Práticas contemporâneas de tatuagem: do corpo culturalizado ao corpo capitalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Júlia Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15191
Resumo: As relações com o corpo sofreram diversas influências durante a história ocidental, essas foram responsáveis pela criação de padrões e modelos a serem seguidos; baseados no conceito de disciplinas e estruturas disciplinares propostos por Foucault. Na modernidade, novas sujeições são responsáveis por mudanças nessas relações, mas, ao invés de libertarem os corpos dos diversos padrões propostos, parecem criar novos modelos a serem seguidos. Nisso, a modificação corporal (body modification) também ganha novos contornos. A partir do entendimento dessas influencias que incidem no corpo dentro de um sistema econômico pautado na positividade, voltado para a otimização da produtividade e o peso desse regime sobre o indivíduo, observamos algumas novas disciplinas que influenciam os corpos na modernidade. Enfatizando determinadas subculturas da internet e alguns modelos estéticos notáveis na rede e na mídia convencional, foi elaborada uma análise das aesthetics populares em algumas plataformas da internet com base numa das modificações corporais mais comuns, a tatuagem. Nessa subcultura observa-se uma popularização da estética ink, atualmente presente também na mídia convencional. Sendo assim, foi indicada a seleção de um corpus de análise: foram selecionados quatro perfis com curadoria – que apresentam fotos de indivíduos com tatuagens – para criação de um banco de dados visuais que possa gerar um debate e apontar algumas tendências notáveis de comportamento e posicionamento em rede. A proposta foi desenvolver uma taxonomia visual da estética almejada por indivíduos tatuados. Projetar o perfil nas redes, tornar-se uma celebridade, ganhar visibilidade, mostrar uma vida feliz, plena, de sucesso, são objetivos almejados por uma população que está cada vez mais presa num mundo repleto de frustrações escondidas na máscara possibilitada pelas redes sociais. Esse espetáculo faz parte da positividade capitalista moderna. Há uma tendência à uma hiperestetização do mundo, uma busca por uma hiper-realidade perfeita, por uma vida feliz, bem-sucedida, magra, que parece projetar uma hiper-realidade virtual, que, por sua vez, pretende esconder um sentimento de frustração generalizado. Esses simulacros hiper-realistas modernos publicados em rede e a positividade do sistema capitalista funcionariam então como uma distopia social.
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spelling Rinaldi, Júlia CabralPontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Tarcisio Torres2022-02-16T14:39:51Z2022-02-16T14:39:51Z2017-12-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151911275082573095200As relações com o corpo sofreram diversas influências durante a história ocidental, essas foram responsáveis pela criação de padrões e modelos a serem seguidos; baseados no conceito de disciplinas e estruturas disciplinares propostos por Foucault. Na modernidade, novas sujeições são responsáveis por mudanças nessas relações, mas, ao invés de libertarem os corpos dos diversos padrões propostos, parecem criar novos modelos a serem seguidos. Nisso, a modificação corporal (body modification) também ganha novos contornos. A partir do entendimento dessas influencias que incidem no corpo dentro de um sistema econômico pautado na positividade, voltado para a otimização da produtividade e o peso desse regime sobre o indivíduo, observamos algumas novas disciplinas que influenciam os corpos na modernidade. Enfatizando determinadas subculturas da internet e alguns modelos estéticos notáveis na rede e na mídia convencional, foi elaborada uma análise das aesthetics populares em algumas plataformas da internet com base numa das modificações corporais mais comuns, a tatuagem. Nessa subcultura observa-se uma popularização da estética ink, atualmente presente também na mídia convencional. Sendo assim, foi indicada a seleção de um corpus de análise: foram selecionados quatro perfis com curadoria – que apresentam fotos de indivíduos com tatuagens – para criação de um banco de dados visuais que possa gerar um debate e apontar algumas tendências notáveis de comportamento e posicionamento em rede. A proposta foi desenvolver uma taxonomia visual da estética almejada por indivíduos tatuados. Projetar o perfil nas redes, tornar-se uma celebridade, ganhar visibilidade, mostrar uma vida feliz, plena, de sucesso, são objetivos almejados por uma população que está cada vez mais presa num mundo repleto de frustrações escondidas na máscara possibilitada pelas redes sociais. Esse espetáculo faz parte da positividade capitalista moderna. Há uma tendência à uma hiperestetização do mundo, uma busca por uma hiper-realidade perfeita, por uma vida feliz, bem-sucedida, magra, que parece projetar uma hiper-realidade virtual, que, por sua vez, pretende esconder um sentimento de frustração generalizado. Esses simulacros hiper-realistas modernos publicados em rede e a positividade do sistema capitalista funcionariam então como uma distopia social.The relations with the body have suffered diverse influences during the western history, these were responsible for the creation of patterns and models to be followed; based on the concept of disciplines and disciplinary structures proposed by Foucault. In modernity, new subjections are responsible for changes in these relations, but instead of freeing the bodies of the various proposed patterns, they seem to create new patterns to be followed. Thereon, the body modification also gains new contours. From the understanding of these influences that affect the body within an economic system based on positivity, focused on the optimization of productivity and the weight of this regime on the individual, will be proposed some new disciplines that influence bodies in modernity. Emphasizing certain Internet subcultures and some notable aesthetic models in the network and conventional media, an analysis of popular aesthetics was developed on some Internet platforms based on one of the most common body modifications, tattoo. In these subcultures is possible to observe a popularization of the ink aesthetics, currently present also in conventional media. Thus, the selection of a corpus of analysis was indicated: four profiles with curators were selected - which present photos of individuals with tattoos - to create a visual database that can generate a debate and point out some notable tendencies of behavior and positioning network. The proposal is to develop a visual taxonomy of the aesthetics sought by tattooed individuals. Projecting the profile on the networks, becoming a celebrity, gaining visibility, showing a happy, full, successful life are goals sought by a population that is increasingly trapped in a world full of frustrations hidden in the mask made possible by social networks. This spectacle is part of the modern capitalist positivity. There is a tendency towards a hyperestethening of the world, a search for a perfect hyper-reality, for a happy, successful, lean life that seems to project a virtual hyper-reality, which, in turn, seeks to hide a feeling of frustration generalized. These modern hyper-realistic simulations published in network and the positivity of the capitalist system are like a social dystopia.porPUC-CampinasDisciplinasBody ModificationTatuagemAestheticDistopia.DisciplinesBody ModificationTattooAestheticDystopia.Práticas contemporâneas de tatuagem: do corpo culturalizado ao corpo capitalizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP425631891607984Rosa, Márcia ElianeSobrinho., Wilton Garcia41660120078114383458459542807532CLC – Centro de Linguagem e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e ArteORIGINALclc_ppglimiar_me_Julia_CR.pdfclc_ppglimiar_me_Julia_CR.pdfapplication/pdf13361698http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15191/1/clc_ppglimiar_me_Julia_CR.pdfbcc9171ccbc4cbb1f8005632ae68cf7fMD51123456789/151912022-10-28 12:13:21.784oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-28T14:13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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