Evidências de validade de uma bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Walquiria de Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15940
Resumo: As altas habilidades/superdotação é um fenômeno multidimensional, cuja avaliação tem se tornado um desafio nos dias atuais, ainda mais quando se constata a falta de instrumentos validados e normatizados no Brasil para tal fim. Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade (construto e critério) de uma Bateria para Avaliação das Altas Habilidades. A amostra total foi composta por 588 alunos do 2º. ano do ensino fundamental ao 3º. ano do ensino médio, de ambos os sexos, média de idade de 11,11 anos (DP=2,02), divididos em 470 alunos de sala de ensino regular e 118 alunos participantes de Programa de Atendimento ao Aluno com Altas Habilidades. O instrumento utilizado foi composto por seis subtestes, sendo quatro de raciocínio (Raciocínio verbal, abstrato, numérico e lógico), um de criatividade figural (Completando figuras) e outro de criatividade verbal (Criação de Metáforas). Através da análise fatorial exploratória, foram encontrados três fatores com eigenvalues de 3,737; 1,535 e 1,093, explicando 70,72% da variância total, com o Fator 1 representando medidas de Criatividade Verbal, o Fator 2, de Inteligência e o Fator 3, de Criatividade Figural. Correlações foram encontradas entre os fatores, de forma mais moderada, entre Criatividade Verbal e Inteligência (r=0,346). Efeitos significativos da variável grupo foram notados em relação às provas RV, RA, RN e RL, bem como no fator Elaboração no teste de Criatividade Figural e na característica Qualidade Metafórica do teste de Criatividade Verbal, demonstrando poder discriminatório dessas medidas na identificação dos alunos com altas habilidades. Os resultados apontaram evidências de validade de construto da Bateria para Avaliação das Altas Habilidades na avaliação da Inteligência, Criatividade Figural e Verbal e evidências de validade de critério para identificação de alunos com altas habilidades a partir dos subtestes de inteligência, e, parcialmente, através de algumas medidas de criatividade figural e verbal. Outros estudos se fazem necessários para melhor investigação dos critérios psicométricos do instrumento em construção.
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O instrumento utilizado foi composto por seis subtestes, sendo quatro de raciocínio (Raciocínio verbal, abstrato, numérico e lógico), um de criatividade figural (Completando figuras) e outro de criatividade verbal (Criação de Metáforas). Através da análise fatorial exploratória, foram encontrados três fatores com eigenvalues de 3,737; 1,535 e 1,093, explicando 70,72% da variância total, com o Fator 1 representando medidas de Criatividade Verbal, o Fator 2, de Inteligência e o Fator 3, de Criatividade Figural. Correlações foram encontradas entre os fatores, de forma mais moderada, entre Criatividade Verbal e Inteligência (r=0,346). Efeitos significativos da variável grupo foram notados em relação às provas RV, RA, RN e RL, bem como no fator Elaboração no teste de Criatividade Figural e na característica Qualidade Metafórica do teste de Criatividade Verbal, demonstrando poder discriminatório dessas medidas na identificação dos alunos com altas habilidades. Os resultados apontaram evidências de validade de construto da Bateria para Avaliação das Altas Habilidades na avaliação da Inteligência, Criatividade Figural e Verbal e evidências de validade de critério para identificação de alunos com altas habilidades a partir dos subtestes de inteligência, e, parcialmente, através de algumas medidas de criatividade figural e verbal. Outros estudos se fazem necessários para melhor investigação dos critérios psicométricos do instrumento em construção.The high ability/giftedness is a multidimensional phenomenon, whose evaluation has become a challenge nowadays, especially when it considers the lack of standardized and validated instruments in Brazil for this purpose. This study aimed to look for evidence of validity (construct and criterion) of a Battery for Assessment of High Ability. The sample was composed of students of the 2nd. year of elementary school to 3rd. year of high school, of both sexes, average age eleven (SD=2,02), divided into 470 students in regular education and 118 students participating in the Student Support Services Program with High Ability. The instrument used was composed of six subtests, four of reasoning (verbal, abstract, numerical and logical) one of figural creativity (Completing figures) and other verbal creativity (Creating Metaphors). Through exploratory factor analysis, we found three factors with eigenvalues of 3.737, 1.535 and 1.093, explaining 70.72% of the total variance, with Factor 1 representing measures Verbal Creativity; Factor 2, Intelligence; and Factor 3, Creativity figural. Correlations were found between the factors, more moderate, between Creativity and Intelligence Verbal (r=0.346). Significant effects of the variable group were noted in relation to evidence RV, RA, RN and RL, as well as factor in test preparation Figural Creativity and Quality characteristic Metaphorical Verbal Creativity Test, demonstrating discriminatory power of these measures in the identification of students with high skills. The results showed evidence of construct validity Battery for Assessment of High Ability in assessing Intelligence, Creativity Figural and Verbal and evidence of criterion validity for identifying high ability students from the subtests of intelligence, and partially through some measures of verbal and figural creativity. Other studies are needed to further investigate the psychometric criteria of the instrument under construction.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasaltas habilidadessuperdotaçãoavaliação psicológicatestes psicométricoshigh abilitiesgiftednesspsychological assessmentpsychometric testsEvidências de validade de uma bateria para avaliação das altas habilidades/superdotaçãoEvidences of validity of a battery for assessment of high abilities/giftednessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Wechsler, Solange MugliaSchelini, Patrícia Waltz86495327666230436185333517392859CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Walquiria_JR.pdfccv_ppgpsico_me_Walquiria_JR.pdfapplication/pdf1179018http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15940/1/ccv_ppgpsico_me_Walquiria_JR.pdfc4025f0f284bbd6097a393cbd383936cMD51123456789/159402022-09-02 11:36:14.883oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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