Formação cultural no programa pedagogia cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Sônego de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15363
Resumo: Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São Paulo. A idéia original partiu da necessidade de refletir sobre a formação proporcionada por este curso e ao mesmo tempo perceber as contribuições do mesmo para a formação cultural dos professores. Neste trabalho, para efeito de recorte, nosso estudo analisou cinco dos vinte e três Cadernos de Formação do referido programa, com o objetivo de verificar se a vasta obra apresentada pelo programa Pedagogia Cidadã contemplou elementos que contribuíssem com a formação cultural do professor-aluno, se aos mesmos foram oportunizados elementos que propiciariam ampliação, não somente do seu repertório teórico, mas sim de elementos culturais, permitindo a eles, assim, a possibilidade de atuar em sala de aula de forma diferente de como atuavam, acrescentando elementos artísticos nas suas aulas práticas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como fundamento a perspectiva histórico-crítica de educação, cujos dados foram coletados na literatura existente sobre formação de professores, nas políticas públicas que regulamentam tal formação em cursos superiores que são oferecidos aos professores do Ensino Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental e, especialmente, nos Cadernos de Formação utilizados no referido programa. A análise foi realizada com base em cinco eixos temáticos, por nós identificados, a saber: incentivo à leitura; acolhimento e trato da diversidade; o ensino de arte no Brasil; comprometimento com valores de uma sociedade democrática e reflexões sobre as condições atuais da educação. Buscou-se, com isso, refletir sobre os princípios da formação do professor, bem como avaliar quais são os conhecimentos culturais proporcionados para os mesmos, através dos cursos de formação, elencando ainda, neste referido trabalho, aspectos que permitirão novos caminhos para as matrizes curriculares e para as políticas públicas de formação de professores.
id PCAM_75835d88fe747dbd5e7c261695dd5927
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15363
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Carvalho, Alexandre Sônego dePontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2009-06-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153639729585430613460Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São Paulo. A idéia original partiu da necessidade de refletir sobre a formação proporcionada por este curso e ao mesmo tempo perceber as contribuições do mesmo para a formação cultural dos professores. Neste trabalho, para efeito de recorte, nosso estudo analisou cinco dos vinte e três Cadernos de Formação do referido programa, com o objetivo de verificar se a vasta obra apresentada pelo programa Pedagogia Cidadã contemplou elementos que contribuíssem com a formação cultural do professor-aluno, se aos mesmos foram oportunizados elementos que propiciariam ampliação, não somente do seu repertório teórico, mas sim de elementos culturais, permitindo a eles, assim, a possibilidade de atuar em sala de aula de forma diferente de como atuavam, acrescentando elementos artísticos nas suas aulas práticas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como fundamento a perspectiva histórico-crítica de educação, cujos dados foram coletados na literatura existente sobre formação de professores, nas políticas públicas que regulamentam tal formação em cursos superiores que são oferecidos aos professores do Ensino Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental e, especialmente, nos Cadernos de Formação utilizados no referido programa. A análise foi realizada com base em cinco eixos temáticos, por nós identificados, a saber: incentivo à leitura; acolhimento e trato da diversidade; o ensino de arte no Brasil; comprometimento com valores de uma sociedade democrática e reflexões sobre as condições atuais da educação. Buscou-se, com isso, refletir sobre os princípios da formação do professor, bem como avaliar quais são os conhecimentos culturais proporcionados para os mesmos, através dos cursos de formação, elencando ainda, neste referido trabalho, aspectos que permitirão novos caminhos para as matrizes curriculares e para as políticas públicas de formação de professores.This research analyses the cultural learning provided by the training course for teachers in service, called Pedagogia Cidadã , which was developed by the UNESP (São Paulo State University) in partnership with several municipalities of the State of São Paulo. The original project emerged from the need to reflect on the training provided by this course and at the same time understand the contributions of the cultural training for teachers. In this research, for the purpose of focusing a strict factor, our study examined five of twenty-three books of the cited training program. It was the objective to verify whether the overall program Pedagogia Cidadã included elements that contribute to the cultural training of teacher-student, if the participants were, not only supplied with theoretical repertoire, but also, cultural elements, to promote abilities for application in classroom in different ways of acting as, adding artistic elements in their practices. The methodology used was a case study model, in a historical-critical perspective of education, the data were collected in the existing literature on teacher education, public policy governing such training courses that are offered to teachers in fields of education for children, elementary, primary school, and especially in books used in the cited training program. The analysis was based on five themes, namely: reading encouragement, dealing with diversity, teaching of Arts in Brazil; commitment to democratic values of a society, and reflections on current conditions of education. The work discussed about principles on teachers training. Furthermore analyzed cultural knowledge provided to them, through training courses, pointing out aspects which will promote new curricula and public policy for teacher education.porPUC-Campinasformação culturalpedagogia cidadãformação de professoresformação em serviçoculturacultural educationpublic educationformation of teachersformation in servicescultureFormação cultural no programa pedagogia cidadãCultural contents in the program pedagogia cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Monteiro, Maria Inês BacellarRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da58322274853784625277455644761315CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Alexandre_SC.pdfcchsa_ppgedu_me_Alexandre_SC.pdfapplication/pdf243280http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15363/1/cchsa_ppgedu_me_Alexandre_SC.pdfef0b8ba9289dd7b53a3b0a611f7cb7ffMD51123456789/153632022-09-02 11:36:25.351oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação cultural no programa pedagogia cidadã
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Cultural contents in the program pedagogia cidadã
title Formação cultural no programa pedagogia cidadã
spellingShingle Formação cultural no programa pedagogia cidadã
Carvalho, Alexandre Sônego de
formação cultural
pedagogia cidadã
formação de professores
formação em serviço
cultura
cultural education
public education
formation of teachers
formation in services
culture
title_short Formação cultural no programa pedagogia cidadã
title_full Formação cultural no programa pedagogia cidadã
title_fullStr Formação cultural no programa pedagogia cidadã
title_full_unstemmed Formação cultural no programa pedagogia cidadã
title_sort Formação cultural no programa pedagogia cidadã
author Carvalho, Alexandre Sônego de
author_facet Carvalho, Alexandre Sônego de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Sônego de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
contributor_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv formação cultural
pedagogia cidadã
formação de professores
formação em serviço
cultura
cultural education
public education
formation of teachers
formation in services
culture
topic formação cultural
pedagogia cidadã
formação de professores
formação em serviço
cultura
cultural education
public education
formation of teachers
formation in services
culture
description Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São Paulo. A idéia original partiu da necessidade de refletir sobre a formação proporcionada por este curso e ao mesmo tempo perceber as contribuições do mesmo para a formação cultural dos professores. Neste trabalho, para efeito de recorte, nosso estudo analisou cinco dos vinte e três Cadernos de Formação do referido programa, com o objetivo de verificar se a vasta obra apresentada pelo programa Pedagogia Cidadã contemplou elementos que contribuíssem com a formação cultural do professor-aluno, se aos mesmos foram oportunizados elementos que propiciariam ampliação, não somente do seu repertório teórico, mas sim de elementos culturais, permitindo a eles, assim, a possibilidade de atuar em sala de aula de forma diferente de como atuavam, acrescentando elementos artísticos nas suas aulas práticas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como fundamento a perspectiva histórico-crítica de educação, cujos dados foram coletados na literatura existente sobre formação de professores, nas políticas públicas que regulamentam tal formação em cursos superiores que são oferecidos aos professores do Ensino Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental e, especialmente, nos Cadernos de Formação utilizados no referido programa. A análise foi realizada com base em cinco eixos temáticos, por nós identificados, a saber: incentivo à leitura; acolhimento e trato da diversidade; o ensino de arte no Brasil; comprometimento com valores de uma sociedade democrática e reflexões sobre as condições atuais da educação. Buscou-se, com isso, refletir sobre os princípios da formação do professor, bem como avaliar quais são os conhecimentos culturais proporcionados para os mesmos, através dos cursos de formação, elencando ainda, neste referido trabalho, aspectos que permitirão novos caminhos para as matrizes curriculares e para as políticas públicas de formação de professores.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15363
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9729585430613460
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15363
identifier_str_mv 9729585430613460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15363/1/cchsa_ppgedu_me_Alexandre_SC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef0b8ba9289dd7b53a3b0a611f7cb7ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790735529312256