Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico. |
id |
PCAM_79f38bc47855db9c5e1fea583a232528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15355 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Florentino, Eva Conceição AparecidaPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2007-06-29http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153555025145315536500O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico.The present work aims at reflecting on an experience in Teacher Formation implemented in Jundiai, a city in the countryside of Sao Paulo. Its focus is on broadening the discussions on real possibilities of improving teaching and education, from the investment in teacher formation, including personal, academic and professional aspects. This work has the goal of discussing and dismystifying the use of the technological aparatus in classrooms through a local point of view, and points out at the important role of assessment as an in-service process and to the improvement in the quality of teaching . It also focuses on the instrumentalization of such institutions , firstly as a means to facilitate both comunication and languages, which help the teaching-learning process. Secondly, the importance of assessment as a helping instrument in intervening and solving problems. We have used documental analysis and interviews with some educators, including the Secretary of Education of the aforementioned city. This work emphasizes the need of the whole academic staff participation together with the structure that the Secretary of Education can provide, so that they can become more interactive and local needs can be observed, as a way to help the development of the Political-Pedagogical Project.porPUC-Campinasformação de professorestecnologia e avaliaçãoteacher formationtechnologyassessmentUm estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliaçãoA study on teacher formation:technology and assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Bruns, Maria Alves de ToledoAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de03629605647088804704506667255915CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdfcchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdfapplication/pdf600818http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15355/1/cchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdf810b269cd3850c8f33488195027b6330MD51123456789/153552022-09-02 11:36:25.06oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
A study on teacher formation:technology and assessment |
title |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
spellingShingle |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação Florentino, Eva Conceição Aparecida formação de professores tecnologia e avaliação teacher formation technology assessment |
title_short |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
title_full |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
title_fullStr |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
title_sort |
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação |
author |
Florentino, Eva Conceição Aparecida |
author_facet |
Florentino, Eva Conceição Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florentino, Eva Conceição Aparecida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes |
contributor_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores tecnologia e avaliação teacher formation technology assessment |
topic |
formação de professores tecnologia e avaliação teacher formation technology assessment |
description |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
5025145315536500 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15355 |
identifier_str_mv |
5025145315536500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15355/1/cchsa_ppgedu_me_Eva_CAF.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
810b269cd3850c8f33488195027b6330 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790736505536512 |