O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luan Flávio de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16694
Resumo: No centro do presente trabalhado de conclusão de curso, encontra-se o Mito da Caverna de Platão, com a perspectiva de analisá-lo dentro do espírito platônico, ou seja, considerá-lo como figura do itinerário que a alma humana faz em direção ao conhecimento, o de se desprender das realidades visíveis para alcançar o mais sublime e verdadeiro conhecimento, o filosófico. Ao atualizar os principais elementos do Mito, abre-se um horizonte para perceber a relevância dele para a prática educacional, de modo específico, na relação de ensino e aprendizagem. Para alcançar tal propósito, o trabalho perpassa temas da filosófica platônica tais como, a imortalidade da alma, a teoria das formas, o aprendizado enquanto reminiscência, a busca da alma filosófica, as realidades sensíveis e o projeto de formação do rei-filósofo para governar o estado ideal. Com essa abordagem evidencia-se a atualidade e a relevância do Mito da Caverna com as possibilidades que ele oferece, para melhor conceber, planejar e desenvolver o processo educacional.
id PCAM_64c7698ab43edfc43c95c95a77b1a14b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16694
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Oliveira, Luan Flávio dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Chabbouh Junior, Marco Antonio2023-01-02T19:20:49Z2023-01-02T19:20:49Z2022-12-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16694NDNo centro do presente trabalhado de conclusão de curso, encontra-se o Mito da Caverna de Platão, com a perspectiva de analisá-lo dentro do espírito platônico, ou seja, considerá-lo como figura do itinerário que a alma humana faz em direção ao conhecimento, o de se desprender das realidades visíveis para alcançar o mais sublime e verdadeiro conhecimento, o filosófico. Ao atualizar os principais elementos do Mito, abre-se um horizonte para perceber a relevância dele para a prática educacional, de modo específico, na relação de ensino e aprendizagem. Para alcançar tal propósito, o trabalho perpassa temas da filosófica platônica tais como, a imortalidade da alma, a teoria das formas, o aprendizado enquanto reminiscência, a busca da alma filosófica, as realidades sensíveis e o projeto de formação do rei-filósofo para governar o estado ideal. Com essa abordagem evidencia-se a atualidade e a relevância do Mito da Caverna com as possibilidades que ele oferece, para melhor conceber, planejar e desenvolver o processo educacional.At the core of this course completion paper is Plato's Allegory of the Cave, with the perspective of analyzing it within the Platonic spirit, that is, considering it as a figure in the itinerary that the human soul makes towards the knowledge, detaching oneself from visible realities to reach the most sublime and true knowledge, which is the philosophical one. By updating the Allegory's main elements, a horizon is opened in order to perceive its relevance for educational practice, specifically in the relationship between teaching and learning. To achieve this purpose, this paper permeates themes of Platonic philosophy, such as the immortality of the soul, the theory of forms, learning as reminiscence, the search for the philosophical soul, sensible realities and the project of training the philosopher-king to rule the ideal state. With this approach, the actuality and relevance of the Allegory of the Cave is highlighted, together with the possibilities it offers to better conceive, plan and develop the educational process.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)MitoReminiscênciaAprendizadoAlma e conhecimentoPlatãoMythReminiscenceLearningSoul and knowledgePlatoO mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacionalThe myth of Plato's cave: a proposal for the educational processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP0460121020680961Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)Não se aplicaOnlineFilosofiaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16694/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_filosofia_tcc_oliveira_lf.pdfcchsa_filosofia_tcc_oliveira_lf.pdfapplication/pdf782895http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16694/1/cchsa_filosofia_tcc_oliveira_lf.pdf785a8a22a7103e81d819373a37bb9cf2MD51123456789/166942023-01-02 17:20:49.67oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16694Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-01-02T19:20:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The myth of Plato's cave: a proposal for the educational process
title O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
spellingShingle O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
Oliveira, Luan Flávio de
Mito
Reminiscência
Aprendizado
Alma e conhecimento
Platão
Myth
Reminiscence
Learning
Soul and knowledge
Plato
title_short O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
title_full O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
title_fullStr O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
title_full_unstemmed O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
title_sort O mito da caverna de Platão: uma proposta para o processo educacional
author Oliveira, Luan Flávio de
author_facet Oliveira, Luan Flávio de
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luan Flávio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chabbouh Junior, Marco Antonio
contributor_str_mv Chabbouh Junior, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Mito
Reminiscência
Aprendizado
Alma e conhecimento
Platão
Myth
Reminiscence
Learning
Soul and knowledge
Plato
topic Mito
Reminiscência
Aprendizado
Alma e conhecimento
Platão
Myth
Reminiscence
Learning
Soul and knowledge
Plato
description No centro do presente trabalhado de conclusão de curso, encontra-se o Mito da Caverna de Platão, com a perspectiva de analisá-lo dentro do espírito platônico, ou seja, considerá-lo como figura do itinerário que a alma humana faz em direção ao conhecimento, o de se desprender das realidades visíveis para alcançar o mais sublime e verdadeiro conhecimento, o filosófico. Ao atualizar os principais elementos do Mito, abre-se um horizonte para perceber a relevância dele para a prática educacional, de modo específico, na relação de ensino e aprendizagem. Para alcançar tal propósito, o trabalho perpassa temas da filosófica platônica tais como, a imortalidade da alma, a teoria das formas, o aprendizado enquanto reminiscência, a busca da alma filosófica, as realidades sensíveis e o projeto de formação do rei-filósofo para governar o estado ideal. Com essa abordagem evidencia-se a atualidade e a relevância do Mito da Caverna com as possibilidades que ele oferece, para melhor conceber, planejar e desenvolver o processo educacional.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-02T19:20:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-02T19:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16694
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv ND
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16694
identifier_str_mv ND
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16694/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16694/1/cchsa_filosofia_tcc_oliveira_lf.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
785a8a22a7103e81d819373a37bb9cf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790735567060992