Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418 |
Resumo: | O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores? |
id |
PCAM_4f32fb062fa0bd6ed5078c46c5e9bb98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15418 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Paroli, Rebeca MariaPontifícia Universidade Católica de CampinasAlmeida Junior, João Baptista de2022-02-16T18:14:03Z2022-02-16T18:14:03Z2006-02-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154182870187719073565O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?The present work is part of the research Institutional Evaluation and College Conduct with problems on the teachers graduation. It evaluates the material of two different programs created by journalistic companies where the teachers should use newspaper in the classroom. The evaluation is done based on five items, such as teachers graduation, media competence, newspaper as a pedagogic didactic instrument, criticism and interdisciplinarity. The opinion of the program coordinators was taken by an on-line questionnaire. This research was done because, in Teaching, the teachers should be aware to the influences of the means of communication, the new technologies and the information at school. As it is not satisfactory, the journalistic companies are preparing the teachers to use the newspaper by means of programs with commercial purposes. There are 50 programs with these purposes. It is important to analyse these materials with a pedagogic point of view because the number of program is increasing and the number of daily newspaper readers is falling down. The main reason of the research is to show that the criticism must be in the use of the news inside the classroom as the journalistic companies have ideologies and interests different from the teaching. However, the work asks a question: Who should be prepared? The teachers to use the newspaper in the classroom, the journalistic companies or the graduation teachers course?porPUC-Campinasavaliação institucionalinovação pedagógicauso crítico de jornal em sala de aulainstitutional evaluationpedagogic changecritical use of newspaper in the classroomAvaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensinoEvaluation of programs to use newspaper in the classroom as a new pedagogic resource: a new teaching approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5318059095732281Belluzzo, Regina Celia BaptistaCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes08124221222651243883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdfcchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdfapplication/pdf377669http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15418/1/cchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdf069bdf6d2a94a0a5236ac2bf63923910MD51123456789/154182022-09-02 11:36:27.343oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Evaluation of programs to use newspaper in the classroom as a new pedagogic resource: a new teaching approach |
title |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
spellingShingle |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino Paroli, Rebeca Maria avaliação institucional inovação pedagógica uso crítico de jornal em sala de aula institutional evaluation pedagogic change critical use of newspaper in the classroom |
title_short |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
title_full |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
title_fullStr |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
title_full_unstemmed |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
title_sort |
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino |
author |
Paroli, Rebeca Maria |
author_facet |
Paroli, Rebeca Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paroli, Rebeca Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida Junior, João Baptista de |
contributor_str_mv |
Almeida Junior, João Baptista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação institucional inovação pedagógica uso crítico de jornal em sala de aula institutional evaluation pedagogic change critical use of newspaper in the classroom |
topic |
avaliação institucional inovação pedagógica uso crítico de jornal em sala de aula institutional evaluation pedagogic change critical use of newspaper in the classroom |
description |
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores? |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:14:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:14:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
2870187719073565 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418 |
identifier_str_mv |
2870187719073565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15418/1/cchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
069bdf6d2a94a0a5236ac2bf63923910 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790737259462656 |