Mística Marial, uma releitura da Espiritualidade Mariana de Chaminade em tempos de secularização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Zilda Maria da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16315
Resumo: O presente trabalho convida a refletir e pensar a devoção mariana hoje. Com o objetivo de apresentar a espiritualidade do Pe. Chaminade, que se apoia em uma mística marial, que busca conferir uma melhor compreensão da devoção mariana em tempos de secularização. Em seu tempo Pe. Chaminade estudou e aprofundou o papel e missão de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, antecipando ao Concilio Ecumênico Vaticano II. Propõe a devoção a Maria com prudência e cuidado. Para ele a devoção a Maria leva o fiel a uma relação filial, que ele chamou de “piedade filial”. Ele viveu uma experiência profunda de Deus, diante da imagem da Virgem do Pilar em Zaragoza, Espanha, onde ficou por três anos. Esta experiência o levou a um novo jeito de evangelizar a França, pós Revolução Francesa, em pleno processo de secularização. Para chegar aos elementos da mística marial fizemos uma abordagem geral do conceito de mística privilegiando a dimensão da experiência: a união íntima com Deus como conteúdo e meta da experiência; sua condição de experiência imediata na mediação da alma e o rastro que nela deixa a presença de Deus e por último o amor como caminho e meio da união. Desenvolvido o conceito de mística, tratamos o conceito de mística cristã, onde o elemento central é a Encarnação de Jesus Cristo, Filho de Deus, feito Filho de Maria. A história do Pe. Chaminade e da espiritualidade mariana, a constatação de uma Mística Marial no seio da espiritualidade mariana. Pe. Chaminade apresenta Maria, como a Virgem, que acolhe a vida, a Mãe que comunica a vida e a Esposa, que vive um amor incondicional, podendo ser chamada de ícone do Mistério, pois carregou em seu ventre o mistério de um Deus que se fez humano, Jesus Cristo. Para o Pe. Chaminade a devoção a Maria é o imitar suas virtudes para chegar à conformidade com Cristo. Para ele toda a devoção deve conduzir o fiel ao centro da fé cristã, que é Jesus Cristo. Preocupado com a formação das pessoas, e como educador na fé e nos costumes cristão, propõe o sistema de virtudes, um método, que pode vir a ser um caminho: para o autoconhecimento, um caminho para o amor e um caminho para o serviço, que aponta para um crescimento humano e integral da pessoa, com uma ética comunitária, do cuidado, da solidariedade e da compaixão. Para novos tempos e novos desafios métodos novos. Vinho novo em odres novos.
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Esta experiência o levou a um novo jeito de evangelizar a França, pós Revolução Francesa, em pleno processo de secularização. Para chegar aos elementos da mística marial fizemos uma abordagem geral do conceito de mística privilegiando a dimensão da experiência: a união íntima com Deus como conteúdo e meta da experiência; sua condição de experiência imediata na mediação da alma e o rastro que nela deixa a presença de Deus e por último o amor como caminho e meio da união. Desenvolvido o conceito de mística, tratamos o conceito de mística cristã, onde o elemento central é a Encarnação de Jesus Cristo, Filho de Deus, feito Filho de Maria. A história do Pe. Chaminade e da espiritualidade mariana, a constatação de uma Mística Marial no seio da espiritualidade mariana. Pe. Chaminade apresenta Maria, como a Virgem, que acolhe a vida, a Mãe que comunica a vida e a Esposa, que vive um amor incondicional, podendo ser chamada de ícone do Mistério, pois carregou em seu ventre o mistério de um Deus que se fez humano, Jesus Cristo. Para o Pe. Chaminade a devoção a Maria é o imitar suas virtudes para chegar à conformidade com Cristo. Para ele toda a devoção deve conduzir o fiel ao centro da fé cristã, que é Jesus Cristo. Preocupado com a formação das pessoas, e como educador na fé e nos costumes cristão, propõe o sistema de virtudes, um método, que pode vir a ser um caminho: para o autoconhecimento, um caminho para o amor e um caminho para o serviço, que aponta para um crescimento humano e integral da pessoa, com uma ética comunitária, do cuidado, da solidariedade e da compaixão. Para novos tempos e novos desafios métodos novos. Vinho novo em odres novos.Das Werk Martin Heideggers Phänomenologie des Religiösen Lebens, der in Band 60 der Heideggerschen Gesamtausgabe im Jahr 1995 veröffentlicht wurde und in Brasilien übersetzt durch den Berater dieser Dissertation im Jahr 2010 bei Vozes Vertrag aus der Titel Fenomenologia da vida religiosa, sind Vorträge das der deutsche Philosoph an der Universität Freiburg gegeben hat in dem Wintersemester 1920/21. Der erste Teil besteht aus einer „methodischen Einleitung“ und das zweite eine „phänomenologische Explikation konkreter religiöser Phänomene im Anschluss an paulinischen Briefe“. Heidegger interpretiert die Paulusbriefe, um die faktische Leben des Apostels Paulus zu verstehen, wie es in Briefen an die christlichen Gemeinden geschickt anzeigen. Diese Forschung versucht den Pauline religiöse Erfahrung zugreifen, unter die Verwendung der Methode der Religionsphänomenologie und, deshalb, bei der Untersuchung „die faktische Lebenserfahrung und Phänomenologie der Religion nach Martin Heidegger“, durch die phänomenologische Interpretation der paulinischen Briefe gerichtet, insbesondere die Briefe des Paulus an die Galater und an die Thessalonicher, umfassend die Formulierung der faktischen Lebenserfahrung, in diesem Fall mit authentischen Erfahrung des Lebens in Christus zusammenfällt.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasmística cristãmística marialChaminadesecularizaçãoMariamystique christianmystique marianChaminadesecularizationMariaMística Marial, uma releitura da Espiritualidade Mariana de Chaminade em tempos de secularizaçãoMarial, a Mystical retelling of the Marian spirituality of Chaminade in times of secularizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP1239116985139813Brito, Enio Jose da CostaCampos, Breno Martins40486110476386686935599495762856CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoORIGINALcchsa_ppgcr_me_Zilda_MS.pdfcchsa_ppgcr_me_Zilda_MS.pdfapplication/pdf2714030http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16315/1/cchsa_ppgcr_me_Zilda_MS.pdfa45f6759c396323529675069803a3a4eMD51123456789/163152022-09-02 11:36:37.443oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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