Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Paulo Evangelista
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15859
Resumo: Compreensão do funcionamento de um grupo de crianças, através da aplicação da técnica grupo de psicodiagnóstico (Kaës & Anzieu, 1989), onde levantamos a hipótese do uso da música como facilitadora das expressões emocionais. Foi formado um grupo de dez crianças, com idades entre dez e onze anos, misto, homogêneo e fechado, com a mesma queixa, selecionados conforme seu interesse na participação e a partir da técnica de entrevista semidirigida de Bleger (1993). São freqüentadores do projeto Recriança, do Instituto Esperança em Valinhos-SP, que os acolhe no período oposto ao escolar, desenvolvendo um trabalho preventivo através da educação informal. Foram realizadas doze sessões de sessenta minutos, três vezes por semana durante um mês, onde foram utilizados instrumentos musicais percussivos como incentivo à realização da tarefa musical e um gravador de som para auxiliar nas transcrições dos encontros. A análise do conteúdo se deu através da técnica de Mathieu (1967) utilizada em pesquisas de cunho qualitativo, que ultrapassa a simples descrição dos conteúdos com a aplicação de inferências que possibilitam uma interpretação aprofundada, a qual foi realizada por dois psicólogos com conhecimento de psicanálise de grupo. Concluímos que a música foi facilitadora da técnica de grupo psicodiagnóstico fazendo com que as crianças expressassem seus sentimentos e se conscientizassem deles, que atingissem o sentimento de pertinência grupal, que elaborassem suas inibições, que ampliassem sua capacidade de sociabilidade, que fortificassem seu ego, sendo possível realizar seu psicodiagnóstico.
id PCAM_b6f2bcc39af4f5d757a2c9a8eb9f3a23
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15859
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Carvalho, João Paulo EvangelistaPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:57:50Z2022-02-16T18:57:50Z2008-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158593768468650649594Compreensão do funcionamento de um grupo de crianças, através da aplicação da técnica grupo de psicodiagnóstico (Kaës & Anzieu, 1989), onde levantamos a hipótese do uso da música como facilitadora das expressões emocionais. Foi formado um grupo de dez crianças, com idades entre dez e onze anos, misto, homogêneo e fechado, com a mesma queixa, selecionados conforme seu interesse na participação e a partir da técnica de entrevista semidirigida de Bleger (1993). São freqüentadores do projeto Recriança, do Instituto Esperança em Valinhos-SP, que os acolhe no período oposto ao escolar, desenvolvendo um trabalho preventivo através da educação informal. Foram realizadas doze sessões de sessenta minutos, três vezes por semana durante um mês, onde foram utilizados instrumentos musicais percussivos como incentivo à realização da tarefa musical e um gravador de som para auxiliar nas transcrições dos encontros. A análise do conteúdo se deu através da técnica de Mathieu (1967) utilizada em pesquisas de cunho qualitativo, que ultrapassa a simples descrição dos conteúdos com a aplicação de inferências que possibilitam uma interpretação aprofundada, a qual foi realizada por dois psicólogos com conhecimento de psicanálise de grupo. Concluímos que a música foi facilitadora da técnica de grupo psicodiagnóstico fazendo com que as crianças expressassem seus sentimentos e se conscientizassem deles, que atingissem o sentimento de pertinência grupal, que elaborassem suas inibições, que ampliassem sua capacidade de sociabilidade, que fortificassem seu ego, sendo possível realizar seu psicodiagnóstico.Understanding the operation of a group of children through the application of the group psychodiagnosis technique (Kaës & Anzieu, 1989), where we raised the possibility to use the music as a facilitator of emotional expressions. A mixed, homogenous and closed group of ten children ages ranging from ten to eleven years, with the same complaint, was gathered and selected according to heir interest in participating in the research and as a result of the semi-directed interview technique of Bleger (1993). They regularly attend the Recriança, project of the Instituto Esperança in Valinhos-SP which hosts them after their regular school period and aims at developing a preventive work through informal education. Twelve sixty-minute sessions, three times a week, for a month were held. In those sessions, percussive musical instruments were used as a means to encourage them to accomplish the proposed musical task, a recording equipment being used to assist in the transcription of the meetings. The analysis of the content was based on the Mathieu technique (1967) as used in qualitative research - which goes beyond the mere description of the contents with the application of inferences that allow a more detailed interpretation, and which was conducted by two psychoanalysis-group expert psychologists. We conclude that music was a facilitator of the group psychodiagnosis technique in that the children could express and be self conscious about their feelings, develop a sense of belonging, be able to work on their inhibitions, increase their ability to socialize , strength their ego, which enabled to conduct their psychodiagnosis.porPUC-Campinaspsicanálise de gruposcriançasmúsicapsychoanalysis groupschildrenmusic.Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalíticoExperiences with a group of children through music: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Oliveira Junior, Jair FranklinFulgencio, Leopoldo51533478895684407198839122729741CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdfccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdfapplication/pdf624845http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15859/1/ccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdfd4baf66a7b85ca55154020f29bd6736cMD51123456789/158592022-09-02 11:36:14.652oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Experiences with a group of children through music: a psychoanalytic study
title Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
spellingShingle Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
Carvalho, João Paulo Evangelista
psicanálise de grupos
crianças
música
psychoanalysis groups
children
music.
title_short Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
title_full Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
title_fullStr Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
title_full_unstemmed Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
title_sort Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
author Carvalho, João Paulo Evangelista
author_facet Carvalho, João Paulo Evangelista
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João Paulo Evangelista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terzis, Antonios
contributor_str_mv Terzis, Antonios
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise de grupos
crianças
música
psychoanalysis groups
children
music.
topic psicanálise de grupos
crianças
música
psychoanalysis groups
children
music.
description Compreensão do funcionamento de um grupo de crianças, através da aplicação da técnica grupo de psicodiagnóstico (Kaës & Anzieu, 1989), onde levantamos a hipótese do uso da música como facilitadora das expressões emocionais. Foi formado um grupo de dez crianças, com idades entre dez e onze anos, misto, homogêneo e fechado, com a mesma queixa, selecionados conforme seu interesse na participação e a partir da técnica de entrevista semidirigida de Bleger (1993). São freqüentadores do projeto Recriança, do Instituto Esperança em Valinhos-SP, que os acolhe no período oposto ao escolar, desenvolvendo um trabalho preventivo através da educação informal. Foram realizadas doze sessões de sessenta minutos, três vezes por semana durante um mês, onde foram utilizados instrumentos musicais percussivos como incentivo à realização da tarefa musical e um gravador de som para auxiliar nas transcrições dos encontros. A análise do conteúdo se deu através da técnica de Mathieu (1967) utilizada em pesquisas de cunho qualitativo, que ultrapassa a simples descrição dos conteúdos com a aplicação de inferências que possibilitam uma interpretação aprofundada, a qual foi realizada por dois psicólogos com conhecimento de psicanálise de grupo. Concluímos que a música foi facilitadora da técnica de grupo psicodiagnóstico fazendo com que as crianças expressassem seus sentimentos e se conscientizassem deles, que atingissem o sentimento de pertinência grupal, que elaborassem suas inibições, que ampliassem sua capacidade de sociabilidade, que fortificassem seu ego, sendo possível realizar seu psicodiagnóstico.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:57:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15859
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3768468650649594
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15859
identifier_str_mv 3768468650649594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15859/1/ccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d4baf66a7b85ca55154020f29bd6736c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729349005312