O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sawaya, Cristiane Maria Franzini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15379
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância que atribuem à relação do brincar e da afetividade com o objeto de conhecimento. Nesse sentido, a problemática que envolve este estudo busca identificar as contribuições da relação do brincar e da afetividade na formação dos professores de educação infantil como aspecto fundamental e facilitador da educação da criança na escola. Diante de tal problema compreendo que a formação do educador passa pela articulação teórico-prática no desenvolvimento de sua prática pedagógica, pois só assim se produz o conhecimento que dá origem e que explica a realidade. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa pauta-se, principalmente, nos estudos de Wallon, Vygotsky, uma vez que ambos, em linhas gerais, buscam identificar a presença da afetividade na relação professor-aluno e as influências desta no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é realizada com fundamentos na concepção histórico crítico de educação, ou seja, a axiologia da práxis. A metodologia constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação sistemática de suas salas de aula. Para analisar o material empírico, foram construídas três categorias de análise: concepção de criança, conceito de afetividade e do brincar e a relação teoria-prática. Como resultados finais, apontamos para a necessidade de se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir do brincar e do afetivo e de forma fundamentada, e articular teoria e prática, realizando um trabalho que supere toda forma de fragmentação ou de mera transmissão de informações acríticas. Aqui situa-se a relevância deste estudo.
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Diante de tal problema compreendo que a formação do educador passa pela articulação teórico-prática no desenvolvimento de sua prática pedagógica, pois só assim se produz o conhecimento que dá origem e que explica a realidade. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa pauta-se, principalmente, nos estudos de Wallon, Vygotsky, uma vez que ambos, em linhas gerais, buscam identificar a presença da afetividade na relação professor-aluno e as influências desta no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é realizada com fundamentos na concepção histórico crítico de educação, ou seja, a axiologia da práxis. A metodologia constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação sistemática de suas salas de aula. Para analisar o material empírico, foram construídas três categorias de análise: concepção de criança, conceito de afetividade e do brincar e a relação teoria-prática. Como resultados finais, apontamos para a necessidade de se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir do brincar e do afetivo e de forma fundamentada, e articular teoria e prática, realizando um trabalho que supere toda forma de fragmentação ou de mera transmissão de informações acríticas. Aqui situa-se a relevância deste estudo.This study aims to examine the role of affection and play in the education of children of early childhood education, focusing on the character of the theoretical and practical training for teachers regarding the importance they attach to the relationship of play and affection with the object of knowledge. In this sense, the problem involves the study seeks to identify the contributions of the relationship of play and affection in the training of teachers in early childhood education as a fundamental aspect of education and facilitator of the child in school. Faced with this issue understand that the training of educators is the theoretical-practical articulation in the development of their pedagogical practice, because only then is the knowledge that produces results and explaining the reality. The theoretical framework that supports this research agenda is, especially in studies of Wallon, Vygotsky, since both, in general, seek to identify the presence of affection in the teacher-student and the influences of the teaching-learning process. The search is performed based on the design critical history of education, ie axiological of praxis. The methodology consisted of a qualitative research study together a bibliography on the subject, interviews with professionals in the field of Child Education and systematic observation of their classrooms. To analyze the empirical material, were constructed three categories of analysis: development of children, affection and the concept of play and the theory-practice. As final results point to the need to think about pedagogical work in Education from the Children's play and the emotional and reasoned manner, and articulate theory and practice, performing a work that surpasses every form of fragmentation or the mere transmission of information uncritical. Here is located the relevance of this study.porPUC-Campinaseducação infantilformação docentebrincarafetividadechild educationteacher trainingaffectivityplayfulO brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Cruz, Maria Nazaré daRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da21170412932530975277455644761315CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Cristiane_MFS.pdfcchsa_ppgedu_me_Cristiane_MFS.pdfapplication/pdf705473http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15379/1/cchsa_ppgedu_me_Cristiane_MFS.pdf561dda73895db6eac7513aa4b6c6dac5MD51123456789/153792022-09-02 11:36:25.895oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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