Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paroli, Rebeca Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418
Resumo: O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?
id PCAM_4f32fb062fa0bd6ed5078c46c5e9bb98
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15418
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Paroli, Rebeca MariaPontifícia Universidade Católica de CampinasAlmeida Junior, João Baptista de2022-02-16T18:14:03Z2022-02-16T18:14:03Z2006-02-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154182870187719073565O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?The present work is part of the research Institutional Evaluation and College Conduct with problems on the teachers graduation. It evaluates the material of two different programs created by journalistic companies where the teachers should use newspaper in the classroom. The evaluation is done based on five items, such as teachers graduation, media competence, newspaper as a pedagogic didactic instrument, criticism and interdisciplinarity. The opinion of the program coordinators was taken by an on-line questionnaire. This research was done because, in Teaching, the teachers should be aware to the influences of the means of communication, the new technologies and the information at school. As it is not satisfactory, the journalistic companies are preparing the teachers to use the newspaper by means of programs with commercial purposes. There are 50 programs with these purposes. It is important to analyse these materials with a pedagogic point of view because the number of program is increasing and the number of daily newspaper readers is falling down. The main reason of the research is to show that the criticism must be in the use of the news inside the classroom as the journalistic companies have ideologies and interests different from the teaching. However, the work asks a question: Who should be prepared? The teachers to use the newspaper in the classroom, the journalistic companies or the graduation teachers course?porPUC-Campinasavaliação institucionalinovação pedagógicauso crítico de jornal em sala de aulainstitutional evaluationpedagogic changecritical use of newspaper in the classroomAvaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensinoEvaluation of programs to use newspaper in the classroom as a new pedagogic resource: a new teaching approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5318059095732281Belluzzo, Regina Celia BaptistaCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes08124221222651243883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdfcchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdfapplication/pdf377669http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15418/1/cchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdf069bdf6d2a94a0a5236ac2bf63923910MD51123456789/154182022-09-02 11:36:27.343oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Evaluation of programs to use newspaper in the classroom as a new pedagogic resource: a new teaching approach
title Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
spellingShingle Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
Paroli, Rebeca Maria
avaliação institucional
inovação pedagógica
uso crítico de jornal em sala de aula
institutional evaluation
pedagogic change
critical use of newspaper in the classroom
title_short Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
title_full Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
title_fullStr Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
title_full_unstemmed Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
title_sort Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
author Paroli, Rebeca Maria
author_facet Paroli, Rebeca Maria
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Paroli, Rebeca Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida Junior, João Baptista de
contributor_str_mv Almeida Junior, João Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional
inovação pedagógica
uso crítico de jornal em sala de aula
institutional evaluation
pedagogic change
critical use of newspaper in the classroom
topic avaliação institucional
inovação pedagógica
uso crítico de jornal em sala de aula
institutional evaluation
pedagogic change
critical use of newspaper in the classroom
description O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2870187719073565
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15418
identifier_str_mv 2870187719073565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15418/1/cchsa_ppgedu_me_Rebeca_MP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 069bdf6d2a94a0a5236ac2bf63923910
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737259462656