Intervenção fonoaudiológica na introdução da dieta via oral de neonatos prematuros: revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Beatriz Gabriela Bellini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16573
Resumo: O Recém-Nascido é considerado pré-termo quando nascido antes de completar a 37° semana de gestação. A prematuridade é uma condição de nascimento que apresenta características específicas, pode-se observar a presença de imaturidade anatômica e funcional dos sistemas podendo comprometer a saúde geral e o desenvolvimento global do neonato prematuro. Com frequência identificam se situações nas quais o prematuro não se encontra preparado para a alimentação por via oral de maneira segura. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à atuação fonoaudiológica na introdução à dieta via oral de neonatos prematuros no ambiente hospitalar. Metodologia: Revisão integrativa de literatura de caráter exploratório, analítico-descritivo, em que foram selecionados artigos publicados nas bases de dados SciELO e LILACS no período entre 2011 e 2020, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: amostra final deste estudo foi composta por nove artigos originais voltados a conduta fonoaudiológica com neonatos prematuros na introdução da dieta via oral. Os estudos envolveram levantamento dos dados de prontuários, avaliação motora oral do prematuro para início da alimentação oral, intervenção, que consiste nas técnicas utilizadas, orientação e acompanhamento da situação do aleitamento materno no tempo de internação. Os principais aspectos avaliados no recém-nascido prematuro apontados nos estudos foram postura e tônus corporal e oral, reflexos orais, função de sucção e identificação de sinais de estresse. Em relação as técnicas utilizadas, foi observado que todas apresentaram benefícios para o recém-nascido prematuro e o tempo de intervenção foi de aproximadamente duas semanas, variando de acordo com cada uma. Houve predomínio de escolha da técnica de sucção não nutritiva, porém sendo utilizada em associação a outras, como na técnica do treino da deglutição e na oferta do copo ou mamadeira, ela demonstra contribuir para a organização e coordenação da sucção, deglutição e respiração, viabilizando a transposição para dieta por via oral de maneira precoce. A técnica de transição de gavagem para peito, mostrou ser eficaz e permitiu que o recém-nascido já recebesse alta hospitalar mamando exclusivamente no seio materno sem complemento e nem possuindo modificação no padrão fisiológico de alimentação. Após a intervenção fonoaudiológica no próprio hospital, houve melhora na prontidão de alimentação do prematuro para introdução via oral. Identificaram-se poucos estudos voltados ao incentivo por meio de educação e orientação à mãe, para o sucesso do aleitamento materno com os neonatos prematuros após a alta hospitalar. Conclusão: Observaram-se a importância e a eficácia da atuação fonoaudiológica dentro da unidade de terapia intensiva neonatal, auxiliando na transição da alimentação de sonda para via oral, promovendo, de maneira mais rápida alimentação segura e funcional e, portanto, reduzindo o tempo de internação dos neonatos prematuros.
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