O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338 |
Resumo: | O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação. |
id |
PCAM_6aefcee5ddc3a50e2641d7760ab9cee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15338 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Zanellato, José RobertoPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2008-02-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153388836578783600685O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação.The study on the subject "portfolio", has as its main goal analysis as a tool of evaluation, especially when we have indicated as benchmarks to study the "artistic" and "teaching". The survey shows through theoretical foundation, the evaluator who works as a teacher in the teaching of visual arts, the importance of knowing a tool for reflection and assessment effective, ethical and directed the process of formation, with a policy that allows a teaching-learning participatory and collective. The research is specific on the theoretical diversity that addresses the "portfolio" as a mode of reflection and evaluation, and analysis of items: promotion of a new perspective of learning; promising and efficient process of reflection and evaluation; incorporation analytical development of learning ; requisition of selfevaluation; encouragement to the selection and the reflection of the student on the job; and as a methodological tool facilitator and most democratic of procedures for the teaching and learning, practiced today in graduate courses in visual arts. The study presents a model of "Portfolio Avaliativo", which allows multiple achieve a perspective of efficiency of the teaching of visual arts, thus exceeding the traditional models of evaluation.porPUC-Campinasportfólioartes visuaisavaliaçãolivro de artistaportfoliovisual artsevaluationbook of artistO Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuaisThe portfolio as a tool for assessment in teaching degree in Visual Artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Rizolli, MarcosSilva, Dulce Adélia Adorno48083395426988743139936123468613CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_José_RZ.pdfcchsa_ppgedu_me_José_RZ.pdfapplication/pdf3066506http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15338/1/cchsa_ppgedu_me_Jos%c3%a9_RZ.pdf387f397093b2f622d40c4cd5f3dd1b3aMD51123456789/153382022-10-27 12:45:30.862oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:45:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The portfolio as a tool for assessment in teaching degree in Visual Arts |
title |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
spellingShingle |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais Zanellato, José Roberto portfólio artes visuais avaliação livro de artista portfolio visual arts evaluation book of artist |
title_short |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
title_full |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
title_fullStr |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
title_full_unstemmed |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
title_sort |
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais |
author |
Zanellato, José Roberto |
author_facet |
Zanellato, José Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanellato, José Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes |
contributor_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
portfólio artes visuais avaliação livro de artista portfolio visual arts evaluation book of artist |
topic |
portfólio artes visuais avaliação livro de artista portfolio visual arts evaluation book of artist |
description |
O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
8836578783600685 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338 |
identifier_str_mv |
8836578783600685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15338/1/cchsa_ppgedu_me_Jos%c3%a9_RZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
387f397093b2f622d40c4cd5f3dd1b3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790726122536960 |