Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Mariana Gentili
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17143
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. Historicamente, a formação profissional nos cursos de graduação permanece distante do contexto social. Este estudo baseia-se no conceito de Instrumentalidade como a característica histórica que a profissão adquire ao constituir e atingir objetivos, utilizando formas de mediação das demandas atribuídas à profissão. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na análise das contradições geradas nas relações complexas e dialéticas do contexto, e sua compreensão dos fenômenos como sujeito passivo de mudanças. Os conceitos de instrumentalidade disponíveis na literatura brasileira foram explorados para delinear como o conceito pode ser aplicado ao campo da psicologia. Foram analisadas as Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação em psicologia, Referências Técnicas selecionadas e o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Nessas fontes de informações, foram buscadas evidências da instrumentalidade da psicologia, bem como as normas referentes à formação e prática profissional, analisando encontros e desencontros. Para análise das informações, foi utilizado o software Atlas.ti. Essa análise contribui para o levantamento de informações que suscitaram discussões acerca da formação básica em psicologia. Por se tratar de um conceito pouco explorado pela categoria, foi possível contribuir para as discussões sobre os rumos ético-políticos da profissão, tendo como norte a construção de uma psicologia socialmente envolvida. Este estudo foi financiado em parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq).
id PCAM_5c304bb3678201a1ec4e25311eea310c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17143
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Perez, Mariana GentiliPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Guzzo, Raquel Souza Lobo2024-02-01T13:45:02Z2024-02-01T13:45:02Z2023-11-07http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/171430828469210799568O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. Historicamente, a formação profissional nos cursos de graduação permanece distante do contexto social. Este estudo baseia-se no conceito de Instrumentalidade como a característica histórica que a profissão adquire ao constituir e atingir objetivos, utilizando formas de mediação das demandas atribuídas à profissão. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na análise das contradições geradas nas relações complexas e dialéticas do contexto, e sua compreensão dos fenômenos como sujeito passivo de mudanças. Os conceitos de instrumentalidade disponíveis na literatura brasileira foram explorados para delinear como o conceito pode ser aplicado ao campo da psicologia. Foram analisadas as Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação em psicologia, Referências Técnicas selecionadas e o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Nessas fontes de informações, foram buscadas evidências da instrumentalidade da psicologia, bem como as normas referentes à formação e prática profissional, analisando encontros e desencontros. Para análise das informações, foi utilizado o software Atlas.ti. Essa análise contribui para o levantamento de informações que suscitaram discussões acerca da formação básica em psicologia. Por se tratar de um conceito pouco explorado pela categoria, foi possível contribuir para as discussões sobre os rumos ético-políticos da profissão, tendo como norte a construção de uma psicologia socialmente envolvida. Este estudo foi financiado em parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq).The main objective of this research is to characterize the present concept of instrumentality in selected institutional documents of psychology as a guide for a professional practice in Brazilian reality. Historically, professional training in undergraduate courses remains distant from the social context. This study is based on the concept of Instrumentality as the historical characteristic that the profession acquires when establishing and achieving objectives, using forms of mediation of the demands attributed to the profession. It is a documentary research based on the analysis of the contradictions generated in the complex and dialectic relations of the context, and its understanding of the phenomena as a passive subject of changes. The concepts of instrumentality available in Brazilian literature were explored to outline how the concept can be applied to the field of psychology. The National Curriculum Guidelines for undergraduate psychology courses, selected Technical References and the Psychologist's Code of Professional Ethics were analyzed. In these sources of information, evidence of the instrumentality of psychology was sought, as well as the norms referring to training and professional practice, analyzing agreements and disagreements. To analyze the information, the Atlas.ti software was used. This analysis contributes to the collection of information that raised discussions about basic training in psychology. Because it is a concept little explored by the category, it was possible to contribute to the discussions about the ethical-political directions of the profession, having as its north the construction of a socially involved psychology. This study was partially funded by the National Council for Scientific and Technological Development – Brazil (CNPq).Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)PsicologiaInstrumentalidadeCurso de Graduação em PsicologiaPsychologyInstrumentalityUndergraduate Course in PsychologyInstrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileiraInstrumentality in psychology: approaches to its praxis in reality Brazilianinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Ambiel, Rodolfo Augusto MatteoAmaral, Wagner Roberto do50572929978367389045524419196827Escola de Ciências da VidaPsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17143/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALecv_ppgpsico_dissertacao_perez_mg.pdfecv_ppgpsico_dissertacao_perez_mg.pdfapplication/pdf2327758http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17143/1/ecv_ppgpsico_dissertacao_perez_mg.pdfa4099d181516ea184907ac632eac371fMD51123456789/171432024-02-01 11:45:03.384oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-02-01T13:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Instrumentality in psychology: approaches to its praxis in reality Brazilian
title Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
spellingShingle Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
Perez, Mariana Gentili
Psicologia
Instrumentalidade
Curso de Graduação em Psicologia
Psychology
Instrumentality
Undergraduate Course in Psychology
title_short Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
title_full Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
title_fullStr Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
title_full_unstemmed Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
title_sort Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
author Perez, Mariana Gentili
author_facet Perez, Mariana Gentili
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Mariana Gentili
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Instrumentalidade
Curso de Graduação em Psicologia
Psychology
Instrumentality
Undergraduate Course in Psychology
topic Psicologia
Instrumentalidade
Curso de Graduação em Psicologia
Psychology
Instrumentality
Undergraduate Course in Psychology
description O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. Historicamente, a formação profissional nos cursos de graduação permanece distante do contexto social. Este estudo baseia-se no conceito de Instrumentalidade como a característica histórica que a profissão adquire ao constituir e atingir objetivos, utilizando formas de mediação das demandas atribuídas à profissão. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na análise das contradições geradas nas relações complexas e dialéticas do contexto, e sua compreensão dos fenômenos como sujeito passivo de mudanças. Os conceitos de instrumentalidade disponíveis na literatura brasileira foram explorados para delinear como o conceito pode ser aplicado ao campo da psicologia. Foram analisadas as Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação em psicologia, Referências Técnicas selecionadas e o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Nessas fontes de informações, foram buscadas evidências da instrumentalidade da psicologia, bem como as normas referentes à formação e prática profissional, analisando encontros e desencontros. Para análise das informações, foi utilizado o software Atlas.ti. Essa análise contribui para o levantamento de informações que suscitaram discussões acerca da formação básica em psicologia. Por se tratar de um conceito pouco explorado pela categoria, foi possível contribuir para as discussões sobre os rumos ético-políticos da profissão, tendo como norte a construção de uma psicologia socialmente envolvida. Este estudo foi financiado em parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq).
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-01T13:45:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-01T13:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17143
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 0828469210799568
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17143
identifier_str_mv 0828469210799568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17143/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17143/1/ecv_ppgpsico_dissertacao_perez_mg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a4099d181516ea184907ac632eac371f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729460154368