Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15882 |
Resumo: | O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei. |
id |
PCAM_92670ecb26647e351f26ca9cd9fdd96d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15882 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Khater, EduardoPontifícia Universidade Católica de CampinasYoshida, Elisa Medici Pizao2022-02-16T18:58:11Z2022-02-16T18:58:11Z2009-12-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158822153334435190735O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei.The Therapeutic Cycles Model or TCM (Mergenthaler, 1996) is a method of texts analysis by computer that identifies the key-moments in the speech of a patient, the therapist, or both of them interacting. Due to the specific characteristics of communication among adolescents in conflict with the law, concerning the use of slang expressions and unusual verbal sentences; an adaptation of the narrative styles dictionary which is being developed for the Portuguese language is required to use this instrument with this public. Aim - To develop a customized dictionary for TCM to adolescents assisted by a community educational program in Campinas, Brazil. Methods - The same process that has already been applied to develop other standardized dictionaries was adopted: 1. Emotion-abstraction lists of words will be compiled from transcripts of interviews with teenagers and the rap lyrics of songs; 2. The lists of words were classified according to the following categories: positive emotion (1); negative emotion (2); abstraction (3); both, positive and abstraction (4); both, negative and abstraction (5). Four judges assed independently the words in question and reached a degree of agreement among j them. Results: The results suggest that the standard dictionary of the program is able to identify important emotional themes, but the development of custom dictionaries is a relevant contribution to the identification of clinically significant moments of the speech of adolescents in conflict with the law.porPUC-Campinasavaliação psicológicapesquisa em psicoterapiaModelo dos Ciclos Terapêuticospsychological evaluationresearch in psychotherapyTherapeutic Cycles ModelModelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a leiThe Therapeutic Cycles Model / TCM for adolescents in conflict with the lawinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7673110029487061Lipp, Marilda Emmanuel NovaesSanteiro, Tales Vilela82122535800466335391944071281583CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdfccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdfapplication/pdf8953319http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15882/1/ccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdfc7dfbd6d1b5fe525f09455ba45c3c4d1MD51123456789/158822022-09-02 11:36:15.927oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The Therapeutic Cycles Model / TCM for adolescents in conflict with the law |
title |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
spellingShingle |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei Khater, Eduardo avaliação psicológica pesquisa em psicoterapia Modelo dos Ciclos Terapêuticos psychological evaluation research in psychotherapy Therapeutic Cycles Model |
title_short |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
title_full |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
title_fullStr |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
title_sort |
Modelo dos Ciclos Terapêuticos TCM: adaptação para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei |
author |
Khater, Eduardo |
author_facet |
Khater, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khater, Eduardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Yoshida, Elisa Medici Pizao |
contributor_str_mv |
Yoshida, Elisa Medici Pizao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação psicológica pesquisa em psicoterapia Modelo dos Ciclos Terapêuticos psychological evaluation research in psychotherapy Therapeutic Cycles Model |
topic |
avaliação psicológica pesquisa em psicoterapia Modelo dos Ciclos Terapêuticos psychological evaluation research in psychotherapy Therapeutic Cycles Model |
description |
O Modelo de Ciclos Terapêuticos ou TCM é um método de análise de textos por computador que identifica os momentos-chave no discurso de um paciente, terapeuta, ou de ambos em interação. As análises são feitas com o auxílio de um software (CM), que dispõe de listas de palavras com tom emocional e de abstrações e que permitem a leitura do texto quanto a duas categorias: conteúdo emocional e cognitivo do discurso do paciente. Devido às características específicas de comunicação entre os adolescentes em conflito com a lei, referente ao uso de gírias e expressões verbais incomuns, uma adaptação do dicionário de estilos narrativos que está sendo desenvolvido para o Português mostrou-se necessária para a utilização válida deste instrumento com este estrato da população. O objetivo da pesquisa foi o de desenvolver um dicionário para aplicação do TCM em adolescentes atendidos pelo Programa de medidas sócio educativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Para tanto, foi utilizado o mesmo processo já aplicado para desenvolver outros dicionários. Listas de palavras relacionadas à emoção / abstração foram compiladas a partir de transcrições de cinco entrevistas com adolescentes que cumpriam medida sócio-educativa de PSC e de letras de música de RAP (Rhythm And Poetry). As listas foram classificadas de acordo com as seguintes categorias: emoções positivas (1); emoções negativas (2); abstração (3); ambos, emoções positivas e abstração (4); ambos, emoções negativas e abstração (5). As avaliações foram feitas de maneira consensual por dois juízes. Os resultados sugerem que o dicionário padrão do programa é capaz de identificar temas importantes do ponto de vista emocional, contudo o desenvolvimento dos dicionários customizados constitui uma contribuição relevante para a identificação de momentos clinicamente significativos do discurso de adolescentes em conflito com a lei. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:58:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:58:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15882 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
2153334435190735 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15882 |
identifier_str_mv |
2153334435190735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15882/1/ccv_ppgpsico_me_Eduardo_K.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7dfbd6d1b5fe525f09455ba45c3c4d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790720403603456 |