Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Vera Lúcia Della Torre de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15491
Resumo: Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São Paulo em Campinas após o desenvolvimento de um processo de educação continuada, inserido no PDE-Programa de Desenvolvimento Educacional, cujo foco foi a avaliação formativa. Contou-se com a participação de 14 sujeitos. O método adotado para o desenvolvimento dessa análise fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicação de dois questionários e pesquisa documental A justificativa pelo tema apóia-se no reconhecimento da necessidade de intensificar os debates e pesquisas sobre a avaliação segundo a visão da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, cujo enfoque educacional introduzido nos três níveis de ensino do sistema educacional brasileiro privilegia a avaliação formativa, contínua, sem caráter classificatório. O texto apresenta um histórico da criação e expansão do SENAC no contexto da educação brasileira, focando a avaliação em diferentes tendências pedagógicas. É abordada a avaliação no SENAC-São Paulo e, particularmente, no PDE. São discutidas as teorias pedagógicas/psicológicas que embasam a avaliação formativa e suas relações com a educação brasileira. Na análise das respostas dos sujeitos da pesquisa observou-se que o PDE provocou reflexões e mudanças de atitude dos docentes e identificou problemas e perspectivas de um processo de formação continuada com foco na avaliação formativa.
id PCAM_af6cd5d114a22b1d2f0af093d10cfbcb
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15491
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Moraes, Vera Lúcia Della Torre dePontifícia Universidade Católica de CampinasLopes, Jairo de Araujo2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2005-07-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154910596929154592778Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São Paulo em Campinas após o desenvolvimento de um processo de educação continuada, inserido no PDE-Programa de Desenvolvimento Educacional, cujo foco foi a avaliação formativa. Contou-se com a participação de 14 sujeitos. O método adotado para o desenvolvimento dessa análise fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicação de dois questionários e pesquisa documental A justificativa pelo tema apóia-se no reconhecimento da necessidade de intensificar os debates e pesquisas sobre a avaliação segundo a visão da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, cujo enfoque educacional introduzido nos três níveis de ensino do sistema educacional brasileiro privilegia a avaliação formativa, contínua, sem caráter classificatório. O texto apresenta um histórico da criação e expansão do SENAC no contexto da educação brasileira, focando a avaliação em diferentes tendências pedagógicas. É abordada a avaliação no SENAC-São Paulo e, particularmente, no PDE. São discutidas as teorias pedagógicas/psicológicas que embasam a avaliação formativa e suas relações com a educação brasileira. Na análise das respostas dos sujeitos da pesquisa observou-se que o PDE provocou reflexões e mudanças de atitude dos docentes e identificou problemas e perspectivas de um processo de formação continuada com foco na avaliação formativa.This paper, included in the Research Line University, Teaching and Teacher Education, aims at identifying and analyzing the changes in conception and attitudes occurred with teachers from technical courses at SENAC-São Paulo in Campinas after the development of a continuous education process within PDE - Program of Educational Development, whose focus was the formative evaluation. Fourteen teachers were the subjects of this study. The methodology was based on the qualitative approach, with application of two questionnaires and documental research. The choice of the theme was based on the recognition of the need to intensify debates and research about evaluation according to the new National Education Law (LDB), no. 9394 from 1996, whose educational focus, introduced in the three teaching levels of the Brazilian educational system, favors continuous and formative evaluation, which has no qualifying approach. This paper describes the creation and expansion of SENAC within the Brazilian educational context, focusing on evaluation as regard to different pedagogical tendencies. The evaluation at SENAC-São Paulo and, specifically, in PDE is discussed. The pedagogical/psychological theories that lay the basis of the formative evaluation and their relationship with the Brazilian education are analyzed. Data analysis has shown PDE fostered reflections and changes in teachers' attitude and identified problems and perspectives of a continuous education process with focus on the formative evaluation.porPUC-Campinasformação continuada de professoresensino técnicoavaliação formativacontinuous teacher educationtechnical teachingformative evaluationAvaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professoresFormative Evaluation: a study of conceptions in the process of continuous teacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4244247989810231Rossi, Vera Lucia Sabongi deSordi, Mara Regina Lemes de67510126322263756737123125852473CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Vera_LDTM.pdfcchsa_ppgedu_me_Vera_LDTM.pdfapplication/pdf948851http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15491/1/cchsa_ppgedu_me_Vera_LDTM.pdff2c9b3ce0fcc53e1e863f1f735d3eb48MD51123456789/154912022-09-02 11:36:29.339oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Formative Evaluation: a study of conceptions in the process of continuous teacher education
title Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
spellingShingle Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
Moraes, Vera Lúcia Della Torre de
formação continuada de professores
ensino técnico
avaliação formativa
continuous teacher education
technical teaching
formative evaluation
title_short Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
title_full Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
title_fullStr Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
title_full_unstemmed Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
title_sort Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
author Moraes, Vera Lúcia Della Torre de
author_facet Moraes, Vera Lúcia Della Torre de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Vera Lúcia Della Torre de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
contributor_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores
ensino técnico
avaliação formativa
continuous teacher education
technical teaching
formative evaluation
topic formação continuada de professores
ensino técnico
avaliação formativa
continuous teacher education
technical teaching
formative evaluation
description Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São Paulo em Campinas após o desenvolvimento de um processo de educação continuada, inserido no PDE-Programa de Desenvolvimento Educacional, cujo foco foi a avaliação formativa. Contou-se com a participação de 14 sujeitos. O método adotado para o desenvolvimento dessa análise fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicação de dois questionários e pesquisa documental A justificativa pelo tema apóia-se no reconhecimento da necessidade de intensificar os debates e pesquisas sobre a avaliação segundo a visão da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, cujo enfoque educacional introduzido nos três níveis de ensino do sistema educacional brasileiro privilegia a avaliação formativa, contínua, sem caráter classificatório. O texto apresenta um histórico da criação e expansão do SENAC no contexto da educação brasileira, focando a avaliação em diferentes tendências pedagógicas. É abordada a avaliação no SENAC-São Paulo e, particularmente, no PDE. São discutidas as teorias pedagógicas/psicológicas que embasam a avaliação formativa e suas relações com a educação brasileira. Na análise das respostas dos sujeitos da pesquisa observou-se que o PDE provocou reflexões e mudanças de atitude dos docentes e identificou problemas e perspectivas de um processo de formação continuada com foco na avaliação formativa.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15491
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0596929154592778
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15491
identifier_str_mv 0596929154592778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15491/1/cchsa_ppgedu_me_Vera_LDTM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2c9b3ce0fcc53e1e863f1f735d3eb48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790734037188608