O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15297 |
Resumo: | A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador do presente estudo contextualiza-se na necessidade de atingir a estratégia 11.8 do Plano Nacional de Educação (2014) que prevê, até o final de sua vigência, a criação do Sistema de Avaliação da Qualidade da Educação Profissional. Assim, tomando como referência o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), maior centro de formação profissional do Brasil e da América Latina, no qual, já possui institucionalizado o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), objetiva-se conhecer: qual é a trajetória, os princípios e os fundamentos operacionais e as metodologias adotadas pelo SAEP? Quais são as tendências apresentadas pelos resultados desta avaliação dentro de uma perspectiva longitudinal? Quais os usos que são feitos desses resultados por parte dos atores que participam destes processos educativos? Esta dissertação tem como objetivo geral estudar o SAEP com foco na descrição e análise de sua trajetória, funcionamento, metodologias adotadas, tendências e análise dos resultados. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: produzir o Estado da Questão da literatura científica brasileira sobre avaliação da educação profissional com foco no SENAI e sua trajetória histórica; pesquisar a trajetória, funcionamento e as metodologias adotadas pelo SAEP e analisar os seus resultados, tendo como referência o Curso Técnico de Nível Médio em Mecânica do SENAI-SP. Para atingir estes objetivos e encontrar respostas aos problemas geradores deste estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, sem desprezar os dados quantitativos, desenvolvida através da análise de dados disponíveis em banco de teses e dissertações, bibliotecas das principais universidades do país, livros, base de dados de artigos científicos, documentos oficiais, etc. Dentre as principais conclusões destacam-se a melhoria da qualidade de ensino de quase todas as escolas avaliadas e a criação de ranking por parte de alguns departamentos nacionais, apesar da recomendação do SAEP em não fazê-lo. |
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Giannini, IvoPontifícia Universidade Católica de CampinasFlores, Adolfo Ignacio Calderón2022-02-16T18:11:38Z2022-02-16T18:11:38Z2018-12-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152975460560075849117A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador do presente estudo contextualiza-se na necessidade de atingir a estratégia 11.8 do Plano Nacional de Educação (2014) que prevê, até o final de sua vigência, a criação do Sistema de Avaliação da Qualidade da Educação Profissional. Assim, tomando como referência o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), maior centro de formação profissional do Brasil e da América Latina, no qual, já possui institucionalizado o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), objetiva-se conhecer: qual é a trajetória, os princípios e os fundamentos operacionais e as metodologias adotadas pelo SAEP? Quais são as tendências apresentadas pelos resultados desta avaliação dentro de uma perspectiva longitudinal? Quais os usos que são feitos desses resultados por parte dos atores que participam destes processos educativos? Esta dissertação tem como objetivo geral estudar o SAEP com foco na descrição e análise de sua trajetória, funcionamento, metodologias adotadas, tendências e análise dos resultados. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: produzir o Estado da Questão da literatura científica brasileira sobre avaliação da educação profissional com foco no SENAI e sua trajetória histórica; pesquisar a trajetória, funcionamento e as metodologias adotadas pelo SAEP e analisar os seus resultados, tendo como referência o Curso Técnico de Nível Médio em Mecânica do SENAI-SP. Para atingir estes objetivos e encontrar respostas aos problemas geradores deste estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, sem desprezar os dados quantitativos, desenvolvida através da análise de dados disponíveis em banco de teses e dissertações, bibliotecas das principais universidades do país, livros, base de dados de artigos científicos, documentos oficiais, etc. Dentre as principais conclusões destacam-se a melhoria da qualidade de ensino de quase todas as escolas avaliadas e a criação de ranking por parte de alguns departamentos nacionais, apesar da recomendação do SAEP em não fazê-lo.The present dissertation falls within the field of studies produced on large scale educational evaluation systems, specifically on the evaluation of technical higher education. The guiding problem of the present study is contextualized in the need to achieve strategy 11.8 of the National Education Plan (2014) that provides, until 2024, the creation of the System of Evaluation of the Quality of Vocational Education. Thus, taking as reference the National Service of Industrial Learning (SENAI), the largest vocational training center in Brazil and Latin America, which has the Vocational and Technological Education Evaluation System (SAEP), it is asked: what is the trajectory, the method of operation and the methodologies adopted by SAEP? What are the trends presented by the results of this evaluation from a longitudinal perspective? What uses are made of these results by the actors who participate in these educational processes? This dissertation aims to study SAEP with a focus on the description and analysis of its trajectory, functioning, methodologies adopted, trends and analysis of the results. The specific objectives of this research were: to produce the State of the Question of the Brazilian scientific literature on the evaluation of professional education focused on SENAI and its historical trajectory; to research the trajectory, operation and methodologies adopted by the SAEP and to analyze its results, having as reference the Technical Course of Mechanics of SENAI-SP. To achieve these objectives and to find answers to the problems generating this study, a qualitative research was carried out, with a bibliographical and documentary character, without disregarding the quantitative data, developed through the analysis of available data in theses and dissertations bank, libraries of the main universities of the country, books, database of scientific articles, official document and so on. Among the main conclusions are the improvement of the teaching quality of almost all schools evaluated and the creation of ranking by some national departments, despite SAEP's recommendation not to do so.porPUC-CampinasAvaliação da Educação ProfissionalAvaliação EducacionalEducação ProfissionalSENAI.Evaluation of professional educationEducational evaluationProfessional educationSENAI.O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânicaThe Vocational and Technological Education Evaluation System (SAEP) of the National Service of Industrial Learning (SENAI) – São Paulo: trajectory, methodologies and results in the Technical Course of Mechanicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4931639185143968Borges, Regilson MacielSoares Neto, Joaquim José42626132561442041594664312846964CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ivo_G.pdfcchsa_ppgedu_me_Ivo_G.pdfapplication/pdf2720298http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15297/1/cchsa_ppgedu_me_Ivo_G.pdf8b7d792016d3f8902a390e8f74d42746MD51123456789/152972022-10-27 12:53:10.435oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:53:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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