Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15834 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes |
id |
PCAM_6f085cd955d47e960a40f9be3f46b12f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15834 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Wuo, MoacirPontifícia Universidade Católica de CampinasRosado, Eliana Martins da Silva2022-02-16T18:57:27Z2022-02-16T18:57:27Z1998-06-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158349302933526827609O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentesThe aim of this study was to explore the Social Representations of teachers about HIV/AIDS and Programs for AIDS Prevention in School. 54 teachers from Technical High Schools in São Paulo were taken. An open and close quiz was used about AIDS: notion of the disease, ways of transmission, prevention, AIDSteens and prejudice - and about Programs of Prevention of AIDS in School: functions, difficulties, responsibilities and possibilities of involvement. The answers were treated and analyzed by the Contents Analysis technique. Results showed that teachers had satisfactory knowledge about the disease, ways of transmission and prevention; there s an idea about groups of risk and how transmission factors among teenagers, pointed to behavior, consider that theses have the function to inform, and they are responsibility of Health Secretary, and must be conducted by Biology teachers; they showed difficulty on psycho-social questions and so much interest in participating. It seemed to be a lack of reflection on the implication of AIDS-adolescence-Process of Education and about the possibility of Prevention Program and they make behavioral changes which are desirable and consistent among teenagersporPUC-Campinashiv/aidsaids educaçãoprogramas de prevençãorepresentação socialprofessoresprevençãohiv/aidsaids educationprevention programssocial representationteacherspreventionPrevenção da AIDS na escola: representações sociais de professoresAIDS prevention in school: social representations of teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPGuzzo, Raquel Souza LoboAnaruma, Silvia Marina88631631528484050867713879212166CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdfccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdfapplication/pdf1489666http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15834/1/ccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdf743c8993110fe948cdbf74b22e33cdfdMD51123456789/158342022-09-02 11:36:14.339oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
AIDS prevention in school: social representations of teachers |
title |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
spellingShingle |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores Wuo, Moacir hiv/aids aids educação programas de prevenção representação social professores prevenção hiv/aids aids education prevention programs social representation teachers prevention |
title_short |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
title_full |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
title_fullStr |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
title_full_unstemmed |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
title_sort |
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores |
author |
Wuo, Moacir |
author_facet |
Wuo, Moacir |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wuo, Moacir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosado, Eliana Martins da Silva |
contributor_str_mv |
Rosado, Eliana Martins da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hiv/aids aids educação programas de prevenção representação social professores prevenção hiv/aids aids education prevention programs social representation teachers prevention |
topic |
hiv/aids aids educação programas de prevenção representação social professores prevenção hiv/aids aids education prevention programs social representation teachers prevention |
description |
O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:57:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:57:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15834 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
9302933526827609 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15834 |
identifier_str_mv |
9302933526827609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15834/1/ccv_ppgpsico_me_Moacir_W.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
743c8993110fe948cdbf74b22e33cdfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790717009362944 |