Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florentino, Eva Conceição Aparecida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico.
id PCAM_79f38bc47855db9c5e1fea583a232528
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15355
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Florentino, Eva Conceição AparecidaPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2007-06-29http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153555025145315536500O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico.The present work aims at reflecting on an experience in Teacher Formation implemented in Jundiai, a city in the countryside of Sao Paulo. Its focus is on broadening the discussions on real possibilities of improving teaching and education, from the investment in teacher formation, including personal, academic and professional aspects. This work has the goal of discussing and dismystifying the use of the technological aparatus in classrooms through a local point of view, and points out at the important role of assessment as an in-service process and to the improvement in the quality of teaching . It also focuses on the instrumentalization of such institutions , firstly as a means to facilitate both comunication and languages, which help the teaching-learning process. Secondly, the importance of assessment as a helping instrument in intervening and solving problems. We have used documental analysis and interviews with some educators, including the Secretary of Education of the aforementioned city. This work emphasizes the need of the whole academic staff participation together with the structure that the Secretary of Education can provide, so that they can become more interactive and local needs can be observed, as a way to help the development of the Political-Pedagogical Project.porPUC-Campinasformação de professorestecnologia e avaliaçãoteacher formationtechnologyassessmentUm estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliaçãoA study on teacher formation:technology and assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Bruns, Maria Alves de ToledoAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de03629605647088804704506667255915CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdfcchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdfapplication/pdf600818http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15355/1/cchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdf810b269cd3850c8f33488195027b6330MD51123456789/153552022-09-02 11:36:25.06oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv A study on teacher formation:technology and assessment
title Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
spellingShingle Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
Florentino, Eva Conceição Aparecida
formação de professores
tecnologia e avaliação
teacher formation
technology
assessment
title_short Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
title_full Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
title_fullStr Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
title_full_unstemmed Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
title_sort Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
author Florentino, Eva Conceição Aparecida
author_facet Florentino, Eva Conceição Aparecida
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Florentino, Eva Conceição Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
tecnologia e avaliação
teacher formation
technology
assessment
topic formação de professores
tecnologia e avaliação
teacher formation
technology
assessment
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5025145315536500
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355
identifier_str_mv 5025145315536500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15355/1/cchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 810b269cd3850c8f33488195027b6330
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790736505536512