“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rossilene Milhomem Jardim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16412
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Com base nesse arcabouço teórico, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) refletir sobre os limites e as potencialidades do uso da técnica de stop motion como prática pedagógica na Educação Infantil; e (ii) entender a relevância da prática pedagógica que estimule a imaginação e a criatividade na Educação. Participaram da pesquisa 32 alunos, entre cinco e seis anos, de uma escola de Educação Infantil de Indaiatuba. O método utilizado foi qualitativo e, como procedimentos, foram produzidas animações em stop motion. A pesquisa foi organizada em eixos e subeixos. O primeiro eixo se relacionou ao o que e como as crianças criaram, tendo três subeixos: análise quantitativa; predomínio da reprodução/recombinação; domínio da técnica. O segundo eixo tratou do papel do mediador, com os subeixos: modelos; acolhimento; e desafios da mediação. Os resultados produzidos e analisados indicaram que: as crianças criaram 116 personagens diversificados e, também, repetidos entre os pares; foram construídos diversos cenários, transformados pelos estudantes com desenhos, imagens prontas e massa de modelar; as crianças imaginaram e criaram histórias individuais e em conjunto e todos criaram animação em stop motion. A partir das análises dos eixos, foi possível constatar: proposições de modelos; acolhimento das ideias dos alunos; técnica e autonomia das crianças; dilemas da mediação. Tais aspectos evidenciaram que o uso do stop motion foi relevante para as crianças, pois elas se soltaram, criaram, entenderam a proposta e tiveram autonomia e criatividade. Utilizar tal técnica também se mostrou pertinente por ser uma prática que exige um processo criativo para imaginar personagens, histórias e cenários. Os modelos criativos proporcionados pelo adulto – no caso, a pesquisadora – e acolhimento das ideias das crianças auxiliaram nessa dinâmica criativa e contribuíram fortemente para o desenvolvimento da imaginação. Esta pesquisa traz, assim, contribuições para a compreensão sobre a capacidade imaginativa de crianças e as múltiplas formas de desenvolvê- las por meio de práticas educacionais inovadoras com o uso da tecnologia. Além disso, auxilia a formação de professores no que diz respeito às possibilidades de trabalhos com a técnica de stop motion como recurso de ensino-aprendizagem dos alunos na Educação Infantil.
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O método utilizado foi qualitativo e, como procedimentos, foram produzidas animações em stop motion. A pesquisa foi organizada em eixos e subeixos. O primeiro eixo se relacionou ao o que e como as crianças criaram, tendo três subeixos: análise quantitativa; predomínio da reprodução/recombinação; domínio da técnica. O segundo eixo tratou do papel do mediador, com os subeixos: modelos; acolhimento; e desafios da mediação. Os resultados produzidos e analisados indicaram que: as crianças criaram 116 personagens diversificados e, também, repetidos entre os pares; foram construídos diversos cenários, transformados pelos estudantes com desenhos, imagens prontas e massa de modelar; as crianças imaginaram e criaram histórias individuais e em conjunto e todos criaram animação em stop motion. A partir das análises dos eixos, foi possível constatar: proposições de modelos; acolhimento das ideias dos alunos; técnica e autonomia das crianças; dilemas da mediação. Tais aspectos evidenciaram que o uso do stop motion foi relevante para as crianças, pois elas se soltaram, criaram, entenderam a proposta e tiveram autonomia e criatividade. Utilizar tal técnica também se mostrou pertinente por ser uma prática que exige um processo criativo para imaginar personagens, histórias e cenários. Os modelos criativos proporcionados pelo adulto – no caso, a pesquisadora – e acolhimento das ideias das crianças auxiliaram nessa dinâmica criativa e contribuíram fortemente para o desenvolvimento da imaginação. Esta pesquisa traz, assim, contribuições para a compreensão sobre a capacidade imaginativa de crianças e as múltiplas formas de desenvolvê- las por meio de práticas educacionais inovadoras com o uso da tecnologia. Além disso, auxilia a formação de professores no que diz respeito às possibilidades de trabalhos com a técnica de stop motion como recurso de ensino-aprendizagem dos alunos na Educação Infantil.This research aims to reflect on development of pre-school children’s imagination and creativity using stop motion technique, with the historical-cultural approach as a theoretical reference. Based on this theoretical framework, the following specific objectives were outlined: (i) to reflect on the limits and potentialities of using the stop motion technique as a pedagogical practice in Preschool education; and (ii) to understand the relevance of such pedagogical practice which stimulates imagination and creativity in education. Aged five or six years old, thirty-two students at a pre-primary school in Indaitatuba took part in this research. The qualitative method was applied and, as outputs, stop motion animations were produced and organized in axes and sub-axes. The first axis refers to what and how did the children create with three sub-axes: quantitative analysis, predominance of reproduction/recombination, technique mastery. The second axis refers to role of the mediator with the sub-axes: models, reception and challenges of mediation. The results produced and analyzed showed that: 116 characters, both diverse and repeated among pairs, were created by the children; different scenarios were built and transformed by them with drawings, readymade images and modeling dough; stories were imagined and created, individually and in groups, and all students created stop motion animations by manipulating the technological tools available. Furthermore, from the analysis of the axes, propositions of models, the reception of the students’ ideas, children’s autonomy and technique, as well as mediation dilemmas could be observed. Such aspects evidenced that the use of stop motion was relevant for the children as they loosened up, created, understood the proposal and displayed autonomy and creativity. Using such a technique also proved pertinent, as it is a practice that requires a creative process to imagine characters, stories and scenarios. The creative models provided by the adult – in this case the researcher – and the reception of the children’s ideas encouraged this creative dynamic and strongly contributed to the development of the imagination. Thus, this research brings its contribution to the understanding of children’s imaginative capacity and the many ways to develop them through innovative educational practices using technology. In addition, it supports teacher training programs regarding the poss ibility of works using the stop motion technique as a teaching- learning resource for students in preschool.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC - CampinasporPUC-CampinasStop motionImaginaçãoCriatividadeEducação InfantilTeoria históricoculturalStop motionImaginationCreativityPreschool educationHistorical-cultural theory“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Pinto, Glaucia UlianaTassoni, Elvira Cristina Martins15352393124031647025380679558216CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Rossilene_MJC.pdfcchsa_ppgedu_me_Rossilene_MJC.pdfapplication/pdf1948975http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16412/1/cchsa_ppgedu_me_Rossilene_MJC.pdf5bca0a3d5bf552392d93cac676b487e6MD51123456789/164122022-10-27 09:22:40.671oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T11:22:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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description A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Com base nesse arcabouço teórico, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) refletir sobre os limites e as potencialidades do uso da técnica de stop motion como prática pedagógica na Educação Infantil; e (ii) entender a relevância da prática pedagógica que estimule a imaginação e a criatividade na Educação. Participaram da pesquisa 32 alunos, entre cinco e seis anos, de uma escola de Educação Infantil de Indaiatuba. O método utilizado foi qualitativo e, como procedimentos, foram produzidas animações em stop motion. A pesquisa foi organizada em eixos e subeixos. O primeiro eixo se relacionou ao o que e como as crianças criaram, tendo três subeixos: análise quantitativa; predomínio da reprodução/recombinação; domínio da técnica. O segundo eixo tratou do papel do mediador, com os subeixos: modelos; acolhimento; e desafios da mediação. Os resultados produzidos e analisados indicaram que: as crianças criaram 116 personagens diversificados e, também, repetidos entre os pares; foram construídos diversos cenários, transformados pelos estudantes com desenhos, imagens prontas e massa de modelar; as crianças imaginaram e criaram histórias individuais e em conjunto e todos criaram animação em stop motion. A partir das análises dos eixos, foi possível constatar: proposições de modelos; acolhimento das ideias dos alunos; técnica e autonomia das crianças; dilemas da mediação. Tais aspectos evidenciaram que o uso do stop motion foi relevante para as crianças, pois elas se soltaram, criaram, entenderam a proposta e tiveram autonomia e criatividade. Utilizar tal técnica também se mostrou pertinente por ser uma prática que exige um processo criativo para imaginar personagens, histórias e cenários. Os modelos criativos proporcionados pelo adulto – no caso, a pesquisadora – e acolhimento das ideias das crianças auxiliaram nessa dinâmica criativa e contribuíram fortemente para o desenvolvimento da imaginação. Esta pesquisa traz, assim, contribuições para a compreensão sobre a capacidade imaginativa de crianças e as múltiplas formas de desenvolvê- las por meio de práticas educacionais inovadoras com o uso da tecnologia. Além disso, auxilia a formação de professores no que diz respeito às possibilidades de trabalhos com a técnica de stop motion como recurso de ensino-aprendizagem dos alunos na Educação Infantil.
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