Indicadores emocionais do desenho e dificuldades comportamentais em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comparini, Ingrid Piccollo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16000
Resumo: O Desenho da Figura Humana é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos em nível internacional. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para o Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto forma de medida emocional. Além disso, foram estudadas influencias de gênero e tipo de escola na elaboração do desenho. Desta forma, este estudo contou com 91 crianças de uma cidade do interior de São Paulo, 57 meninas (62,6%) e 34 meninos (37,4%),com idades entre 11 (52,7%) e 12 anos (47,3%) que estavam frequentando instituições de educação básica (particulares -47,3% - e públicas - 52,7%). Os instrumentos utilizados foram: DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais elaborado por Wechsler (2013) e YSR Youth Self Report - Inventário de Auto-Avaliação para Jovens. Os resultados obtidos nos dois instrumentos foram comparados pela correlação de Pearson pelos totais de indicadores emocionais. Os itens específicos do DFH foram comparados com as dimensões comportamentais do YSR. As diferenças de gênero e tipo de escola foram analisadas pela Análise de Variância. Os resultados encontrados apontaram não existir correlações significativas entre totais de indicadores emocionais no desenho e nos totais do YSR não existindo, portanto validade dos indicadores emocionais no DFH por critério externo. Quatro itens apresentaram correlações positivas significativas, porém baixas, e 7 itens apresentaram correlações negativas significativas entre o DFH e YSR. Os resultados encontrados sugeriram a necessidade de revisão dos indicadores no DFH tidos como emocionais já que não foram encontradas evidências de validade por critério externo Conclui-se a necessidade de mais estudos sobre a existência de indicadores emocionais no desenho considerando que seu uso é bastante difundido na prática profissional de psicólogos.
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spelling Comparini, Ingrid PiccolloPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T19:00:50Z2022-02-16T19:00:50Z2016-02-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160004683218112954110O Desenho da Figura Humana é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos em nível internacional. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para o Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto forma de medida emocional. Além disso, foram estudadas influencias de gênero e tipo de escola na elaboração do desenho. Desta forma, este estudo contou com 91 crianças de uma cidade do interior de São Paulo, 57 meninas (62,6%) e 34 meninos (37,4%),com idades entre 11 (52,7%) e 12 anos (47,3%) que estavam frequentando instituições de educação básica (particulares -47,3% - e públicas - 52,7%). Os instrumentos utilizados foram: DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais elaborado por Wechsler (2013) e YSR Youth Self Report - Inventário de Auto-Avaliação para Jovens. Os resultados obtidos nos dois instrumentos foram comparados pela correlação de Pearson pelos totais de indicadores emocionais. Os itens específicos do DFH foram comparados com as dimensões comportamentais do YSR. As diferenças de gênero e tipo de escola foram analisadas pela Análise de Variância. Os resultados encontrados apontaram não existir correlações significativas entre totais de indicadores emocionais no desenho e nos totais do YSR não existindo, portanto validade dos indicadores emocionais no DFH por critério externo. Quatro itens apresentaram correlações positivas significativas, porém baixas, e 7 itens apresentaram correlações negativas significativas entre o DFH e YSR. Os resultados encontrados sugeriram a necessidade de revisão dos indicadores no DFH tidos como emocionais já que não foram encontradas evidências de validade por critério externo Conclui-se a necessidade de mais estudos sobre a existência de indicadores emocionais no desenho considerando que seu uso é bastante difundido na prática profissional de psicólogos.The Human Figure Drawing is one of the techniques most commonly used by psychologists at the international level. The aim of this study was to search criterion validity of evidence to the Human Figure Drawing (HFD) as a form of emotional measure. Also, gender influences and type of school were studied in developing of the drawing. Thus, this study had 91 children from a city of São Paulo, 57 girls (62.6%) and 34 boys (37.4%), aged 11 (52.7%) and 12 years old ( 47.3%) who were attending basic education institutions (-47.3% private - and public - 52.7%). The instruments used were: the HDF evaluated by emotional difficulties system developed by Wechsler (2013) and YSR - Youth Self Report. The results obtained in the two instruments were compared by the Pearson correlation for total emotional indicators. The specific items of HFD were compared with the behavioral dimensions of YSR. Differences of gender and type of school were analyzed by analysis of variance. The results showed no significant correlation between total emotional indicators in the drawings and in the total of YSR there being no validity by external criteria. 4 items showed significant positive correlations and 7 items showed significant negative correlations. The results suggest the need to review the indicators taken as emotional as it found no evidence of validity for external criterion when measured according to the obtained total. The conclusion is the need for more studies on the existence of emotional indicators in the design considering that its use is widespread in the professional practice of psychologists.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasavaliação psicológicadesenho infantildificuldades emocionaisvalidadeproblemas emocionaispsychological assessmentchildren drawingemotional difficultiesvalidityemotional problemsIndicadores emocionais do desenho e dificuldades comportamentais em criançasEmotional Indicators of Draw and Behavioral Difficulties in Childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Prebianchi, Helena BazanelliRosa, Helena Rinaldi40164868013962283525291475903148CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Ingrid_PC.pdfccv_ppgpsico_me_Ingrid_PC.pdfapplication/pdf1747965http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16000/1/ccv_ppgpsico_me_Ingrid_PC.pdfe0524e8cc596ec8fb97014130f5b99c8MD51123456789/160002022-10-18 17:46:48.409oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T19:46:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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description O Desenho da Figura Humana é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos em nível internacional. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para o Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto forma de medida emocional. Além disso, foram estudadas influencias de gênero e tipo de escola na elaboração do desenho. Desta forma, este estudo contou com 91 crianças de uma cidade do interior de São Paulo, 57 meninas (62,6%) e 34 meninos (37,4%),com idades entre 11 (52,7%) e 12 anos (47,3%) que estavam frequentando instituições de educação básica (particulares -47,3% - e públicas - 52,7%). Os instrumentos utilizados foram: DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais elaborado por Wechsler (2013) e YSR Youth Self Report - Inventário de Auto-Avaliação para Jovens. Os resultados obtidos nos dois instrumentos foram comparados pela correlação de Pearson pelos totais de indicadores emocionais. Os itens específicos do DFH foram comparados com as dimensões comportamentais do YSR. As diferenças de gênero e tipo de escola foram analisadas pela Análise de Variância. Os resultados encontrados apontaram não existir correlações significativas entre totais de indicadores emocionais no desenho e nos totais do YSR não existindo, portanto validade dos indicadores emocionais no DFH por critério externo. Quatro itens apresentaram correlações positivas significativas, porém baixas, e 7 itens apresentaram correlações negativas significativas entre o DFH e YSR. Os resultados encontrados sugeriram a necessidade de revisão dos indicadores no DFH tidos como emocionais já que não foram encontradas evidências de validade por critério externo Conclui-se a necessidade de mais estudos sobre a existência de indicadores emocionais no desenho considerando que seu uso é bastante difundido na prática profissional de psicólogos.
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