A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15582 |
Resumo: | O modal rodoviário ocupa lugar estratégico no transporte de cargas no Brasil e conta, atualmente, com mais de dois milhões de caminhoneiros. As condições de trabalho desses profissionais são penosas, precárias e desgastantes, mas, apesar disso, eles não conseguem utilizar estratégias coletivas para transformá-las. O objetivo deste trabalho foi compreender os aspectos psicológicos que impedem os transportadores autônomos de cargas de conquistar melhores condições de trabalho. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de base fenomenológica, tomou-se como base a Teoria da Justificação do Sistema. Narrativas compreensivas foram utilizadas para apreender, fenomenologicamente, a experiência desses trabalhadores. Foi possível observar que, apesar de insatisfeitos com as condições de trabalho, os participantes empregam mecanismos psicológicos implícitos a fim de lidar com seu sofrimento e justificar tais condições. Tal realidade é explicada pela Teoria da Justificação do Sistema, que pressupõe a existência de um processo psicológico que legitima os arranjos sociais existentes à custa dos interesses individuais e do grupo. Tais legitimações se manifestam de diversas formas, como o fato de justificarem as condições de vida e trabalho como decorrência da origem humilde e da baixa escolaridade; possuírem uma autoimagem negativa; acreditarem que o sofrimento é algo característico da profissão; desacreditarem da possibilidade de mudança e depositarem suas esperanças em elementos externos de controle como Deus ou o governo. Ademais, observa-se que, em alguns momentos, encaram a profissão e o papel do caminhoneiro, se descrevendo como heróis, mecanismo de defesa utilizado para minimizar o sofrimento e negar a realidade; em outros momentos referem a si mesmos como bandidos, internalizando os preconceitos e estigmas que afirmam existir na sociedade. A partir da análise realizada por esta pesquisa, verificou-se que os autoestereótipos e a falsa consciência impossibilitam esse trabalhador de lutar adequadamente por condições dignas, e que a compreensão deste fato pela categoria possibilitará um posicionamento político adequado e uma busca efetiva por mudanças. Além disso, este estudo chegou à conclusão de que, devido à características específicas da profissão, a superação da justificação do sistema, pode fazer com que a economia solidária desponte no horizonte desta categoria, como um caminho viável para transformar as condições de trabalho e de vida destes profissionais. |
id |
PCAM_87d68de5d17481624678f6c50c6c06bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15582 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Silva, Ramon AraújoPontifícia Universidade Católica de CampinasMessias, João Carlos Caselli2022-02-16T18:38:37Z2022-02-16T18:38:37Z2020-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15582O modal rodoviário ocupa lugar estratégico no transporte de cargas no Brasil e conta, atualmente, com mais de dois milhões de caminhoneiros. As condições de trabalho desses profissionais são penosas, precárias e desgastantes, mas, apesar disso, eles não conseguem utilizar estratégias coletivas para transformá-las. O objetivo deste trabalho foi compreender os aspectos psicológicos que impedem os transportadores autônomos de cargas de conquistar melhores condições de trabalho. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de base fenomenológica, tomou-se como base a Teoria da Justificação do Sistema. Narrativas compreensivas foram utilizadas para apreender, fenomenologicamente, a experiência desses trabalhadores. Foi possível observar que, apesar de insatisfeitos com as condições de trabalho, os participantes empregam mecanismos psicológicos implícitos a fim de lidar com seu sofrimento e justificar tais condições. Tal realidade é explicada pela Teoria da Justificação do Sistema, que pressupõe a existência de um processo psicológico que legitima os arranjos sociais existentes à custa dos interesses individuais e do grupo. Tais legitimações se manifestam de diversas formas, como o fato de justificarem as condições de vida e trabalho como decorrência da origem humilde e da baixa escolaridade; possuírem uma autoimagem negativa; acreditarem que o sofrimento é algo característico da profissão; desacreditarem da possibilidade de mudança e depositarem suas esperanças em elementos externos de controle como Deus ou o governo. Ademais, observa-se que, em alguns momentos, encaram a profissão e o papel do caminhoneiro, se descrevendo como heróis, mecanismo de defesa utilizado para minimizar o sofrimento e negar a realidade; em outros momentos referem a si mesmos como bandidos, internalizando os preconceitos e estigmas que afirmam existir na sociedade. A partir da análise realizada por esta pesquisa, verificou-se que os autoestereótipos e a falsa consciência impossibilitam esse trabalhador de lutar adequadamente por condições dignas, e que a compreensão deste fato pela categoria possibilitará um posicionamento político adequado e uma busca efetiva por mudanças. Além disso, este estudo chegou à conclusão de que, devido à características específicas da profissão, a superação da justificação do sistema, pode fazer com que a economia solidária desponte no horizonte desta categoria, como um caminho viável para transformar as condições de trabalho e de vida destes profissionais.The road modal occupies a strategic place in load transportation in Brazil and currently has more than two million truck drivers. The working conditions of these professionals are painful, precarious, and stressful, but despite this, they are unable to use collective strategies to transform them. The aim of this study was to understand the psychological aspects that prevent autonomous sload transporters from achieving better working conditions. For the development of this research base don phenomenology, it was considered as base the System Justification Theory. Comprehensive narratives were used to seize phenomenologically the experience of these workers. It was possible to observe that despite being dissatisfied with working conditions, the participants use implicit psychological mechanisms in order to deal with their suffering and justify such conditions. This reality is explained by the System Justification Theory, which presupposes the existence of a psychological process that legitimizes existing social arrangements at the expense of individual and group interests. Such legitimations are manifested in several ways such as the fact that they justify living and working conditions as a result of their humble origins and low education level; they have a negative self-image; they believe that suffering is characteristic of the profession; they disbelieve in the possibility of change and place their hopes on external elements of control such as God or the government. Furthermore, it is observed that, at times, they describe themselves as heroes, a defense mechanism used to minimize suffering and denying reality; a to ther times they refer to themselves as criminals internalizing the prejudices and stigmas that they claim to exist in society. From the analysis carried out by this research it was found that self-stereotypes and false awareness make it impossible to fight adequately for dignified conditions for this worker, and that the understanding of this fact by the category will enable an adequate political position in and an effective search for changes. Furthermore, this study concluded that due to the specific characteristics of the profession, the overcoming the justification of the system can make the solidarity economy emerge on the horizon of this category as a viable way to transform working and living conditions these professionals.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPUC-CampinasTrabalhoCaminhoneiroPsicologia da Saúde OcupacionalTeoria da justificação do sistemaEconomia SolidáriaWorkTruck DriverOccupational Health PsychologySystem Justification TheorySolidarity EconomyA realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPCCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Ramon_AS.pdfccv_ppgpsico_me_Ramon_AS.pdfapplication/pdf1246127http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15582/1/ccv_ppgpsico_me_Ramon_AS.pdf86395b88fb981fbd56972c8342240d36MD51123456789/155822022-09-02 11:36:58.418oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
title |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
spellingShingle |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema Silva, Ramon Araújo Trabalho Caminhoneiro Psicologia da Saúde Ocupacional Teoria da justificação do sistema Economia Solidária Work Truck Driver Occupational Health Psychology System Justification Theory Solidarity Economy |
title_short |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
title_full |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
title_fullStr |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
title_full_unstemmed |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
title_sort |
A realidade dos caminhoneiros brasileiros de acordo com a teoria de justificação do sistema |
author |
Silva, Ramon Araújo |
author_facet |
Silva, Ramon Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ramon Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Messias, João Carlos Caselli |
contributor_str_mv |
Messias, João Carlos Caselli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Caminhoneiro Psicologia da Saúde Ocupacional Teoria da justificação do sistema Economia Solidária Work Truck Driver Occupational Health Psychology System Justification Theory Solidarity Economy |
topic |
Trabalho Caminhoneiro Psicologia da Saúde Ocupacional Teoria da justificação do sistema Economia Solidária Work Truck Driver Occupational Health Psychology System Justification Theory Solidarity Economy |
description |
O modal rodoviário ocupa lugar estratégico no transporte de cargas no Brasil e conta, atualmente, com mais de dois milhões de caminhoneiros. As condições de trabalho desses profissionais são penosas, precárias e desgastantes, mas, apesar disso, eles não conseguem utilizar estratégias coletivas para transformá-las. O objetivo deste trabalho foi compreender os aspectos psicológicos que impedem os transportadores autônomos de cargas de conquistar melhores condições de trabalho. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de base fenomenológica, tomou-se como base a Teoria da Justificação do Sistema. Narrativas compreensivas foram utilizadas para apreender, fenomenologicamente, a experiência desses trabalhadores. Foi possível observar que, apesar de insatisfeitos com as condições de trabalho, os participantes empregam mecanismos psicológicos implícitos a fim de lidar com seu sofrimento e justificar tais condições. Tal realidade é explicada pela Teoria da Justificação do Sistema, que pressupõe a existência de um processo psicológico que legitima os arranjos sociais existentes à custa dos interesses individuais e do grupo. Tais legitimações se manifestam de diversas formas, como o fato de justificarem as condições de vida e trabalho como decorrência da origem humilde e da baixa escolaridade; possuírem uma autoimagem negativa; acreditarem que o sofrimento é algo característico da profissão; desacreditarem da possibilidade de mudança e depositarem suas esperanças em elementos externos de controle como Deus ou o governo. Ademais, observa-se que, em alguns momentos, encaram a profissão e o papel do caminhoneiro, se descrevendo como heróis, mecanismo de defesa utilizado para minimizar o sofrimento e negar a realidade; em outros momentos referem a si mesmos como bandidos, internalizando os preconceitos e estigmas que afirmam existir na sociedade. A partir da análise realizada por esta pesquisa, verificou-se que os autoestereótipos e a falsa consciência impossibilitam esse trabalhador de lutar adequadamente por condições dignas, e que a compreensão deste fato pela categoria possibilitará um posicionamento político adequado e uma busca efetiva por mudanças. Além disso, este estudo chegou à conclusão de que, devido à características específicas da profissão, a superação da justificação do sistema, pode fazer com que a economia solidária desponte no horizonte desta categoria, como um caminho viável para transformar as condições de trabalho e de vida destes profissionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:38:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:38:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15582 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15582/1/ccv_ppgpsico_me_Ramon_AS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86395b88fb981fbd56972c8342240d36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790731706204160 |