Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação. |
id |
PCAM_ae9ce94ccfd359b57bb0589c7c500353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15712 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Zia, Katia PanfietePontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:41:47Z2022-02-16T18:41:47Z2012-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157124560096903994381Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.This research aimed to investigate psychoanalytically the collective imagination of inclusive educators about being a teacher nowadays, given the importance of this professional in the execution of the inclusive process. We conducted four group interviews for approaching collective personhood, in which participated eleven teachers from a public institution for special education support. Affiliated to intersubjective psychoanalysis, we used Winnicott's spontaneous theater to facilitate emotional communication. We recorded the clinical event through psychoanalytic narratives, whose approach enabled the interpretative production of a field of affective-emotional meaning, called "the last straw". This is organized around the belief in that "being a teacher" is to suffer due to increasing requests to assume tasks beyond their responsibilities. In this context, school inclusion is not specifically discussed, being confounded with one of the various requirements imposed to teachers. Work-related suffering is translated as impotence and incapability of perceiving a broader social and political horizon that forges, in a perverse way, the precarious working conditions in education.porPUC-Campinasimaginário coletivopesquisa psicanalíticaeducadoresinclusão escolarprevençãointervenção psicológicacollective imaginarypsychoanalytic researcheducatorsschool inclusionpsychological preventioninterventionGota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão"The Last Straw": collective imagination of inclusive educators about being a teacher in times of inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Souza, Vera Lúcia Trevisan deCury, Vera EnglerRibeiro, Diana Pancini de Sá AntunesCamps, Christiane Isabelle Couve de Murville6876954243774464341430834380948062610357869769745631003669090848CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdfccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdfapplication/pdf1340295http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15712/1/ccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdf0e7e752009d95213a652f1a7ce27fdd3MD51123456789/157122022-09-02 11:36:57.838oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
"The Last Straw": collective imagination of inclusive educators about being a teacher in times of inclusion |
title |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
spellingShingle |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão Zia, Katia Panfiete imaginário coletivo pesquisa psicanalítica educadores inclusão escolar prevenção intervenção psicológica collective imaginary psychoanalytic research educators school inclusion psychological prevention intervention |
title_short |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
title_full |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
title_fullStr |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
title_full_unstemmed |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
title_sort |
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão |
author |
Zia, Katia Panfiete |
author_facet |
Zia, Katia Panfiete |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zia, Katia Panfiete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello |
contributor_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imaginário coletivo pesquisa psicanalítica educadores inclusão escolar prevenção intervenção psicológica collective imaginary psychoanalytic research educators school inclusion psychological prevention intervention |
topic |
imaginário coletivo pesquisa psicanalítica educadores inclusão escolar prevenção intervenção psicológica collective imaginary psychoanalytic research educators school inclusion psychological prevention intervention |
description |
Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:41:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:41:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
4560096903994381 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712 |
identifier_str_mv |
4560096903994381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15712/1/ccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e7e752009d95213a652f1a7ce27fdd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790735615295488 |