Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomio, Noeli Assunta Oro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15855
Resumo: Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A partir de um aprofundamento teórico norteado pela perspectiva histórico-critica, pretendese analisar como as concepções e crenças orientam o educador no momento em que a criança opera um salto qualitativo em seu desenvolvimento cognitivo e social por meio da aquisição da leitura e escrita. Para a parte empírica da pesquisa foram entrevistados 14 professores, em um município no interior do Estado do Paraná, submetidos a uma formação continuada durante sete anos dentro da perspectiva histórico-crítica. Os resultados indicam que de modo geral as definições alternam tanto concepções inatista-maturacionista como interacionistas de desenvolvimento infantil, atribuem o desenvolvimento da criança resultante de fatores inatos ou que decorrem da influência do ambiente, resultantes de fatores externos e adquiridos pelo indivíduo. Não partem do pressuposto que, por meio da mediação do conhecimento científico contribuem para a formação das funções psicológicas superiores, necessárias para a apropriação do conhecimento. Considera-se que este estudo pode ampliar a análise e reflexão acerca de propostas que favoreçam a construção e execução de uma formação continuada tendo como norte à perspectiva para mudanças no processo educativo, de forma que ações desenvolvidas na prática pedagógica possibilitem edificar mudanças na prática cotidiana do professor.
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