Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15859 |
Resumo: | Compreensão do funcionamento de um grupo de crianças, através da aplicação da técnica grupo de psicodiagnóstico (Kaës & Anzieu, 1989), onde levantamos a hipótese do uso da música como facilitadora das expressões emocionais. Foi formado um grupo de dez crianças, com idades entre dez e onze anos, misto, homogêneo e fechado, com a mesma queixa, selecionados conforme seu interesse na participação e a partir da técnica de entrevista semidirigida de Bleger (1993). São freqüentadores do projeto Recriança, do Instituto Esperança em Valinhos-SP, que os acolhe no período oposto ao escolar, desenvolvendo um trabalho preventivo através da educação informal. Foram realizadas doze sessões de sessenta minutos, três vezes por semana durante um mês, onde foram utilizados instrumentos musicais percussivos como incentivo à realização da tarefa musical e um gravador de som para auxiliar nas transcrições dos encontros. A análise do conteúdo se deu através da técnica de Mathieu (1967) utilizada em pesquisas de cunho qualitativo, que ultrapassa a simples descrição dos conteúdos com a aplicação de inferências que possibilitam uma interpretação aprofundada, a qual foi realizada por dois psicólogos com conhecimento de psicanálise de grupo. Concluímos que a música foi facilitadora da técnica de grupo psicodiagnóstico fazendo com que as crianças expressassem seus sentimentos e se conscientizassem deles, que atingissem o sentimento de pertinência grupal, que elaborassem suas inibições, que ampliassem sua capacidade de sociabilidade, que fortificassem seu ego, sendo possível realizar seu psicodiagnóstico. |
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Carvalho, João Paulo EvangelistaPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:57:50Z2022-02-16T18:57:50Z2008-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158593768468650649594Compreensão do funcionamento de um grupo de crianças, através da aplicação da técnica grupo de psicodiagnóstico (Kaës & Anzieu, 1989), onde levantamos a hipótese do uso da música como facilitadora das expressões emocionais. Foi formado um grupo de dez crianças, com idades entre dez e onze anos, misto, homogêneo e fechado, com a mesma queixa, selecionados conforme seu interesse na participação e a partir da técnica de entrevista semidirigida de Bleger (1993). São freqüentadores do projeto Recriança, do Instituto Esperança em Valinhos-SP, que os acolhe no período oposto ao escolar, desenvolvendo um trabalho preventivo através da educação informal. Foram realizadas doze sessões de sessenta minutos, três vezes por semana durante um mês, onde foram utilizados instrumentos musicais percussivos como incentivo à realização da tarefa musical e um gravador de som para auxiliar nas transcrições dos encontros. A análise do conteúdo se deu através da técnica de Mathieu (1967) utilizada em pesquisas de cunho qualitativo, que ultrapassa a simples descrição dos conteúdos com a aplicação de inferências que possibilitam uma interpretação aprofundada, a qual foi realizada por dois psicólogos com conhecimento de psicanálise de grupo. Concluímos que a música foi facilitadora da técnica de grupo psicodiagnóstico fazendo com que as crianças expressassem seus sentimentos e se conscientizassem deles, que atingissem o sentimento de pertinência grupal, que elaborassem suas inibições, que ampliassem sua capacidade de sociabilidade, que fortificassem seu ego, sendo possível realizar seu psicodiagnóstico.Understanding the operation of a group of children through the application of the group psychodiagnosis technique (Kaës & Anzieu, 1989), where we raised the possibility to use the music as a facilitator of emotional expressions. A mixed, homogenous and closed group of ten children ages ranging from ten to eleven years, with the same complaint, was gathered and selected according to heir interest in participating in the research and as a result of the semi-directed interview technique of Bleger (1993). They regularly attend the Recriança, project of the Instituto Esperança in Valinhos-SP which hosts them after their regular school period and aims at developing a preventive work through informal education. Twelve sixty-minute sessions, three times a week, for a month were held. In those sessions, percussive musical instruments were used as a means to encourage them to accomplish the proposed musical task, a recording equipment being used to assist in the transcription of the meetings. The analysis of the content was based on the Mathieu technique (1967) as used in qualitative research - which goes beyond the mere description of the contents with the application of inferences that allow a more detailed interpretation, and which was conducted by two psychoanalysis-group expert psychologists. We conclude that music was a facilitator of the group psychodiagnosis technique in that the children could express and be self conscious about their feelings, develop a sense of belonging, be able to work on their inhibitions, increase their ability to socialize , strength their ego, which enabled to conduct their psychodiagnosis.porPUC-Campinaspsicanálise de gruposcriançasmúsicapsychoanalysis groupschildrenmusic.Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalíticoExperiences with a group of children through music: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Oliveira Junior, Jair FranklinFulgencio, Leopoldo51533478895684407198839122729741CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdfccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdfapplication/pdf624845http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15859/1/ccv_ppgpsico_me_Joao_PEC.pdfd4baf66a7b85ca55154020f29bd6736cMD51123456789/158592022-09-02 11:36:14.652oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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