Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Jacqueline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15584
Resumo: A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Crítica Alemã, é discutida a importância de se promover vivências de participação para que crianças e adolescentes reconheçam e construam suas possibilidades de ação na condução da vida cotidiana, desenvolvendo assim, a capacidade de ação. Buscou-se defender a tese de que a ação da Psicologia na escola, balizada por uma perspectiva crítica, contribui para o processo de conscientização, o que pode levar à ampliação da capacidade de ação de estudantes. O método utilizado foi a Pesquisa Ação-Participação. A pesquisadora inseriu-se em uma equipe de psicólogas de um projeto de extensão universitária em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental pelo período de 2015 a 2017. A equipe realizou atividades, tais como assembleias de classe, formações sobre espaços participativos e aplicação de uma escala que avalia a participação na escola na perspectiva dos estudantes. Estas atividades resultaram em materiais que foram objetos de análise, tais como diários de campo, atas de assembleia de classe, e resultados da escala aplicada. Deste material, concluiu-se que a construção de espaços que permitam aos estudantes exercitar poder de influência é de extrema importância se vislumbramos uma escola mais democrática e o desenvolvimento de pessoas capazes de participar da vida política.
id PCAM_6536eec9b682ea10e9fbe3e43d528ced
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15584
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Meireles, JacquelinePontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:38:37Z2022-02-16T18:38:37Z2020-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15584A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Crítica Alemã, é discutida a importância de se promover vivências de participação para que crianças e adolescentes reconheçam e construam suas possibilidades de ação na condução da vida cotidiana, desenvolvendo assim, a capacidade de ação. Buscou-se defender a tese de que a ação da Psicologia na escola, balizada por uma perspectiva crítica, contribui para o processo de conscientização, o que pode levar à ampliação da capacidade de ação de estudantes. O método utilizado foi a Pesquisa Ação-Participação. A pesquisadora inseriu-se em uma equipe de psicólogas de um projeto de extensão universitária em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental pelo período de 2015 a 2017. A equipe realizou atividades, tais como assembleias de classe, formações sobre espaços participativos e aplicação de uma escala que avalia a participação na escola na perspectiva dos estudantes. Estas atividades resultaram em materiais que foram objetos de análise, tais como diários de campo, atas de assembleia de classe, e resultados da escala aplicada. Deste material, concluiu-se que a construção de espaços que permitam aos estudantes exercitar poder de influência é de extrema importância se vislumbramos uma escola mais democrática e o desenvolvimento de pessoas capazes de participar da vida política.This research is inserted in the context of the defense of public schools’ democratization, emphasizing the importance of students’ protagonism in the construction of education. In view of the theoretical grounds of Cultural-Historical Psychology and German Critical Psychology, it is discussed the importance of promoting participation experiences for children and adolescents to recognize and build their possibilities of action in the conduct of everyday life, thus developing their agency. We sought to defend the thesis that the action of Psychology in school, guided by a critical perspective, contributes to the process of awareness, which can lead to the expansion of students’ agency. The method used was Participatory Action Research, the researcher was part of team of psychologists in a university extension project in a Municipal Elementary School between the years of 2015 to 2017. The team carried out activities such as class assemblies, training on participatory spaces and the application of a scale that evaluates participation in the school from the perspective of the students. These activities resulted in materials that were objects of analysis, such as field diaries, class assembly minutes, and results of the applied scale. From this material, it was concluded that the construction of spaces that allow students to exercise power of influence is of utmost importance if we envisage a more democratic school and the development of people capable of participating in political life.Esta investigación se inserta en el contexto de la defensa de la democratización de las escuelas públicas, enfatizando la importancia del protagonismo de los estudiantes en la construcción de la educación. En vista de los fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural y de la Psicología Crítica Alemana, se discute la importancia de promover experiencias de participación para que los niños y adolescentes reconozcan y construyan sus posibilidades de acción en la conducción de la vida cotidiana, desarrollando así la capacidad de acción. Buscamos defender la tesis de que la acción de la Psicología en la escuela, guiada por una perspectiva crítica, contribuye al proceso de concientización, lo que puede conducir a la expansión de la capacidad de acción de los estudiantes. El método utilizado fue la Investigación Acción-Participación, el investigador formó parte de un equipo de psicólogos de un proyecto de extensión universitaria en una escuela primaria municipal para el período 2015-2017. El equipo llevó a cabo actividades como asambleas de clase, capacitación en espacios participativos y la aplicación de una escala que evalúa la participación en la escuela desde la perspectiva de los alumnos. Estas actividades dieron como resultados materiales que fueron objeto de análisis, tales como diarios de campo, actas de asambleas de clase y resultados de la escala aplicada. A partir de este material, se concluyó que la construcción de espacios que permitan a los estudiantes ejercer el poder de influencia es de suma importancia si se contempla una escuela más democrática y el desarrollo de personas capaces de participar en la vida política.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPUC-CampinasPsicologia Crítica AlemãParticipaçãoCondução de vida cotidianaCapacidade de açãoPsicologia EscolarGerman Critical PsychologyParticipationConduct of everyday lifeAgencySchool PsychologyPsicología Crítica AlemanaParticipaciónConducción de vida cotidianaCapacidad de acciónPsicología EscolarPsicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Jacqueline_M.pdfccv_ppgpsico_dr_Jacqueline_M.pdfapplication/pdf4280323http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15584/1/ccv_ppgpsico_dr_Jacqueline_M.pdf9d1cee1e93395acb92bcad5c52ba46f5MD51123456789/155842022-09-02 11:36:58.847oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
title Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
spellingShingle Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
Meireles, Jacqueline
Psicologia Crítica Alemã
Participação
Condução de vida cotidiana
Capacidade de ação
Psicologia Escolar
German Critical Psychology
Participation
Conduct of everyday life
Agency
School Psychology
Psicología Crítica Alemana
Participación
Conducción de vida cotidiana
Capacidad de acción
Psicología Escolar
title_short Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
title_full Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
title_fullStr Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
title_full_unstemmed Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
title_sort Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
author Meireles, Jacqueline
author_facet Meireles, Jacqueline
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Jacqueline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Crítica Alemã
Participação
Condução de vida cotidiana
Capacidade de ação
Psicologia Escolar
German Critical Psychology
Participation
Conduct of everyday life
Agency
School Psychology
Psicología Crítica Alemana
Participación
Conducción de vida cotidiana
Capacidad de acción
Psicología Escolar
topic Psicologia Crítica Alemã
Participação
Condução de vida cotidiana
Capacidade de ação
Psicologia Escolar
German Critical Psychology
Participation
Conduct of everyday life
Agency
School Psychology
Psicología Crítica Alemana
Participación
Conducción de vida cotidiana
Capacidad de acción
Psicología Escolar
description A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Crítica Alemã, é discutida a importância de se promover vivências de participação para que crianças e adolescentes reconheçam e construam suas possibilidades de ação na condução da vida cotidiana, desenvolvendo assim, a capacidade de ação. Buscou-se defender a tese de que a ação da Psicologia na escola, balizada por uma perspectiva crítica, contribui para o processo de conscientização, o que pode levar à ampliação da capacidade de ação de estudantes. O método utilizado foi a Pesquisa Ação-Participação. A pesquisadora inseriu-se em uma equipe de psicólogas de um projeto de extensão universitária em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental pelo período de 2015 a 2017. A equipe realizou atividades, tais como assembleias de classe, formações sobre espaços participativos e aplicação de uma escala que avalia a participação na escola na perspectiva dos estudantes. Estas atividades resultaram em materiais que foram objetos de análise, tais como diários de campo, atas de assembleia de classe, e resultados da escala aplicada. Deste material, concluiu-se que a construção de espaços que permitam aos estudantes exercitar poder de influência é de extrema importância se vislumbramos uma escola mais democrática e o desenvolvimento de pessoas capazes de participar da vida política.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:38:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15584
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15584/1/ccv_ppgpsico_dr_Jacqueline_M.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d1cee1e93395acb92bcad5c52ba46f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723622731776