Narrativas parentais sobre os sentidos do diagnóstico de autismo do filho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15956 |
Resumo: | Tendo em vista que os pais têm um importante papel no diagnóstico precoce do autismo e na provisão de cuidados especiais ao filho, o presente estudo investigou os sentidos afetivo-emocionais que atravessam a experiência parental de dois casais heterossexuais e três mães frente ao diagnóstico recente de autismo do filho. Para isso adotou-se metodologia qualitativa, fazendo uso de um recurso investigativo denominado Narrativa Interativa, a qual consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora que se interrompe para que os participantes a completem em direção ao seu desfecho. Um registro narrativo de cada encontro foi realizado pela pesquisadora, de forma a conjugar as comunicações feitas pelos participantes, as observações da pesquisadora sobre o contexto e local da pesquisa, além de suas impressões pessoais. O material narrativo produzido foi considerado à luz da perspectiva winnicottiana sobre o cuidado parental, resultando em dois campos de sentidos afetivo-emocionais: Um poço profundo, representando o impacto do diagnóstico de autismo do filho, e seu subcampo Tudo começou a se encaixar, que alude ao momento em que os pais começam a compreender o que antes parecia sem sentido; A quem recorrer?, campo que aborda as vicissitudes da busca parental por profissionais, e seu subcampo (Re)Planejando o futuro, quando a família se reorganiza em relação às suas expectativas e à dinâmica familiar, já com a ajuda de profissionais, para acolher as limitações e possibilidades de desenvolvimento do filho. Discute-se a necessidade de prover cuidado emocional a esses pais, resgatando-os da agonia de estar caindo em um poço sem fundo, além de propor uma clínica diferenciada como suporte para uma experiência que só pode ser vivida se compartilhada. |
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Dester, Laís LinoPontifícia Universidade Católica de CampinasGranato, Tania Mara Marques2022-02-16T18:59:45Z2022-02-16T18:59:45Z2015-02-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159568133035050627436Tendo em vista que os pais têm um importante papel no diagnóstico precoce do autismo e na provisão de cuidados especiais ao filho, o presente estudo investigou os sentidos afetivo-emocionais que atravessam a experiência parental de dois casais heterossexuais e três mães frente ao diagnóstico recente de autismo do filho. Para isso adotou-se metodologia qualitativa, fazendo uso de um recurso investigativo denominado Narrativa Interativa, a qual consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora que se interrompe para que os participantes a completem em direção ao seu desfecho. Um registro narrativo de cada encontro foi realizado pela pesquisadora, de forma a conjugar as comunicações feitas pelos participantes, as observações da pesquisadora sobre o contexto e local da pesquisa, além de suas impressões pessoais. O material narrativo produzido foi considerado à luz da perspectiva winnicottiana sobre o cuidado parental, resultando em dois campos de sentidos afetivo-emocionais: Um poço profundo, representando o impacto do diagnóstico de autismo do filho, e seu subcampo Tudo começou a se encaixar, que alude ao momento em que os pais começam a compreender o que antes parecia sem sentido; A quem recorrer?, campo que aborda as vicissitudes da busca parental por profissionais, e seu subcampo (Re)Planejando o futuro, quando a família se reorganiza em relação às suas expectativas e à dinâmica familiar, já com a ajuda de profissionais, para acolher as limitações e possibilidades de desenvolvimento do filho. Discute-se a necessidade de prover cuidado emocional a esses pais, resgatando-os da agonia de estar caindo em um poço sem fundo, além de propor uma clínica diferenciada como suporte para uma experiência que só pode ser vivida se compartilhada.Considering that parents have an important role in the early diagnosis of autism and in the provision of special care to the child, this study has investigated the affective-emotional senses through the parental experience of two heterosexual couples and three mothers facing their child s diagnosis of autism. We have adopted a qualitative methodology and an investigative procedure called Interactive Narrative, which consists on a fictional story, created by the researcher. The story is interrupted and the participants are invited to complete it. The researcher made a register of each meeting that included the parents narratives, the researcher s notes about the setting and the environment and the researcher s impressions.The set of productions was considered in the light of winnicottian perspective on parental care, resulting in two fields of affective-emotional senses: A deep well, representing the impact of the child s diagnosis of autism, and its subfield Everything started to make sense, that aludes to the moment when the parents begin to understand what seemed meaningless; Whom to turn to?, field that express the vicissitudes of the parental search for professional assistance, and its subfield (Re)Planning the future, when the family reorganizes its expectations and its dynamics, with profissional help to accept the child s condition and developmental possibilities. It discusses the need to provide emotional care to these parents, rescuing them from the agony of falling into a deep well, and the proposal of an adaptative clinical support for an experience that can only be experienced if shared.porPUC-Campinasparentalidadeautismodiagnósticonarrativa interativaWinnicottDonald Woods1896-1971parenthoodautismdiagnosisinteractive narrativeWinnicottDonald Woods1896-1971Narrativas parentais sobre os sentidos do diagnóstico de autismo do filhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP0103267726544713Vaisberg, Tania Maria Jose AielloTachibana, Miriam46705855230856173752881575325289CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Lais_LD.pdfccv_ppgpsico_me_Lais_LD.pdfapplication/pdf1353359http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15956/1/ccv_ppgpsico_me_Lais_LD.pdf5e418192d5eb5c11c7c5a0d54be1072aMD51123456789/159562022-09-02 11:36:15.211oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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