Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wuo, Moacir
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15834
Resumo: O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes
id PCAM_6f085cd955d47e960a40f9be3f46b12f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15834
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Wuo, MoacirPontifícia Universidade Católica de CampinasRosado, Eliana Martins da Silva2022-02-16T18:57:27Z2022-02-16T18:57:27Z1998-06-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158349302933526827609O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentesThe aim of this study was to explore the Social Representations of teachers about HIV/AIDS and Programs for AIDS Prevention in School. 54 teachers from Technical High Schools in São Paulo were taken. An open and close quiz was used about AIDS: notion of the disease, ways of transmission, prevention, AIDSteens and prejudice - and about Programs of Prevention of AIDS in School: functions, difficulties, responsibilities and possibilities of involvement. The answers were treated and analyzed by the Contents Analysis technique. Results showed that teachers had satisfactory knowledge about the disease, ways of transmission and prevention; there s an idea about groups of risk and how transmission factors among teenagers, pointed to behavior, consider that theses have the function to inform, and they are responsibility of Health Secretary, and must be conducted by Biology teachers; they showed difficulty on psycho-social questions and so much interest in participating. It seemed to be a lack of reflection on the implication of AIDS-adolescence-Process of Education and about the possibility of Prevention Program and they make behavioral changes which are desirable and consistent among teenagersporPUC-Campinashiv/aidsaids educaçãoprogramas de prevençãorepresentação socialprofessoresprevençãohiv/aidsaids educationprevention programssocial representationteacherspreventionPrevenção da AIDS na escola: representações sociais de professoresAIDS prevention in school: social representations of teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPGuzzo, Raquel Souza LoboAnaruma, Silvia Marina88631631528484050867713879212166CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdfccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdfapplication/pdf1489666http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15834/1/ccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdf743c8993110fe948cdbf74b22e33cdfdMD51123456789/158342022-09-02 11:36:14.339oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
dc.title.alternative.none.fl_str_mv AIDS prevention in school: social representations of teachers
title Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
spellingShingle Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
Wuo, Moacir
hiv/aids
aids educação
programas de prevenção
representação social
professores
prevenção
hiv/aids
aids education
prevention programs
social representation
teachers
prevention
title_short Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
title_full Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
title_fullStr Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
title_full_unstemmed Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
title_sort Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
author Wuo, Moacir
author_facet Wuo, Moacir
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Wuo, Moacir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosado, Eliana Martins da Silva
contributor_str_mv Rosado, Eliana Martins da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv hiv/aids
aids educação
programas de prevenção
representação social
professores
prevenção
hiv/aids
aids education
prevention programs
social representation
teachers
prevention
topic hiv/aids
aids educação
programas de prevenção
representação social
professores
prevenção
hiv/aids
aids education
prevention programs
social representation
teachers
prevention
description O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:57:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15834
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9302933526827609
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15834
identifier_str_mv 9302933526827609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15834/1/ccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 743c8993110fe948cdbf74b22e33cdfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790717009362944