sentidos afetivo-emocionais que emergiram a partir da análise interpretativa, sendo discutidos à luz da teorização winnicottiana. O campo do Momento certo apresenta o contexto concebido como ideal para ter filhos; Se vier, será bem-vindo expressa o desfecho imaginado para uma gravidez que ocorre fora das circunstâncias idealizadas; Um é pouco, dois é bom e três é demais indica a dificuldade de conceber um espaço no relacionamento conjugal para a chegada de um filho e Velhos pais, novos pais que aponta para as contradições e dificuldades inerentes à tentativa de conciliação do modelo familiar tradicional com os ideais contemporâneos. O projeto de ter filhos parece se constituir na atualidade como fonte de angústia e ambivalência, sendo entrevisto pelos casais participantes como elemento perturbador da relação conjugal e do desenvolvimento pessoal e profissional.The conjugality and the parenthood have suffered major transformations in contemporaneity, characterizing themselves as transitioning processes that are interrelated to produce new marital expectations, a significant reduction in the birth rate as the postponement of the decision of having children, for the sake of professional development. It is, therefore, aim of this study to investigate the affective-emotional meanings assigned by young couples to the project of having children in contemporaneity. Interviews were conducted with seven couples, aged between 25 and 38 years, who had no children. As a methodological approach, we have used an Interactive Narrative, which is a fictional story developed by the researcher who later invited participants to design a denouement to the presented plot. The meetings were registered narratively in order to include both the participants associations and personal impressions of the researcher. The collected narratives were organized into four fields of affective-emotional meanings that emerged from the interpretive analysis, and discussed in light of Winnicott's theorization. The field Right Moment shows the ideal context to have children; If the baby comes, it will be welcome expresses the imagined outcome to a pregnancy that occurs beyond the idealized circumstances; Two is company, three is a crowd points to the difficulty of to give room for the child in the marital relationship and Old parents, new parents points to the inherent contradictions and difficulties found in the attempt to conciliate the traditional family model with contemporary ideals. The project of having children today seems to be a source of anguish and ambivalence, that is considered by the participants not only as a disturbing element to the marital relationship but also to the personal and professional development.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-CampinasparentalidadeconjugalidadeNarrativa InterativapsicanáliseparenthoodconjugalityInteractive NarrativepsychoanalysisNarrativas de jovens casais sobre o projeto de ter filhos na contemporaneidadeNarratives of young couples about the project of having children in the contemporaneityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP0103267726544713Vaisberg, Tania Maria Jose AielloGomes, Isabel Cristina46705855230856178362442212452346CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Mariana_B.pdfccv_ppgpsico_me_Mariana_B.pdfapplication/pdf1416805http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15939/1/ccv_ppgpsico_me_Mariana_B.pdf5e0f5912d173b61391e255763e1c9a62MD51123456789/159392022-09-02 11:36:17.244oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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