Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16544 |
Resumo: | Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana. |
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Alves, Jessica MartinsPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Ana Rosa Cloclet da2022-04-07T18:47:50Z2022-04-07T18:47:50Z2002-02-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/165448405298354751571Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)XamanismoPluralidade religiosaReligião como técnicaCura alternativaIntituto Cristão Filhos da LuzShamanismReligious pluralityReligion as techniqueAlternative cureApropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da curainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6648577383927409Pompa, Maria CristinaNogueira, Paulo Augusto de Souza71688527143568413200067308515123Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)Ciências da ReligiãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16544/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdfcchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdfapplication/pdf2929261http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16544/1/cchsa_ppgcr_me_Jessica_MA.pdf6252e7eea2e6f23c9d9da16d42c65149MD51123456789/165442022-09-02 11:36:37.803oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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