Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bissaro, Andréia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15383
Resumo: O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de Pedagogia de uma Instituição Particular localizada na cidade de Campinas e os alunos da mesma Instituição, que de modo geral lecionam ou que em outro momento lecionaram na Educação Básica. Por meio da aplicação de questionários, verificamos se os sujeitos discutem com seus alunos questões que abordam o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o que se vê e o que se ouve na televisão, em especial sobre os apelos consumistas anunciados nesse meio. Constatamos que o desenvolvimento desse pensamento é de certa forma precário na prática pedagógica realizada pelos sujeitos, no entanto, eles sentem necessidades de desenvolver tais pensamentos, mas nem sempre sabem como realizar. Entendemos que a televisão e sobretudo a publicidade veiculada nesse meio, tem como propósito administrar as vontades e as decisões dos consumidores. A idéia de consumo freqüentemente veiculada pela televisão é transformada em solução para todos os problemas. Nesse contexto, a educação precisa ser envolvida numa profunda reflexão crítica na sua maneira de ver a realidade, para que assim seja possível uma mudança na forma de educar os alunos, frente a essa sociedade de consumo. Ressaltamos a importância dos professores em atentarem para a televisão e para a exacerbação do consumo instalada nessa mídia, não somente de modo a espectá-la, mas também de modo a estudá-la pedagogicamente.
id PCAM_af804bb7b73de8f0d00e6d5e7b6aafb6
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15383
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Bissaro, AndréiaPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:13:15Z2022-02-16T18:13:15Z2005-02-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153837261300238111751O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de Pedagogia de uma Instituição Particular localizada na cidade de Campinas e os alunos da mesma Instituição, que de modo geral lecionam ou que em outro momento lecionaram na Educação Básica. Por meio da aplicação de questionários, verificamos se os sujeitos discutem com seus alunos questões que abordam o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o que se vê e o que se ouve na televisão, em especial sobre os apelos consumistas anunciados nesse meio. Constatamos que o desenvolvimento desse pensamento é de certa forma precário na prática pedagógica realizada pelos sujeitos, no entanto, eles sentem necessidades de desenvolver tais pensamentos, mas nem sempre sabem como realizar. Entendemos que a televisão e sobretudo a publicidade veiculada nesse meio, tem como propósito administrar as vontades e as decisões dos consumidores. A idéia de consumo freqüentemente veiculada pela televisão é transformada em solução para todos os problemas. Nesse contexto, a educação precisa ser envolvida numa profunda reflexão crítica na sua maneira de ver a realidade, para que assim seja possível uma mudança na forma de educar os alunos, frente a essa sociedade de consumo. Ressaltamos a importância dos professores em atentarem para a televisão e para a exacerbação do consumo instalada nessa mídia, não somente de modo a espectá-la, mas também de modo a estudá-la pedagogicamente.The objective of this work, which is inserted in the research line of University, Teaching and Teacher s Formation, is to investigate teacher s educational practices. The individuals of this study are the teachers of the pedagogy course at a private institution in the city of Campinas, and the students of pedagogy of the same institution that teach or that have already taught in another moment in the primary education. By means of questionnaires, we could survey if those individuals discuss with their students about issues related with the development of a critical attitude about what can be seen or listened in the television, specially about the consumerism transmitted on this mean of communication. We could verify that the development of this attitude is deficient in the educational practices of those individuals. However, they feel the need to develop such attitude, but sometimes they do not know how to make it. We understand that television, and overall, the television advertising, have the purpose to create demand for induced wants and to influence the consumers decisions. The idea of consuming frequently transmitted by the television is transformed as the solution to all problems. In this context, the education must be enrolled in a deep critical analysis about the way to deal with reality. By doing this, it can be possible to change the way teachers educate their students, in the face of the consumerism society. We point out the importance of teachers to pay attention about the television an about the consume exacerbation transmitted on this media. Teachers must pay attention not only in the way to watch it but also in a way to study it pedagogically.porPUC-Campinasensino superiorprática pedagógicatelevisãoconsumismohigher learningeducational practicestelevisionconsumerismEnsino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivoHigher learning and television: rethinking the pedagogical practice face the television consumerisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Marafon, Maria Rosa CavalheiroCaiado, Katia Regina Moreno21927159540082100803778280883949CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Andreia_B.pdfcchsa_ppgedu_me_Andreia_B.pdfapplication/pdf348077http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15383/1/cchsa_ppgedu_me_Andreia_B.pdf03c585b74c9337e70913519e8b2ea299MD51123456789/153832022-09-02 11:36:26.06oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Higher learning and television: rethinking the pedagogical practice face the television consumerism
title Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
spellingShingle Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
Bissaro, Andréia
ensino superior
prática pedagógica
televisão
consumismo
higher learning
educational practices
television
consumerism
title_short Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
title_full Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
title_fullStr Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
title_full_unstemmed Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
title_sort Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
author Bissaro, Andréia
author_facet Bissaro, Andréia
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bissaro, Andréia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
prática pedagógica
televisão
consumismo
higher learning
educational practices
television
consumerism
topic ensino superior
prática pedagógica
televisão
consumismo
higher learning
educational practices
television
consumerism
description O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de Pedagogia de uma Instituição Particular localizada na cidade de Campinas e os alunos da mesma Instituição, que de modo geral lecionam ou que em outro momento lecionaram na Educação Básica. Por meio da aplicação de questionários, verificamos se os sujeitos discutem com seus alunos questões que abordam o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o que se vê e o que se ouve na televisão, em especial sobre os apelos consumistas anunciados nesse meio. Constatamos que o desenvolvimento desse pensamento é de certa forma precário na prática pedagógica realizada pelos sujeitos, no entanto, eles sentem necessidades de desenvolver tais pensamentos, mas nem sempre sabem como realizar. Entendemos que a televisão e sobretudo a publicidade veiculada nesse meio, tem como propósito administrar as vontades e as decisões dos consumidores. A idéia de consumo freqüentemente veiculada pela televisão é transformada em solução para todos os problemas. Nesse contexto, a educação precisa ser envolvida numa profunda reflexão crítica na sua maneira de ver a realidade, para que assim seja possível uma mudança na forma de educar os alunos, frente a essa sociedade de consumo. Ressaltamos a importância dos professores em atentarem para a televisão e para a exacerbação do consumo instalada nessa mídia, não somente de modo a espectá-la, mas também de modo a estudá-la pedagogicamente.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15383
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7261300238111751
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15383
identifier_str_mv 7261300238111751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15383/1/cchsa_ppgedu_me_Andreia_B.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03c585b74c9337e70913519e8b2ea299
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723757998080