Educação ambiental na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomaz, Clélio Estevão
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15309
Resumo: O objetivo do trabalho é investigar se a inserção da Educação Ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar ou disciplinar no Ensino Superior, em específico nos Cursos de Licenciatura, na perspectiva de uma formação humana, política e profissional que incorpore os pressupostos da Educação Ambiental, entendida como processo educativo de busca de novos valores, sensações e percepções, no e para o ambiente natural e social. Nesse sentido, desenvolvemos nossa pesquisa em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, localizada na região Sudeste do Estado de São Paulo. Para a contextualização do objeto, buscamos subsídios na Constituição Federal (1988), na Lei de Diretrizes e Bases-LDB (BRASIL, 1996a), nos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL, 1996b) e na Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999). Por meio de questionários semi-estruturados, coletamos dados com pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e com docentes que atuam nos Cursos de Licenciatura da Instituição estudada. Nossa opção teórico - metodológica baseou-se especialmente em Noronha (2002) e Tozoni-Reis (2004), o que nos permitiu refletir acerca da reconstrução do tempo-espaço na sala de aula e da construção de outros espaços com fins pedagógicos atrelados a um saber fazer político, na defesa de interesses comuns. Concluímos que, por haver entendimento parcial da Política Nacional de Educação Ambiental, há divergências quanto à operacionalização da Educação Ambiental no Ensino Superior e convergências no que se refere à sua necessidade. Contudo encontramos como base comum a necessária formação do educador e entendemos que essa ação ocorre com a ambientalização curricular a partir dos pressupostos da Educação Ambiental.
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Para a contextualização do objeto, buscamos subsídios na Constituição Federal (1988), na Lei de Diretrizes e Bases-LDB (BRASIL, 1996a), nos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL, 1996b) e na Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999). Por meio de questionários semi-estruturados, coletamos dados com pesquisadores do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e com docentes que atuam nos Cursos de Licenciatura da Instituição estudada. Nossa opção teórico - metodológica baseou-se especialmente em Noronha (2002) e Tozoni-Reis (2004), o que nos permitiu refletir acerca da reconstrução do tempo-espaço na sala de aula e da construção de outros espaços com fins pedagógicos atrelados a um saber fazer político, na defesa de interesses comuns. Concluímos que, por haver entendimento parcial da Política Nacional de Educação Ambiental, há divergências quanto à operacionalização da Educação Ambiental no Ensino Superior e convergências no que se refere à sua necessidade. Contudo encontramos como base comum a necessária formação do educador e entendemos que essa ação ocorre com a ambientalização curricular a partir dos pressupostos da Educação Ambiental.The objective of this work is to argue Superior Education, privileged space of the scientific work, in specific the Courses of Licenciatura, the perspective of a formation human being, politics and professional whom the Ambient Education incorporates, understood as educative process of search of new values, sensations and perceptions, in and for the natural and social environment. In this direction we develop our research in a Communitarian Institution of Superior Education, located in the Southeastern region of the State of São Paulo. To understand the object, we search subsidies in the Federal Constitution (1988), in the Law of Lines of direction and Bases LDB (BRAZIL, 1996a), in the National Curricular Parameters PCN (BRAZIL, 1996b) and in the National Politics of Ambient Education (BRAZIL, 1999). By means of half-structuralized questionnaires, we collect given with researchers of the Work group in Ambient Education of the National Association of Pós- Graduação in Education (ANPEd) and with professors who act in the Courses of Licenciatura of the studied Institution. Our theoretical option was especially based on Noronha (2002) and Tozoni-Reis (2004) what in it allowed them to reflect concerning the reconstruction of the time-space in the classroom and of the construction of other spaces with on pedagogical ends to one to know to make politician, in the defense of common interests. We conclude that for having partial agreement of the National Politics of Ambient Education, it has divergences how much to the development of the Ambient Education in Superior Education and convergences in that if it relates to its necessity. However, we find as common base to the necessary formation of the educator I criticize and we defend that this formation occurs with the incorporation of the estimated ones of the Ambient Education in Superior Education.porPUC-Campinasensino superiorformação de professoreseducação ambientalsuperior educationformation of professorsambient educationEducação ambiental na formação inicial de professoresAmbient education in the initial formation of professorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Tomazello, Maria Guiomar CarneiroLopes, Jairo de Araujo49216409788922874244247989810231CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Clelio_ET.pdfcchsa_ppgedu_me_Clelio_ET.pdfapplication/pdf584787http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15309/1/cchsa_ppgedu_me_Clelio_ET.pdfd286978f8de4f5d2bde7d0e2a96aec03MD51123456789/153092022-09-02 11:36:23.047oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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