Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15628 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos psicológicos não conscientes, a partir dos quais emergem. O material clínico foi produzido no contexto de entrevista individual para a abordagem da pessoalidade coletiva, consolidando-se por meio do uso de dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Foram criados/encontrados os seguintes campos: fruição, devoção, ascese e infância feliz. O quadro geral permite concluir que os modos particulares pelos quais são forjadas as concepções imaginativas, articulam tentativas de atendimento a necessidades emocionais pessoais, conhecimento das doutrinas orientais e apropriação de idéias psicanalíticas socialmente circulantes. |
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Gonçalves, MaríliaPontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:39:30Z2022-02-16T18:39:30Z2008-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156283785283960337699O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos psicológicos não conscientes, a partir dos quais emergem. O material clínico foi produzido no contexto de entrevista individual para a abordagem da pessoalidade coletiva, consolidando-se por meio do uso de dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Foram criados/encontrados os seguintes campos: fruição, devoção, ascese e infância feliz. O quadro geral permite concluir que os modos particulares pelos quais são forjadas as concepções imaginativas, articulam tentativas de atendimento a necessidades emocionais pessoais, conhecimento das doutrinas orientais e apropriação de idéias psicanalíticas socialmente circulantes.The present study aimed at carrying out a psychoanalytical investigation of the collective imaginary of yoga teachers by identifying their imaginative conceptions of psychological equilibrium and by capturing the non-conscious psychological fields from which they emerge. This research study took place through a differentiated psychoanalytical framework called individualizad meetings to approach the social personation and was consolidated with the help of the following dialog mediators: accounts of life stories and the thematicstory-drawing procedure. The clinical material produced during these meetings was later analyzed psychoanalytically through the light of the field theory, which led to the identification of imaginative conceptions which articulate in the following nonconscious fields: the field of a happy childhood, the field of fruition, the field of asceticism, and the field of devotion, indicating the particular manners in which the people whom we talked with, forge their conceptions of psychological equilibrium during their training as yoga teachers in the light of their own personal needs and the Eastern doctrines to which they had access.porPUC-Campinasimaginário coletivoprocedimento de desenhos-estórias com temaprofessores de iogasaúde mentalpsicanálisecollective imaginarythematic story-drawing procedureyoga teachersmental healthpsychoanalysisImaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicosThe collective imaginary of brazilian Yoga teachers: a study of psychological fieldsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Cury, Vera EnglerTerzis, AntoniosBotelho, Andrea Pacetta de ArrudaBarreto, Maria Auxiliadora Motta3414308343809480764669922004478631819741755009084592224919618956CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Marilia_G.pdfccv_ppgpsico_dr_Marilia_G.pdfapplication/pdf1694793http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15628/1/ccv_ppgpsico_dr_Marilia_G.pdf3459e5f3f7b77ee826c92db064ee781aMD51123456789/156282022-09-02 11:36:56.689oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos psicológicos não conscientes, a partir dos quais emergem. O material clínico foi produzido no contexto de entrevista individual para a abordagem da pessoalidade coletiva, consolidando-se por meio do uso de dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Foram criados/encontrados os seguintes campos: fruição, devoção, ascese e infância feliz. O quadro geral permite concluir que os modos particulares pelos quais são forjadas as concepções imaginativas, articulam tentativas de atendimento a necessidades emocionais pessoais, conhecimento das doutrinas orientais e apropriação de idéias psicanalíticas socialmente circulantes. |
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