Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khater, Eduardo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15882
Resumo: O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei.
id PCAM_92670ecb26647e351f26ca9cd9fdd96d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15882
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Khater, EduardoPontifícia Universidade Católica de CampinasYoshida, Elisa Medici Pizao2022-02-16T18:58:11Z2022-02-16T18:58:11Z2009-12-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158822153334435190735O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei.The Therapeutic Cycles Model or TCM (Mergenthaler, 1996) is a method of texts analysis by computer that identifies the key-moments in the speech of a patient, the therapist, or both of them interacting. Due to the specific characteristics of communication among adolescents in conflict with the law, concerning the use of slang expressions and unusual verbal sentences; an adaptation of the narrative styles dictionary which is being developed for the Portuguese language is required to use this instrument with this public. Aim - To develop a customized dictionary for TCM to adolescents assisted by a community educational program in Campinas, Brazil. Methods - The same process that has already been applied to develop other standardized dictionaries was adopted: 1. Emotion-abstraction lists of words will be compiled from transcripts of interviews with teenagers and the rap lyrics of songs; 2. The lists of words were classified according to the following categories: positive emotion (1); negative emotion (2); abstraction (3); both, positive and abstraction (4); both, negative and abstraction (5). Four judges assed independently the words in question and reached a degree of agreement among j them. Results: The results suggest that the standard dictionary of the program is able to identify important emotional themes, but the development of custom dictionaries is a relevant contribution to the identification of clinically significant moments of the speech of adolescents in conflict with the law.porPUC-Campinasavaliação psicológicapesquisa em psicoterapiaModelo dos Ciclos Terapêuticospsychological evaluationresearch in psychotherapyTherapeutic Cycles ModelModelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a leiThe Therapeutic Cycles Model / TCM for adolescents in conflict with the lawinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7673110029487061Lipp, Marilda Emmanuel NovaesSanteiro, Tales Vilela82122535800466335391944071281583CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdfccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdfapplication/pdf8953319http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15882/1/ccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdfc7dfbd6d1b5fe525f09455ba45c3c4d1MD51123456789/158822022-09-02 11:36:15.927oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The Therapeutic Cycles Model / TCM for adolescents in conflict with the law
title Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
spellingShingle Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
Khater, Eduardo
avaliação psicológica
pesquisa em psicoterapia
Modelo dos Ciclos Terapêuticos
psychological evaluation
research in psychotherapy
Therapeutic Cycles Model
title_short Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
title_full Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
title_fullStr Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
title_full_unstemmed Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
title_sort Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
author Khater, Eduardo
author_facet Khater, Eduardo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Khater, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yoshida, Elisa Medici Pizao
contributor_str_mv Yoshida, Elisa Medici Pizao
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
pesquisa em psicoterapia
Modelo dos Ciclos Terapêuticos
psychological evaluation
research in psychotherapy
Therapeutic Cycles Model
topic avaliação psicológica
pesquisa em psicoterapia
Modelo dos Ciclos Terapêuticos
psychological evaluation
research in psychotherapy
Therapeutic Cycles Model
description O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:58:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:58:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15882
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2153334435190735
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15882
identifier_str_mv 2153334435190735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15882/1/ccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7dfbd6d1b5fe525f09455ba45c3c4d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720403603456