A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Safa, Talita Carneiro Gader
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15471
Resumo: A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão de valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, a partir de Aristóteles, como base para a discussão da educação moral. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação, então, seu caráter é especulativo. Considerando que a educação moral exerce papel fundamental na formação da personalidade da criança, então, examinamos em que medida as virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. Com efeito, para além da discussão de fundamentos teóricos que embasam a educação moral, esta investigação também discutiu que concepção de educação moral pode embasar a convicção do educador para a efetiva tarefa de formar a personalidade da criança. Neste sentido, questionamos: quais os desafios para a formação do educador na consideração de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? O objetivo principal desta pesquisa, portanto, consistiu em compreender os elementos que envolvem a educação moral na consideração de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e a amizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e procurou problematizar, conceituar e argumentar, características típicas do método filosófico. Os resultados esperados consistiram na possibilidade do educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.
id PCAM_7e429c88f2daec01c0cbef8e69b12ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15471
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Safa, Talita Carneiro GaderPontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Samuel2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2012-02-01http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154719373056832443948A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão de valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, a partir de Aristóteles, como base para a discussão da educação moral. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação, então, seu caráter é especulativo. Considerando que a educação moral exerce papel fundamental na formação da personalidade da criança, então, examinamos em que medida as virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. Com efeito, para além da discussão de fundamentos teóricos que embasam a educação moral, esta investigação também discutiu que concepção de educação moral pode embasar a convicção do educador para a efetiva tarefa de formar a personalidade da criança. Neste sentido, questionamos: quais os desafios para a formação do educador na consideração de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? O objetivo principal desta pesquisa, portanto, consistiu em compreender os elementos que envolvem a educação moral na consideração de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e a amizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e procurou problematizar, conceituar e argumentar, características típicas do método filosófico. Os resultados esperados consistiram na possibilidade do educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.The research "The Aristotelian virtues and moral education: teachers' education for autonomy" sheds light on the need for cultivation of virtues for the construction of the moral excellence of man. We discussed the importance of understanding the classical values, in particular, that of justice and friendship, from Aristotle, as the basis for the discussion of moral education. This is a survey conducted in the context of foundations of education, more precisely of the philosophy of education, then your character is speculative. Whereas the moral education plays a fundamental role in shaping the character of the child, then examine the extent to which virtues are actually necessary for the development of man's character. Indeed, beyond the discussion of theoretical foundations that underpin the moral education, this research also argued that this conception of moral education could base a conviction of the educator for the actual task of forming the child's personality. In this sense, we ask: what are the challenges for teachers' education in the Aristotelian account of virtue when it comes to moral education? The main objective of this research, therefore, was to understand the elements that involve the consideration of moral education in the Aristotelian virtues, especially justice and friendship, with a view to the challenges facing educators. The method was based on a review and sought to question, conceptualize and argue, typical of the philosophical method. The expected results will be the ability of the educator can understand, more accurately, virtues essential to shape the character of the man.porPUC-Campinaseducação moralvirtudesAristótelesformação do educadorautonomiamoral educationvirtuesAristotleteachers formationautonomyA educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomiaThe Aristotelian virtues and moral education: teachers education for autonomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Almeida, Rogério Miranda deTortella, Jussara Cristina Barboza54923925713747827126514256674237CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdfcchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdfapplication/pdf875633http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15471/1/cchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdfe867ae3e90cfabdf383f65a2342806caMD51123456789/154712022-09-02 11:36:27.894oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The Aristotelian virtues and moral education: teachers education for autonomy
title A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
spellingShingle A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
Safa, Talita Carneiro Gader
educação moral
virtudes
Aristóteles
formação do educador
autonomia
moral education
virtues
Aristotle
teachers formation
autonomy
title_short A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
title_full A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
title_fullStr A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
title_full_unstemmed A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
title_sort A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
author Safa, Talita Carneiro Gader
author_facet Safa, Talita Carneiro Gader
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Safa, Talita Carneiro Gader
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Samuel
contributor_str_mv Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv educação moral
virtudes
Aristóteles
formação do educador
autonomia
moral education
virtues
Aristotle
teachers formation
autonomy
topic educação moral
virtudes
Aristóteles
formação do educador
autonomia
moral education
virtues
Aristotle
teachers formation
autonomy
description A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão de valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, a partir de Aristóteles, como base para a discussão da educação moral. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação, então, seu caráter é especulativo. Considerando que a educação moral exerce papel fundamental na formação da personalidade da criança, então, examinamos em que medida as virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. Com efeito, para além da discussão de fundamentos teóricos que embasam a educação moral, esta investigação também discutiu que concepção de educação moral pode embasar a convicção do educador para a efetiva tarefa de formar a personalidade da criança. Neste sentido, questionamos: quais os desafios para a formação do educador na consideração de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? O objetivo principal desta pesquisa, portanto, consistiu em compreender os elementos que envolvem a educação moral na consideração de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e a amizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e procurou problematizar, conceituar e argumentar, características típicas do método filosófico. Os resultados esperados consistiram na possibilidade do educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15471
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9373056832443948
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15471
identifier_str_mv 9373056832443948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15471/1/cchsa_ppgedu_me_Talita_CGS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e867ae3e90cfabdf383f65a2342806ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723726540800