Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jessica Martins
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16544
Resumo: Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana.
id PCAM_7a9065c629b82521a8df0aee37389283
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16544
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Alves, Jessica MartinsPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Ana Rosa Cloclet da2022-04-07T18:47:50Z2022-04-07T18:47:50Z2002-02-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/165448405298354751571Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)XamanismoPluralidade religiosaReligião como técnicaCura alternativaIntituto Cristão Filhos da LuzShamanismReligious pluralityReligion as techniqueAlternative cureApropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da curainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6648577383927409Pompa, Maria CristinaNogueira, Paulo Augusto de Souza71688527143568413200067308515123Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)Ciências da ReligiãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16544/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdfcchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdfapplication/pdf2929261http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16544/1/cchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdf6252e7eea2e6f23c9d9da16d42c65149MD51123456789/165442022-09-02 11:36:37.803oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
title Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
spellingShingle Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
Alves, Jessica Martins
Xamanismo
Pluralidade religiosa
Religião como técnica
Cura alternativa
Intituto Cristão Filhos da Luz
Shamanism
Religious plurality
Religion as technique
Alternative cure
title_short Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
title_full Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
title_fullStr Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
title_full_unstemmed Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
title_sort Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
author Alves, Jessica Martins
author_facet Alves, Jessica Martins
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jessica Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ana Rosa Cloclet da
contributor_str_mv Silva, Ana Rosa Cloclet da
dc.subject.por.fl_str_mv Xamanismo
Pluralidade religiosa
Religião como técnica
Cura alternativa
Intituto Cristão Filhos da Luz
Shamanism
Religious plurality
Religion as technique
Alternative cure
topic Xamanismo
Pluralidade religiosa
Religião como técnica
Cura alternativa
Intituto Cristão Filhos da Luz
Shamanism
Religious plurality
Religion as technique
Alternative cure
description Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T18:47:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-07T18:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16544
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 8405298354751571
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16544
identifier_str_mv 8405298354751571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16544/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16544/1/cchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
6252e7eea2e6f23c9d9da16d42c65149
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790731611832320