O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Renata Costa de Toledo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15655
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiências emergem a partir de dois campos psicológicos não conscientes: deficiência como sofrimento humano e deficiência como problema técnico . A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, enquanto o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas. Este quadro nos permite concluir que o processo de formação de profissionais eticamente capazes de respeitar e valorizar a diversidade humana requer, além da transmissão de conhecimentos específicos, uma atenção especializada, voltada para as ressonâncias afetivo-emocionais que o contato com a questão da deficiência e com pessoas deficientes parece provocar.
id PCAM_af081d481af583cf010fdcef5eea792d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15655
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Russo, Renata Costa de ToledoPontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:40:17Z2022-02-16T18:40:17Z2008-02-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156557476620258257117O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiências emergem a partir de dois campos psicológicos não conscientes: deficiência como sofrimento humano e deficiência como problema técnico . A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, enquanto o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas. Este quadro nos permite concluir que o processo de formação de profissionais eticamente capazes de respeitar e valorizar a diversidade humana requer, além da transmissão de conhecimentos específicos, uma atenção especializada, voltada para as ressonâncias afetivo-emocionais que o contato com a questão da deficiência e com pessoas deficientes parece provocar.The present work investigates the collective imaginary of Physical Education students about disabled people. It articulates methodologically on the use of the Thematic Drawing-and Story Telling Procedure to a collective approach of a class of thirty students. The obtained material was analyzed from a psychoanalytical perspective in light of the Theory of Fields. We verified that the conceptions of the students about disabilities arise from two non-conscious psychological fields: disability as human suffering and disability as a technical problem . In our view, the first field relates to the possibility of assuming sensitive and caring approaches when facing the disability issue, while the latter expresses the action of defensive strategies to deny the importance of the affective-emotional dimensions related to the suffering, turning the disabled person into an object of essentially technical actions. This picture lead us to conclude that the process of formation of professionals ethically capable of respecting and valuing human diversity requires, besides specific knowledge, diferentiate attention, focusing on the affective-emotional resonances that the contact with the issue of disability and with disabled people appears to provoke.porPUC-Campinasdeficiênciasformação em educação físicaimaginário coletivoprocedimento desenho-estória com temadisabilityformation in physical educationcollective imaginarythematic drawing-and-story procedureO imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiênciaThe collective imaginary of Physical Education students about disabled peopleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Presoto, DanielCaiado, Katia Regina MorenoGaio, Roberta CortezGranato, Tania Mara Marques7090792977175547080377828088394924102313159303250103267726544713CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Renata_CTR.pdfccv_ppgpsico_dr_Renata_CTR.pdfapplication/pdf2193507http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15655/1/ccv_ppgpsico_dr_Renata_CTR.pdf8e5b9144bad3617897d2d6a6d99caf73MD51123456789/156552022-09-02 11:36:52.932oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The collective imaginary of Physical Education students about disabled people
title O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
spellingShingle O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
Russo, Renata Costa de Toledo
deficiências
formação em educação física
imaginário coletivo
procedimento desenho-estória com tema
disability
formation in physical education
collective imaginary
thematic drawing-and-story procedure
title_short O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
title_full O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
title_fullStr O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
title_full_unstemmed O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
title_sort O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
author Russo, Renata Costa de Toledo
author_facet Russo, Renata Costa de Toledo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Renata Costa de Toledo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
contributor_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv deficiências
formação em educação física
imaginário coletivo
procedimento desenho-estória com tema
disability
formation in physical education
collective imaginary
thematic drawing-and-story procedure
topic deficiências
formação em educação física
imaginário coletivo
procedimento desenho-estória com tema
disability
formation in physical education
collective imaginary
thematic drawing-and-story procedure
description O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiências emergem a partir de dois campos psicológicos não conscientes: deficiência como sofrimento humano e deficiência como problema técnico . A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, enquanto o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas. Este quadro nos permite concluir que o processo de formação de profissionais eticamente capazes de respeitar e valorizar a diversidade humana requer, além da transmissão de conhecimentos específicos, uma atenção especializada, voltada para as ressonâncias afetivo-emocionais que o contato com a questão da deficiência e com pessoas deficientes parece provocar.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15655
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7476620258257117
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15655
identifier_str_mv 7476620258257117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15655/1/ccv_ppgpsico_dr_Renata_CTR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e5b9144bad3617897d2d6a6d99caf73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790722407432192