Frequência alimentar e avaliação nutricional de escolares matriculados no 4º e 5º ano da rede estadual de ensino da cidade de Americana (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordon, Stephanie
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16340
Resumo: Os hábitos alimentares e o estado nutricional apresentados durante a adolescência são decisivos para a situação de saúde do indivíduo. Neste contexto este trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico alimentar e avaliação nutricional de escolares de 4º a 5º ano matriculados em escolas Estaduais de Americana/SP. Estudo transversal com 703 adolescentes pertencentes a 11 escolas da cidade, sendo 58% do sexo feminino e 42% do sexo masculino. Coleta de dados realizada dentro do ambiente escolar com a autorização dos responsáveis pelos estudantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e com a aceitação dos próprios estudantes, com a assinatura do Termo de Assentimento. Avaliação nutricional foi feita a partir da tomada de medidas de peso e altura. A avaliação socioeconômica foi realizada a partir de um questionário validado. Já a avaliação de frequência de consumo se deu a partir de um questionário validado e com base nos “Dez passos para uma alimentação saudável”. Foi realizada análise exploratória dos dados através de estatísticas descritivas (média, desvio padrão) e construção de gráficos. A correlação entre os hábitos alimentares e a pontuação da classe social foi avaliada através do coeficiente de Spearman. A correlação entre os hábitos alimentares e classificação da classe social foi avaliada através do teste de Kruskal-Wallis seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn. O teste de Mann-Whitney foi usado para avaliar diferenças na pontuação da classe social em relação às refeições realizadas ao longo do dia. Já o teste Qui-Quadrado ou exato de Fisher foi usado quando a classe social foi estudada em sua forma categórica. Observou-se que os alimentos mais consumidos num total de sete dias foram o arroz e o feijão, com médias de consumo iguais a 6,67 ± 1,20 e 5,81 ± 2,27, respectivamente. Já os alimentos menos consumidos foram o ovo (1,82 ± 2,20), o macarrão (1,86 ± 1,84) e os legumes (2,00 ± 2,22). No que diz respeito às classes-sociais, observou-se maior número de adolescentes pertencentes às classes C1 (40%), B2 (26%) e C2 (22%), o que representou 88% da amostra total. O jantar (98%) e o almoço (97,87%) foram as refeições mais consumidas, sendo que independente da classe social, a maioria dos adolescentes apresentaram o hábito de fazer todas as refeições do dia. O maior consumo de carne (4,7 ± 2,5), salada (3,5 ± 2,6) e frutas (4,5 ± 2,6) foi feito pelas meninas, quando comparado ao consumo dos meninos que foi de 4,2 ± 2,5; 2,8 ± 2,5 e 4,0 ± 2,5, respectivamente. Os meninos apresentaram o hábito de comer mais hambúrguer (2,9 ± 2,4). Quase a totalidade da amostra (97%) apresentou estatura adequada para idade e os meninos apresentaram-se com mais sobrepeso e obesidade (41,81%) que as meninas (34,17%). No que diz respeito à avaliação nutricional através do IMC/ idade, verificou-se que 59,17% da amostra total encontram-se eutróficos e 38% com sobrepeso e obesidade. Conclui-se que aproximadamente 40% da população estudada apresentou sobrepeso e obesidade, desta forma, ações que estimulem a perda de peso e hábitos de vida saudáveis são fundamentais na população estudada a fim de se evitar agravos futuros.
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spelling Bordon, StephaniePontifícia Universidade Católica de CampinasSrebernich, Silvana Mariana2022-02-18T15:52:43Z2022-02-18T15:52:43Z2016-12-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163409,92393220598724E+015Os hábitos alimentares e o estado nutricional apresentados durante a adolescência são decisivos para a situação de saúde do indivíduo. Neste contexto este trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico alimentar e avaliação nutricional de escolares de 4º a 5º ano matriculados em escolas Estaduais de Americana/SP. Estudo transversal com 703 adolescentes pertencentes a 11 escolas da cidade, sendo 58% do sexo feminino e 42% do sexo masculino. Coleta de dados realizada dentro do ambiente escolar com a autorização dos responsáveis pelos estudantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e com a aceitação dos próprios estudantes, com a assinatura do Termo de Assentimento. Avaliação nutricional foi feita a partir da tomada de medidas de peso e altura. A avaliação socioeconômica foi realizada a partir de um questionário validado. Já a avaliação de frequência de consumo se deu a partir de um questionário validado e com base nos “Dez passos para uma alimentação saudável”. Foi realizada análise exploratória dos dados através de estatísticas descritivas (média, desvio padrão) e construção de gráficos. A correlação entre os hábitos alimentares e a pontuação da classe social foi avaliada através do coeficiente de Spearman. A correlação entre os hábitos alimentares e classificação da classe social foi avaliada através do teste de Kruskal-Wallis seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn. O teste de Mann-Whitney foi usado para avaliar diferenças na pontuação da classe social em relação às refeições realizadas ao longo do dia. Já o teste Qui-Quadrado ou exato de Fisher foi usado quando a classe social foi estudada em sua forma categórica. Observou-se que os alimentos mais consumidos num total de sete dias foram o arroz e o feijão, com médias de consumo iguais a 6,67 ± 1,20 e 5,81 ± 2,27, respectivamente. Já os alimentos menos consumidos foram o ovo (1,82 ± 2,20), o macarrão (1,86 ± 1,84) e os legumes (2,00 ± 2,22). No que diz respeito às classes-sociais, observou-se maior número de adolescentes pertencentes às classes C1 (40%), B2 (26%) e C2 (22%), o que representou 88% da amostra total. O jantar (98%) e o almoço (97,87%) foram as refeições mais consumidas, sendo que independente da classe social, a maioria dos adolescentes apresentaram o hábito de fazer todas as refeições do dia. O maior consumo de carne (4,7 ± 2,5), salada (3,5 ± 2,6) e frutas (4,5 ± 2,6) foi feito pelas meninas, quando comparado ao consumo dos meninos que foi de 4,2 ± 2,5; 2,8 ± 2,5 e 4,0 ± 2,5, respectivamente. Os meninos apresentaram o hábito de comer mais hambúrguer (2,9 ± 2,4). Quase a totalidade da amostra (97%) apresentou estatura adequada para idade e os meninos apresentaram-se com mais sobrepeso e obesidade (41,81%) que as meninas (34,17%). No que diz respeito à avaliação nutricional através do IMC/ idade, verificou-se que 59,17% da amostra total encontram-se eutróficos e 38% com sobrepeso e obesidade. Conclui-se que aproximadamente 40% da população estudada apresentou sobrepeso e obesidade, desta forma, ações que estimulem a perda de peso e hábitos de vida saudáveis são fundamentais na população estudada a fim de se evitar agravos futuros.Dietary habits and nutritional status presented during adolescence are critical to the health situation and the individual well-being over the years. In this context, this research aims to achieve food and nutritional diagnostic evaluation of students, from 4 to 5 years enrolled in state schools in the city of Americana / SP. Cross-sectional study of 703 adolescents, being them 58% female and 42% male. Data collection was carried out within the school environment with the permission of those responsible for students by signing the Informed Consent and acceptance of the students themselves, which signed the Consent Agreement. Nutritional assessment was given from taking weight and height measurements. The socio-economic assessment is made from a validated questionnaire called Criteria Rating Socioeconomic Brazil. Already the assessment of consumption frequency occurred from a validated questionnaire and based on the "Ten steps to healthy eating" the Ministry of Health. Exploratory data analysis was performed using descriptive statistics (meaning, standard deviation, minimum, median, maximum, frequency and percentage) and building graphics. The correlation between eating habits and the score of the class was assessed using the Spearman coefficient. The correlation between eating habits and classification of social class was assessed using the Kruskal-Wallis test followed by the Dunn multiple comparison test. The Mann-Whitney test was used to assess differences in score class performed in relation to meals during the day. But the chi-square or Fisher's exact test was used when the class was studied in a categorical manner. It was observed that the most consumed food were rice and beans, with average consumption equal to 6.67 ± 1.20 and 5.81 ± 2.27, respectively. Food products consumed less were eggs (1.82 ± 2.20), pasta (1.86 ± 1.84) and vegetables (2.00 ± 2.22). Regarding the social-class, it was identified a larger number of adolescents belonging to the class C1 (40.00%), B2 (26%) and C2 (22%), which represented 88% of the total sample. There was no statistically significant association between eating habits and social class. Dinner (98.00%) and lunch (97.87%) were the most consumed meals, and regardless of social class, most teenagers have the habit of doing all meals of the day. The higher consumption of meat (4.7 ± 2.5), salad (3.5 ± 2.6) and fruit (4.5 ± 2.6) were given by the girls, when compared to the consumption of the boys who were , 4.2 ± 2.5; 2.8 ± 2.5 and 4.0 ± 2.5 respectively. The boys had a habit of eating more hamburger (2.9 ± 2.4). Almost the entire sample (97.00%) had adequate height for age and the boys presented higher overweight and obesity (41.81%) than girls (34.17%). Regarding nutritional assessment through the BMI/age, it was found that 59.17% of the sample are normal and 38.00% overweight and obese. We conclude that almost 40% of the studied population was overweight and obese, in this way, actions that encourage weight loss and healthy living habits are fundamental in this study population in order to prevent future injuries.porPUC-Campinasadolescenteavaliação nutricionalcomportamento alimentarconsumo de alimentosadolescentnutrition assessmentfeeding behaviorfood consumptionFrequência alimentar e avaliação nutricional de escolares matriculados no 4º e 5º ano da rede estadual de ensino da cidade de Americana (SP)Food frequency and school registered nutritional assesment for the 4th and 5th grade from the Public Educational System of Americana city (SP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8189703958944564Hessel, GabrielTedrus, Gloria Maria Almeida Souza97969119025000136419385508557772CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeORIGINALccv_ppgcs_me_Stephanie_B.pdfccv_ppgcs_me_Stephanie_B.pdfapplication/pdf1732368http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16340/1/ccv_ppgcs_me_Stephanie_B.pdf1a57892011d55e77375235a2764af81cMD51123456789/163402022-10-17 15:01:54.138oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-17T17:01:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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