Os sentidos subjetivos de adolescentes com câncer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15885 |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado de um estudo qualitativo baseado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambos desenvolvidos por González Rey. O principal objetivo desse estudo foi analisar e discutir as configurações subjetivas de adolescentes portadores de câncer, enfatizando a singularidade do sujeito que adoece a partir de uma discussão complexa sobre o processo saúde-doença. O trabalho foi desenvolvido com quatro estudos de caso com adolescentes de 13 a 19 anos de ambos os sexos, e que estavam hospedados numa Casa de Apoio. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a dinâmica conversacional e o complemento de frases. A discussão do nosso trabalho foi realizada por meio de uma análise construtivo-interpretativa das zonas de sentidos elaboradas para cada estudo de caso. Nessas zonas de sentidos observamos alguns elementos comuns, tais como: as representações sociais do câncer, o impacto do diagnóstico, as relações sociais e familiares, as transformações do corpo decorrentes dos efeitos colaterais do tratamento e a interferência da rotina hospitalar na vida do adolescente. Como resultados pôde-se concluir que a produção subjetiva de cada adolescente é peculiar à sua história de vida, à cultura, valores e hábitos, além do contexto atual. Portanto, os sentidos subjetivos dos adolescentes portadores de câncer não estavam limitados ao espaço simbólico da adolescência ou do câncer, mas integravam sentidos subjetivos constituídos em outras esferas da vida desse adolescente. Dessa forma, nosso estudo vem apresentar a importância do resgate da singularidade do sujeito que adoece, tanto na intervenção médica, no acompanhamento psicológico e também no desenvolvimento de estudos científicos. Além disso, foi mediante a valorização da singularidade que foi possível desenvolver a categoria pesquisa-terapia que se refere ao espaço inter-relacional gerado entre a pesquisadora e adolescente, que não se limitou somente ao desenvolvimento da pesquisa, mas possibilitou o vínculo afetivo e acolhimento psicoterapêutico dos jovens participantes desse estudo. |
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Silva, Giselle de FátimaPontifícia Universidade Católica de CampinasAmatuzzi, Mauro Martins2022-02-16T18:58:12Z2022-02-16T18:58:12Z2008-02-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158857805362645378873Esta dissertação é o resultado de um estudo qualitativo baseado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambos desenvolvidos por González Rey. O principal objetivo desse estudo foi analisar e discutir as configurações subjetivas de adolescentes portadores de câncer, enfatizando a singularidade do sujeito que adoece a partir de uma discussão complexa sobre o processo saúde-doença. O trabalho foi desenvolvido com quatro estudos de caso com adolescentes de 13 a 19 anos de ambos os sexos, e que estavam hospedados numa Casa de Apoio. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a dinâmica conversacional e o complemento de frases. A discussão do nosso trabalho foi realizada por meio de uma análise construtivo-interpretativa das zonas de sentidos elaboradas para cada estudo de caso. Nessas zonas de sentidos observamos alguns elementos comuns, tais como: as representações sociais do câncer, o impacto do diagnóstico, as relações sociais e familiares, as transformações do corpo decorrentes dos efeitos colaterais do tratamento e a interferência da rotina hospitalar na vida do adolescente. Como resultados pôde-se concluir que a produção subjetiva de cada adolescente é peculiar à sua história de vida, à cultura, valores e hábitos, além do contexto atual. Portanto, os sentidos subjetivos dos adolescentes portadores de câncer não estavam limitados ao espaço simbólico da adolescência ou do câncer, mas integravam sentidos subjetivos constituídos em outras esferas da vida desse adolescente. Dessa forma, nosso estudo vem apresentar a importância do resgate da singularidade do sujeito que adoece, tanto na intervenção médica, no acompanhamento psicológico e também no desenvolvimento de estudos científicos. Além disso, foi mediante a valorização da singularidade que foi possível desenvolver a categoria pesquisa-terapia que se refere ao espaço inter-relacional gerado entre a pesquisadora e adolescente, que não se limitou somente ao desenvolvimento da pesquisa, mas possibilitou o vínculo afetivo e acolhimento psicoterapêutico dos jovens participantes desse estudo.This paper is the result of a qualitative study based on the Subjectivity Theory and the Qualitative Epistemology, both developed by Gonzalez Rey. Mainly, it aims at analyzing and discussing subjectivity configurations of adolescents with cancer. It focuses on the singularity of the subject who falls ill and it is based on a complex discussion on the healthdisease process. The research was developed from four case-studies with 13-19-year-old adolescents who were in a support house. As the research instrument, we used the conversational dynamic and the phrasal complement. The discussion in this paper was made and elaborated for each case-study using a constructive-interpretative analysis on the sense zones. In them we see some common elements as: social representations of cancer, the impact of the diagnostic, the familiar and social relations, body transformations as a result of the treatment s collateral effects, and the interference of the nosocomial routine in an adolescent life. It can be concluded, as a result, that each adolescent s subjective production is unique to his/her life history, culture, values and habits, and the actual context. Therefore, the adolescent s production of subjective senses of cancer weren t limited to the symbolic space of the adolescence or the cancer. They integrated subjective senses constituted in other of his/her life spheres. Our study presents the importance of rescuing the singularity of the subject with cancer in the medical intervention as well as in the psychological support and in the development of scientific studies. Even more, it was due to the valorization of the singularity that was possible to develop the category of research-therapy. It refers to an inter-relational space generated between the researcher and the adolescent, and which wasn t restricted only to the research development, but allowed the affective attachment and the psychotherapeutic acceptance with this research s young participants.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinassubjetividade e cânceradolescênciasentidos subjetivospsicooncologiasubjective and canceradolescencesubjective sensespsycho-oncologyOs sentidos subjetivos de adolescentes com câncerThe subjective senses of adolescents with cancerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4753420822745799Rey, Fernando Luís GonzálezBrandão, Silvana Cardoso83178203867296462289485864239817CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Giselle_FS.pdfccv_ppgpsico_me_Giselle_FS.pdfapplication/pdf745663http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15885/1/ccv_ppgpsico_me_Giselle_FS.pdf43f664bbb60ade1271dcd9702787df9bMD51123456789/158852022-09-02 11:36:15.991oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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