Alteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15280 |
Resumo: | O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora é: quais formas de pertencimento e implicação com a alteridade são delineadas no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior, se este espaço propicia o reconhecimento acadêmico e auxilia na autorrealização dos alunos Público-alvo da Educação Especial? A pesquisa é empírica, de abordagem qualiquantitativa, apresenta e discute a visão dos segmentos que atuam no Atendimento Educacional Especializado no ensino superior sobre o processo de inclusão escolar tendo a alteridade e reconhecimento acadêmico como constructos investigados. Este trabalho emprega a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que permite coletar com riqueza de detalhes a opinião dos sujeitos investigados sobre questões que lhes afetam (parte qualitativa) e, ao mesmo tempo, aferir o grau de compartilhamento e intensidade de cada uma das opiniões apresentadas (parte quantitativa). Os participantes da pesquisa foram os alunos Público-alvo da Educação Especial, funcionários e docentes vinculados ao Atendimento Educacional Especializado de duas instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Campinas- São Paulo. A coleta de dados ocorreu no período de 2019 a 2020, com os seguintes instrumentos: questões abertas e fechadas propostas aos participantes da pesquisa e na operacionalização da coleta dos depoimentos individuais utilizou-se de formulários eletrônicos via e-mail, entrevistas presenciais e de acesso remoto. Para a organização do banco de dados, tratamento estatísticos e visualização dos resultados da pesquisa na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo utilizou o software livre DSCsoft. Para a análise e discussão dos resultados obtidos na pesquisa empírica elegeu-se as categorias semânticas aglutinadas do aporte teórico do pensamento filosófico de Emmanuel Lévinas (alteridade e responsabilidade) e de Axel Honneth (luta por reconhecimento e, por extensão, reconhecimento acadêmico). Como resultado, obteve-se que o Atendimento Educacional Especializado no ensino superior além de assegurar acessibilidade, eliminar barreiras e promover o acesso e permanência dos alunos Público-alvo da Educação Especial, para que se efetive a inclusão escolar necessita ser concebido como um espaço de luta por reconhecimento acadêmico e que considera a alteridade como dimensão essencial no processo formativo desses alunos, os quais buscam na conclusão dos seus estudos vencer os próximos entraves referentes ao processo de inserção profissional no mercado de trabalho. |
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Arnais, Magali Aparecida de OliveiraPontifícia Universidade Católica de CampinasVitorino, Artur José Renda2022-02-16T17:55:04Z2022-02-16T17:55:04Z2021-09-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152809282764868162403O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora é: quais formas de pertencimento e implicação com a alteridade são delineadas no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior, se este espaço propicia o reconhecimento acadêmico e auxilia na autorrealização dos alunos Público-alvo da Educação Especial? A pesquisa é empírica, de abordagem qualiquantitativa, apresenta e discute a visão dos segmentos que atuam no Atendimento Educacional Especializado no ensino superior sobre o processo de inclusão escolar tendo a alteridade e reconhecimento acadêmico como constructos investigados. Este trabalho emprega a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que permite coletar com riqueza de detalhes a opinião dos sujeitos investigados sobre questões que lhes afetam (parte qualitativa) e, ao mesmo tempo, aferir o grau de compartilhamento e intensidade de cada uma das opiniões apresentadas (parte quantitativa). Os participantes da pesquisa foram os alunos Público-alvo da Educação Especial, funcionários e docentes vinculados ao Atendimento Educacional Especializado de duas instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Campinas- São Paulo. A coleta de dados ocorreu no período de 2019 a 2020, com os seguintes instrumentos: questões abertas e fechadas propostas aos participantes da pesquisa e na operacionalização da coleta dos depoimentos individuais utilizou-se de formulários eletrônicos via e-mail, entrevistas presenciais e de acesso remoto. Para a organização do banco de dados, tratamento estatísticos e visualização dos resultados da pesquisa na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo utilizou o software livre DSCsoft. Para a análise e discussão dos resultados obtidos na pesquisa empírica elegeu-se as categorias semânticas aglutinadas do aporte teórico do pensamento filosófico de Emmanuel Lévinas (alteridade e responsabilidade) e de Axel Honneth (luta por reconhecimento e, por extensão, reconhecimento acadêmico). Como resultado, obteve-se que o Atendimento Educacional Especializado no ensino superior além de assegurar acessibilidade, eliminar barreiras e promover o acesso e permanência dos alunos Público-alvo da Educação Especial, para que se efetive a inclusão escolar necessita ser concebido como um espaço de luta por reconhecimento acadêmico e que considera a alteridade como dimensão essencial no processo formativo desses alunos, os quais buscam na conclusão dos seus estudos vencer os próximos entraves referentes ao processo de inserção profissional no mercado de trabalho.This study aims to understand the process of academic training of students who form the target audience of Special Education, operationalized in the Specialized Educational Service of higher education. The guiding question is: what forms of belonging and implication with otherness are outlined in the Specialized Educational Service of higher education, if this space provides academic recognition and helps in the self-realization of students Target audience of Special Education? The research is empirical, with a qualiquantitative approach, presents and discusses the view of the segments that work in the Specialized Educational Service in higher education on the process of school inclusion, with alterity and academic recognition as investigated constructs. This work uses the Collective Subject Discourse methodology that allows to collect in great detail the opinion of the investigated subjects on issues that affect them (qualitative part) and, at the same time, to measure the degree of sharing and intensity of each of the presented opinions (quantitative part). The research participants were students Target audience of Special Education, employees and teachers linked to Specialized Educational Service of two Higher Education institutions in the Metropolitan Region of Campinas-São Paulo. Data collection took place from 2019 to 2020, with the following instruments: open and closed questions proposed to research participants and in the operationalization of the collection of individual testimonies, electronic forms via e-mail,and face-to-face and access interviews were used remote. For the organization of the database, statistical treatment and visualization of research results in the methodology of the Discourse of the Collective Subject, DSCsoft free software was used. For the analysis and discussion of the results obtained in the empirical research, the semantic categories of the theoretical contribution of the philosophical thought of Emmanuel Lévinas (alterity and responsibility) and Axel Honneth (fight for recognition and, by extension, academic recognition) were chosen. As a result, it was found that the Specialized Educational Service in higher education, in addition to ensuring accessibility, eliminating barriers and promoting access and permanence of students Target audience of Special Education, for school inclusion to be effective, it needs to be conceived as a space of struggle for academic recognition and that considers alterity as an essential dimension in the formative process of these students, who seek, in completing their studies, to overcome the next obstacles related to the process of professional insertion in the labor market.Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CampinasporPUC-CampinasAtendimento Educacional EspecializadoAlteridadeReconhecimento acadêmicoEnsino superiorSpecialized Educational ServiceAlterityAcademic recognitionHigher educationAlteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3811004108670430Silva, Régis Henrique dos ReisSantos, Martinha Clarete Dutra dosKirchner, RenatoTortella, Jussara Cristina Barboza3154129259912603585614008071041650793133714766847126514256674237CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_dr_Magali_AOA.pdfcchsa_ppgedu_dr_Magali_AOA.pdfapplication/pdf3277080http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15280/1/cchsa_ppgedu_dr_Magali_AOA.pdf6f5ef10b6ddc3e15a0894d5a15d94611MD51123456789/152802022-09-02 11:37:02.89oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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