Escala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cíntia Canato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15773
Resumo: A autorregulação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável infantil. Entretanto, não existem testes validados no nosso país que avalie estas dimensões. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade e precisão da Escala de Autorregulação Socioemocional Infantil (EASI). A pesquisa foi dividida em dois estudos: o primeiro estudo buscou evidências baseadas no processo de resposta da escala EAESI e o segundo investigou evidências de validade de estrutura interna e precisão dessa escala. Os participantes do primeiro estudo foram 40 crianças de 8 a 12 anos, sendo oito de cada faixa etária, 4 homens e 4 mulheres, de escolas pública e privada. A segunda amostra foi composta por 122 estudantes, de 8 a 12 anos também de escola pública e privada. Os itens de resposta da EASI foram construídos através do processo de resposta das crianças as 40 vinhetas apresentadas. As respostas foram transcritas para a formação dos itens de resposta de cada vinheta. As vinhetas que não possuíram o número satisfatório de itens foram excluídas. A EASI foi então refeita, com 29 vinhetas, cada uma com seis opções de resposta que foi utilizada no segundo estudo. O primeiro estudo investigou evidências de validade por processo de resposta enquanto o segundo estudo buscou evidências de validade de estrutura interna, através da análise fatorial nominal dos itens. A Escala apresentou 13 itens com qualidades psicométricas satisfatórias. Assim sendo a EASI demostrou evidências de estrutura interna fatorial nominal, assim auxiliando na avaliação da autorregulação socioemocional infantil.
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A segunda amostra foi composta por 122 estudantes, de 8 a 12 anos também de escola pública e privada. Os itens de resposta da EASI foram construídos através do processo de resposta das crianças as 40 vinhetas apresentadas. As respostas foram transcritas para a formação dos itens de resposta de cada vinheta. As vinhetas que não possuíram o número satisfatório de itens foram excluídas. A EASI foi então refeita, com 29 vinhetas, cada uma com seis opções de resposta que foi utilizada no segundo estudo. O primeiro estudo investigou evidências de validade por processo de resposta enquanto o segundo estudo buscou evidências de validade de estrutura interna, através da análise fatorial nominal dos itens. A Escala apresentou 13 itens com qualidades psicométricas satisfatórias. Assim sendo a EASI demostrou evidências de estrutura interna fatorial nominal, assim auxiliando na avaliação da autorregulação socioemocional infantil.Socioemotional self-regulation is essential for healthy child development. However, there are no validated tests in our country to assess these dimensions. Therefore, the aim of this study was to build and search for evidence of precision and accuracy of the Child Socioemotional Scale (EASI). The research was divided into two: the first study sought evidence based on the response process of the EAESI scale and the second investigated evidence of studies of the internal structure and precision of this scale. The participants in the first study were 40 children aged 8 to 12 years old, eight from each age group, 4 men and 4 women, from public and private schools. The second sample consisted of 122 students, aged 8 to 12 years, also from public and private schools. EASI's response items were constructed through the children's response process as 40 vignettes. The responses were transcribed to form the response items for each vignette. Vignettes that did not have a satisfactory number of items were excluded. The EASI was then redone, with 29 vignettes, each with six answer options that was used in the second study. The first study investigated evidence of validation by response process while the second study looked for evidence of internal validation, through the nominal factor analysis of the items. The Scale presented 13 items with satisfactory psychometric qualities. Therefore, being an EASI, it demonstrated evidence of anominal internal factorial structure, thus assisting in the assessment of children's socioemotional self-regulation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPUC-CampinasAvaliação psicológicaCompetências socioemocionaisAutorregulaçãoCriançaPsychological assessmentSocio-emotional competencesSelf-regulationChildrenEscala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricasChildren's Socioemotional Self-Regulation Scale: Construction and Analysis of Psychometric Qualitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Nakano, Tatiana de Cássia,Noronha, Ana Paula Porto80920498707809856828140799795494CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Cintia_CM.pdf.pdfccv_ppgpsico_me_Cintia_CM.pdf.pdfapplication/pdf1682728http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15773/1/ccv_ppgpsico_me_Cintia_CM.pdf.pdf623626bafb12599fe30f13b318b7168dMD51123456789/157732023-02-16 10:31:26.256oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-02-16T12:31:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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