A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15471 |
Resumo: | A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão de valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, a partir de Aristóteles, como base para a discussão da educação moral. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação, então, seu caráter é especulativo. Considerando que a educação moral exerce papel fundamental na formação da personalidade da criança, então, examinamos em que medida as virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. Com efeito, para além da discussão de fundamentos teóricos que embasam a educação moral, esta investigação também discutiu que concepção de educação moral pode embasar a convicção do educador para a efetiva tarefa de formar a personalidade da criança. Neste sentido, questionamos: quais os desafios para a formação do educador na consideração de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? O objetivo principal desta pesquisa, portanto, consistiu em compreender os elementos que envolvem a educação moral na consideração de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e a amizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e procurou problematizar, conceituar e argumentar, características típicas do método filosófico. Os resultados esperados consistiram na possibilidade do educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem. |
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Safa, Talita Carneiro GaderPontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Samuel2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2012-02-01http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154719373056832443948A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão de valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, a partir de Aristóteles, como base para a discussão da educação moral. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação, então, seu caráter é especulativo. Considerando que a educação moral exerce papel fundamental na formação da personalidade da criança, então, examinamos em que medida as virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. Com efeito, para além da discussão de fundamentos teóricos que embasam a educação moral, esta investigação também discutiu que concepção de educação moral pode embasar a convicção do educador para a efetiva tarefa de formar a personalidade da criança. Neste sentido, questionamos: quais os desafios para a formação do educador na consideração de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? O objetivo principal desta pesquisa, portanto, consistiu em compreender os elementos que envolvem a educação moral na consideração de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e a amizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e procurou problematizar, conceituar e argumentar, características típicas do método filosófico. Os resultados esperados consistiram na possibilidade do educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.The research "The Aristotelian virtues and moral education: teachers' education for autonomy" sheds light on the need for cultivation of virtues for the construction of the moral excellence of man. We discussed the importance of understanding the classical values, in particular, that of justice and friendship, from Aristotle, as the basis for the discussion of moral education. This is a survey conducted in the context of foundations of education, more precisely of the philosophy of education, then your character is speculative. Whereas the moral education plays a fundamental role in shaping the character of the child, then examine the extent to which virtues are actually necessary for the development of man's character. Indeed, beyond the discussion of theoretical foundations that underpin the moral education, this research also argued that this conception of moral education could base a conviction of the educator for the actual task of forming the child's personality. In this sense, we ask: what are the challenges for teachers' education in the Aristotelian account of virtue when it comes to moral education? The main objective of this research, therefore, was to understand the elements that involve the consideration of moral education in the Aristotelian virtues, especially justice and friendship, with a view to the challenges facing educators. The method was based on a review and sought to question, conceptualize and argue, typical of the philosophical method. The expected results will be the ability of the educator can understand, more accurately, virtues essential to shape the character of the man.porPUC-Campinaseducação moralvirtudesAristótelesformação do educadorautonomiamoral educationvirtuesAristotleteachers formationautonomyA educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomiaThe Aristotelian virtues and moral education: teachers education for autonomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Almeida, Rogério Miranda deTortella, Jussara Cristina Barboza54923925713747827126514256674237CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdfcchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdfapplication/pdf875633http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15471/1/cchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdfe867ae3e90cfabdf383f65a2342806caMD51123456789/154712022-09-02 11:36:27.894oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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