Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15357 |
Resumo: | Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo pesquisar o processo de construção da formação do docente da educação superior, como e onde se formam estes profissionais, uma construção que é histórica, acontece e se desenvolve individual e coletivamente. Esta pesquisa busca conhecer também os desafios e as possibilidades para os docentes e para a educação na atualidade, cada vez mais questionados quanto ao seu papel na sociedade contemporânea. Através de uma pesquisa bibliográfica, documental e da utilização de entrevistas com professores, das fontes orais como procedimento metodológico, procuramos conhecer como se constroem as trajetórias de vida docentes, quais as influências, os modelos e os desafios. A investigação realizada mostra-nos, através das histórias de vida e das trajetórias docentes, que a formação deste profissional é um processo que está permanentemente em construção, que ele é único, individual, mas que é influenciado por diferentes contextos, pelo momento histórico, pelas condições de vida pessoal e profissional, pelos companheiros de profissão. As contradições e os desafios presentes na educação superior e para os seus profissionais são cada vez maiores, confirmando-nos a necessidade de pesquisas que busquem conhecer de forma reflexiva e crítica a formação e a atuação do docente da educação superior. |
id |
PCAM_a07c38036204960740c0f8bbc813237d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15357 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Bernardo, Maria Angélica BaldassaPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2006-02-01http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153574373150386800136Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo pesquisar o processo de construção da formação do docente da educação superior, como e onde se formam estes profissionais, uma construção que é histórica, acontece e se desenvolve individual e coletivamente. Esta pesquisa busca conhecer também os desafios e as possibilidades para os docentes e para a educação na atualidade, cada vez mais questionados quanto ao seu papel na sociedade contemporânea. Através de uma pesquisa bibliográfica, documental e da utilização de entrevistas com professores, das fontes orais como procedimento metodológico, procuramos conhecer como se constroem as trajetórias de vida docentes, quais as influências, os modelos e os desafios. A investigação realizada mostra-nos, através das histórias de vida e das trajetórias docentes, que a formação deste profissional é um processo que está permanentemente em construção, que ele é único, individual, mas que é influenciado por diferentes contextos, pelo momento histórico, pelas condições de vida pessoal e profissional, pelos companheiros de profissão. As contradições e os desafios presentes na educação superior e para os seus profissionais são cada vez maiores, confirmando-nos a necessidade de pesquisas que busquem conhecer de forma reflexiva e crítica a formação e a atuação do docente da educação superior.This study has as research object the university and the formation and practice of teacher as a professional of education. It is inserted in the research line University, Teaching and Teachers Formation , and its objective proposes the investigation of the construction process of formation of university teachers, how and where these professionals are formed, a construction that is historical and that occurs and takes place individually and inside collective relationships. This investigation also tries to know challenges and possibilities faced by teachers and education nowadays, more and more questioned at several aspects concerning their role in contemporary society. In this study, by making use of a bibliographical and documental research, and supported by teachers interviews, taken as oral sources adapted as methodological procedure, we tried to know how are constructed teachers life trajectories, which are the influences, models and defiance's there presented. The investigation shows us, throughout the stories of life and teachers routes, that the formation of this professional constitutes a process permanently in construction, individual, unique, but also influenced by different contexts, historical moments and by conditions of personal and professional life as well by professional partners. Contradictions and challengers presented in the university, always larger, faced by these professionals confirm the need of researches that bring reflexive and critical knowledge about the formation and practice of the teacher of superior education.porPUC-Campinaseducação superiorformação docenteatuação docenteDesafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761168Z3&dataRevisao=nullMarafon, Maria Rosa CavalheiroCastanho, Sérgio Eduardo Montes21927159540082100568250454101283CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_ABB.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_ABB.pdfapplication/pdf653801http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15357/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_ABB.pdf10f09bb27bcd7be732bd780c4fad3f87MD51123456789/153572022-09-02 11:36:25.13oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
title |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
spellingShingle |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes Bernardo, Maria Angélica Baldassa educação superior formação docente atuação docente |
title_short |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
title_full |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
title_fullStr |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
title_full_unstemmed |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
title_sort |
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes |
author |
Bernardo, Maria Angélica Baldassa |
author_facet |
Bernardo, Maria Angélica Baldassa |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Maria Angélica Baldassa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes |
contributor_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior formação docente atuação docente |
topic |
educação superior formação docente atuação docente |
description |
Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo pesquisar o processo de construção da formação do docente da educação superior, como e onde se formam estes profissionais, uma construção que é histórica, acontece e se desenvolve individual e coletivamente. Esta pesquisa busca conhecer também os desafios e as possibilidades para os docentes e para a educação na atualidade, cada vez mais questionados quanto ao seu papel na sociedade contemporânea. Através de uma pesquisa bibliográfica, documental e da utilização de entrevistas com professores, das fontes orais como procedimento metodológico, procuramos conhecer como se constroem as trajetórias de vida docentes, quais as influências, os modelos e os desafios. A investigação realizada mostra-nos, através das histórias de vida e das trajetórias docentes, que a formação deste profissional é um processo que está permanentemente em construção, que ele é único, individual, mas que é influenciado por diferentes contextos, pelo momento histórico, pelas condições de vida pessoal e profissional, pelos companheiros de profissão. As contradições e os desafios presentes na educação superior e para os seus profissionais são cada vez maiores, confirmando-nos a necessidade de pesquisas que busquem conhecer de forma reflexiva e crítica a formação e a atuação do docente da educação superior. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15357 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
4373150386800136 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15357 |
identifier_str_mv |
4373150386800136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15357/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_ABB.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10f09bb27bcd7be732bd780c4fad3f87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790717119463424 |