Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordão, Taciana Saciloto Real
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15495
Resumo: Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças de zero a três anos de idade e as dificuldades que enfrentam no exercício da função de professores de educação infantil. Defendemos que nessa etapa da educação básica se tenha intencionalidade no ato de ensinar aos pequenos, compartilhando de uma concepção que visa um atendimento feito por professores formados em curso superior, com formação adequada às exigências da prática docente com as crianças de zero a três anos de idade. Nosso objetivo central foi identificar as necessidades formativas de professoras dessa faixa etária, de dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Campinas, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental da matriz curricular e ementas de disciplinas de educação infantil de cursos de formação inicial, da região metropolitana de Campinas. Buscamos também verificar os conhecimentos relacionados especificamente à formação para o trabalho com as crianças de zero a três anos de idade. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano e na pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados revelaram a necessidade de os cursos de formação inicial considerarem o trabalho docente como práxis, defendendo a indissociabilidade entre a teoria e prática, em todas as disciplinas dos cursos de pedagogia. Além disso, a formação inicial de professores deve aproximar-se da realidade das escolas, tendo o trabalho docente como ponto de partida, fundamentado pelas teorias da educação. Outra questão discutida em nossa pesquisa é a desvalorização do professor de educação infantil. Por fim, apontamos a necessidade de que esse professor seja reconhecido como docente que realiza em sua prática um trabalho intelectual, intencional e consciente, visando o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
id PCAM_7dc590e51e94ea36944b3a52f9b6ebea
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15495
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Cordão, Taciana Saciloto RealPontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:15:36Z2022-02-16T18:15:36Z2013-10-31http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154950572417287565788Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças de zero a três anos de idade e as dificuldades que enfrentam no exercício da função de professores de educação infantil. Defendemos que nessa etapa da educação básica se tenha intencionalidade no ato de ensinar aos pequenos, compartilhando de uma concepção que visa um atendimento feito por professores formados em curso superior, com formação adequada às exigências da prática docente com as crianças de zero a três anos de idade. Nosso objetivo central foi identificar as necessidades formativas de professoras dessa faixa etária, de dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Campinas, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental da matriz curricular e ementas de disciplinas de educação infantil de cursos de formação inicial, da região metropolitana de Campinas. Buscamos também verificar os conhecimentos relacionados especificamente à formação para o trabalho com as crianças de zero a três anos de idade. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano e na pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados revelaram a necessidade de os cursos de formação inicial considerarem o trabalho docente como práxis, defendendo a indissociabilidade entre a teoria e prática, em todas as disciplinas dos cursos de pedagogia. Além disso, a formação inicial de professores deve aproximar-se da realidade das escolas, tendo o trabalho docente como ponto de partida, fundamentado pelas teorias da educação. Outra questão discutida em nossa pesquisa é a desvalorização do professor de educação infantil. Por fim, apontamos a necessidade de que esse professor seja reconhecido como docente que realiza em sua prática um trabalho intelectual, intencional e consciente, visando o desenvolvimento e aprendizado das crianças.This research deals with the formative needs of early childhood education teachers, whose problematic is identifying what are the formative needs of early childhood education teachers that work with children from zero to three years old and the difficulties that they encounter in their function. We support that in this stage of early childhood education there must be intentionality in the act of teaching children, sharing a concept that aims to have professors with college degree and with a suitable education to the demands that teaching children from zero to three years old requires. Our main goal was to identify the formative needs of early childhood teachers from two Municipal Centers of Early Childhood Education in Campinas city and it was done through semi structured interviews and a documental analysis of the curriculum and early childhood discipline content of initial education courses from Campinas Metropolitan Region. We also verified the specific knowledge related to the education needed to work with children from zero to three years old. The data analysis was done based on the historicalcultural theory of human development and in the historical-critic pedagogy. Our results revealed the need to articulate theory and practice in the early childhood courses, considering the teacher s work as praxis and supporting the inseparability between theory and practice in all pedagogy courses disciplines. Furthermore, the initial formation of teachers should be close to the schools reality, having the teachers work as a starting point and grounded by education theories. Another issue discussed in this research is the early childhood education teachers belittling. So we pointed out the need for teachers to be recognized as a person who uses intellectual, intentional and conscious work aimed to the development and learning of children in their practice.porPUC-Campinasformação de professorescrecheeducação infantilformação inicialnecessidades formativateachers educationday care centerearly childhood educationinitial educationformative needsNecessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daSordi, Mara Regina Lemes de52774556447613156737123125852473CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Taciana_SRC.pdfcchsa_ppgedu_me_Taciana_SRC.pdfapplication/pdf1093471http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15495/1/cchsa_ppgedu_me_Taciana_SRC.pdf35e283488df0185186682863506c052cMD51123456789/154952022-09-02 11:36:29.562oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
title Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
spellingShingle Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
Cordão, Taciana Saciloto Real
formação de professores
creche
educação infantil
formação inicial
necessidades formativa
teachers education
day care center
early childhood education
initial education
formative needs
title_short Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
title_full Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
title_fullStr Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
title_full_unstemmed Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
title_sort Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
author Cordão, Taciana Saciloto Real
author_facet Cordão, Taciana Saciloto Real
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordão, Taciana Saciloto Real
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
contributor_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
creche
educação infantil
formação inicial
necessidades formativa
teachers education
day care center
early childhood education
initial education
formative needs
topic formação de professores
creche
educação infantil
formação inicial
necessidades formativa
teachers education
day care center
early childhood education
initial education
formative needs
description Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças de zero a três anos de idade e as dificuldades que enfrentam no exercício da função de professores de educação infantil. Defendemos que nessa etapa da educação básica se tenha intencionalidade no ato de ensinar aos pequenos, compartilhando de uma concepção que visa um atendimento feito por professores formados em curso superior, com formação adequada às exigências da prática docente com as crianças de zero a três anos de idade. Nosso objetivo central foi identificar as necessidades formativas de professoras dessa faixa etária, de dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Campinas, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental da matriz curricular e ementas de disciplinas de educação infantil de cursos de formação inicial, da região metropolitana de Campinas. Buscamos também verificar os conhecimentos relacionados especificamente à formação para o trabalho com as crianças de zero a três anos de idade. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano e na pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados revelaram a necessidade de os cursos de formação inicial considerarem o trabalho docente como práxis, defendendo a indissociabilidade entre a teoria e prática, em todas as disciplinas dos cursos de pedagogia. Além disso, a formação inicial de professores deve aproximar-se da realidade das escolas, tendo o trabalho docente como ponto de partida, fundamentado pelas teorias da educação. Outra questão discutida em nossa pesquisa é a desvalorização do professor de educação infantil. Por fim, apontamos a necessidade de que esse professor seja reconhecido como docente que realiza em sua prática um trabalho intelectual, intencional e consciente, visando o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15495
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0572417287565788
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15495
identifier_str_mv 0572417287565788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15495/1/cchsa_ppgedu_me_Taciana_SRC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e283488df0185186682863506c052c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790728292040704