Caracterização do perfil psicomotor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15797 |
Resumo: | Na atualidade, existem inúmeros profissionais que utilizam a motricidade ou a psicomotricidade como meio de estudos em diferentes contextos, sendo que a motricidade é a interação de diversas funções motoras. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil psicomotor de crianças entre 6 e 11 anos de idade com diagnóstico clínico comprovado de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Participaram da presente pesquisa 10 crianças que freqüentaram, entre abril de 2006 e junho de 2006, o Ambulatório de Psiquiatria Infantil de um Hospital de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram selecionadas as crianças que cumpriram os critérios de inclusão, além de não possuírem nenhum fator de exclusão. A pesquisa foi realizada com a autorização dos pais ou responsáveis, os quais assinaram o termo de consentimento. As crianças foram submetidas a uma avaliação por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), estabelecida por Francisco Rosa Neto (1996). Referente à EDM, a mesma enfoca 5 fatores psicomotores, sendo motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial. Por meio das tarefas aplicadas, foi possível constatar qualquer tipo de variação no desempenho dos fatores psicomotores citados, estabelecendo-se, ou não, uma relação com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. O resultado obtido constatou um perfil psicomotor com desempenho não satisfatório, porém é inviável afirmar que esse seja o único fator para tal resultado, sendo necessário considerar outras variáveis como meio ambiente, nível socioeconômico, entre outras, as quais não são o objeto de discussão deste estudo. |
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Nucci, Fábio Porto DiPontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Maria Helena Mourão Alves2022-02-16T18:56:48Z2022-02-16T18:56:48Z2007-02-07http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157972929853449821435Na atualidade, existem inúmeros profissionais que utilizam a motricidade ou a psicomotricidade como meio de estudos em diferentes contextos, sendo que a motricidade é a interação de diversas funções motoras. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil psicomotor de crianças entre 6 e 11 anos de idade com diagnóstico clínico comprovado de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Participaram da presente pesquisa 10 crianças que freqüentaram, entre abril de 2006 e junho de 2006, o Ambulatório de Psiquiatria Infantil de um Hospital de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram selecionadas as crianças que cumpriram os critérios de inclusão, além de não possuírem nenhum fator de exclusão. A pesquisa foi realizada com a autorização dos pais ou responsáveis, os quais assinaram o termo de consentimento. As crianças foram submetidas a uma avaliação por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), estabelecida por Francisco Rosa Neto (1996). Referente à EDM, a mesma enfoca 5 fatores psicomotores, sendo motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial. Por meio das tarefas aplicadas, foi possível constatar qualquer tipo de variação no desempenho dos fatores psicomotores citados, estabelecendo-se, ou não, uma relação com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. O resultado obtido constatou um perfil psicomotor com desempenho não satisfatório, porém é inviável afirmar que esse seja o único fator para tal resultado, sendo necessário considerar outras variáveis como meio ambiente, nível socioeconômico, entre outras, as quais não são o objeto de discussão deste estudo.Nowadays, there are a large number of professionals from different areas using motricity or psychomotricity as a way of studying many contexts, implying that motricity is the interaction of several motor functions. The aim of this study was to characterize the psychomotor profile of children aging from 6 to 11 years old with an Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) clinical diagnosis. Ten Children that were attending the Children s Psychiatric Department of a Hospital from a Sao Paulo State city, from April/ 2006 to June/ 2006 had participated on the present research. In order to be selected, children must have satisfied the inclusion criteria, and also they must not have any exclusion criteria. After obtaining parental consent, children were evaluated. The assessment tool was Motor Development Scale (MDS) developed by Francisco Rosa Neto (1996), focusing 5 psychomotor factors, including fine motricity, global motricity, equilibrium, body scheme, and space organization. With the applied tasks, it became possible to verify all kinds of variation on the psychomotor performance establishing, or not, a relationship with the ADHD. The results suggests that the ADHD children did not have a satisfying motor performance, however it is not possible to assume that the ADHD was the only cause of the low performance, it is necessary to consider other issues as environments, social end economic level, and others, though this study does not concerns this issues.porPUC-Campinasperfil psicomotordéficit de atençãohiperatividadepsychomotor profileattention deficithyperactivityCaracterização do perfil psicomotor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H)Psychomotor profile characterization of children with attention deficit hyperactivity disorderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2623376648374353Santos, Acacia Aparecida Angeli dosPrebianchi, Helena Bazanelli39146565538531644016486801396228CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Fabio_PN.pdfccv_ppgpsico_me_Fabio_PN.pdfapplication/pdf270630http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15797/1/ccv_ppgpsico_me_Fabio_PN.pdf73a8894e8429815d670ae4c13d185fe8MD51123456789/157972022-09-02 11:36:13.663oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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