O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14863
Resumo: A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do religioso no contexto da modernidade a partir da resposta que proporciona para a questão do sentido pessoal da vida. Para tal finalidade, utilizamos como referência a obra filosófica de Miguel de Unamuno, visando, ademais, demonstrar a atualidade da filosofia da religião do pensador e poeta espanhol do começo do século XX. Dentre a vasta produção escrita de Unamuno, a sua obra capital Del sentimiento trágico de la vida (1912) é tomada como o fio condutor para uma análise crítica dos pressupostos básicos da modernidade. Depois de contextualizar seu pensamento filosófico, faz-se uma análise de sua crítica da modernidade, que se fundamenta na crise de sentido e do niilismo gerados pelo excesso de confiança na razão técnico-científica, vivenciados pelo próprio filósofo. Para resolver a questão elaborou-se um estudo da exigência de finalidade da consciência para o mundo e da busca de concretização histórica de tal finalidade por meio do conceito unamuniano de pessoa. A concepção teleológica da consciência, elaborada por Unamuno, coloca a necessidade de sentido para a existência no plano afetivo da vida humana. A consciência da morte desperta o sentimento trágico da vida levando a questão do sentido da vida para a esfera do religioso. O homem busca um sentido último para a vida, pois a questão da finalidade de sua existência é no fundo o problema do destino de sua consciência pessoal após a morte. Desse modo o religioso é definido por Unamuno como o econômico-transcendental, isto é, como o cuidado pelo porvir da consciência pessoal após a morte. Constata-se, assim, o acento antropológico do pensamento religioso de Unamuno, que enraíza o sentimento religioso no anseio de imortalidade, o desejo de não morrer do homem. Deus é apresentado como a substantivação deste sentimento religioso, que é o sentimento de finalidade transcendente da vida humana, pois somente Ele poderia salvar o homem de vir a ser nada, isto é, do desaparecimento de sua consciência pessoal após a morte. Sendo, pois, uma questão irracional, que contraria os dados da razão objetiva, o religioso só pode ser sentido pelo homem moderno a partir de uma fé agônica que vive, pela palavra poética, a contradição entre sua esperança e os dados da razão científica. Para Unamuno somente esta fé, que reabilita o caráter poético do discurso moderno, pode responder à demanda por sentido global para a vida do homem moderno.
id PCAM_b9b626c2643ffc4c8dc4eadcba323d70
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14863
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Oliveira, Anderson da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasZuben, Newton Aquiles von2022-02-16T13:48:08Z2022-02-16T13:48:08Z2019-06-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148632669719141345635A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do religioso no contexto da modernidade a partir da resposta que proporciona para a questão do sentido pessoal da vida. Para tal finalidade, utilizamos como referência a obra filosófica de Miguel de Unamuno, visando, ademais, demonstrar a atualidade da filosofia da religião do pensador e poeta espanhol do começo do século XX. Dentre a vasta produção escrita de Unamuno, a sua obra capital Del sentimiento trágico de la vida (1912) é tomada como o fio condutor para uma análise crítica dos pressupostos básicos da modernidade. Depois de contextualizar seu pensamento filosófico, faz-se uma análise de sua crítica da modernidade, que se fundamenta na crise de sentido e do niilismo gerados pelo excesso de confiança na razão técnico-científica, vivenciados pelo próprio filósofo. Para resolver a questão elaborou-se um estudo da exigência de finalidade da consciência para o mundo e da busca de concretização histórica de tal finalidade por meio do conceito unamuniano de pessoa. A concepção teleológica da consciência, elaborada por Unamuno, coloca a necessidade de sentido para a existência no plano afetivo da vida humana. A consciência da morte desperta o sentimento trágico da vida levando a questão do sentido da vida para a esfera do religioso. O homem busca um sentido último para a vida, pois a questão da finalidade de sua existência é no fundo o problema do destino de sua consciência pessoal após a morte. Desse modo o religioso é definido por Unamuno como o econômico-transcendental, isto é, como o cuidado pelo porvir da consciência pessoal após a morte. Constata-se, assim, o acento antropológico do pensamento religioso de Unamuno, que enraíza o sentimento religioso no anseio de imortalidade, o desejo de não morrer do homem. Deus é apresentado como a substantivação deste sentimento religioso, que é o sentimento de finalidade transcendente da vida humana, pois somente Ele poderia salvar o homem de vir a ser nada, isto é, do desaparecimento de sua consciência pessoal após a morte. Sendo, pois, uma questão irracional, que contraria os dados da razão objetiva, o religioso só pode ser sentido pelo homem moderno a partir de uma fé agônica que vive, pela palavra poética, a contradição entre sua esperança e os dados da razão científica. Para Unamuno somente esta fé, que reabilita o caráter poético do discurso moderno, pode responder à demanda por sentido global para a vida do homem moderno.The present dissertation seeks to explore the concept of secularization in Charles Taylor's thinking and to understand, in the light of his thinking, the secular reality of the Brazilian State. According to the Canadian author, secularization can be defined in three senses: the separation of Church and State; the abandonment of religious practices; and, finally, faith as an option among many others. For the first sense, which is the separation of Church and State, the author refers to the United States, as one of the first societies to separate Church and State, even though it inserts itself into Western society with the highest statistics of faith and religious practices. All to show that separation does not mean enmity between the State and the Church. The second sense, which is the abandonment of faith, consists of the abandonment of religious convictions and practices, in people turning away from God and no longer attending his church (ecclesial community). The third sense of secularization, according to Taylor, is that of faith as an option among many others. An option that is no longer the standard but must be preserved and respected. In order to delve into Taylor's thinking, as he says that his thinking is the result of a mistaken understanding of other sociologists of religion regarding secularization, we seek to find one of these sociologists, Peter Ludwig Berger, who represents the discussion well, to demonstrate that the Canadian philosopher’s thinking didn’t come out of anywhere. For this reason, this dissertation follows the following division: 1st Chapter, Peter Berger and the theory of secularization; 2nd Chapter, Taylor's thesis: faith as an option among many others; and 3rd Chapter, the Brazilian secular reality. We conclude that, of the three meanings presented by Taylor, two of them contemplate the secular Brazilian reality. Despite divergences of opinion, it is possible to speak of the separation between Church and State in Brazil (1st sense). Also, in the largest country in South America, faith is strongly present, however, without being the only option, let alone the standard option (3rd sense).porPUC-CampinasUnamunoMiguel de (1864-1936)Fenômeno religiosoModernidadeFilosofia da ReligiãoLinguagemEpistemologia.UnamunoMiguel de,1864-1936Religious phenomenonModernityPhilosophy of ReligionLanguageEpistemology.O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.The tragic sense and the religious sense in Miguel de Unamuno.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7163247118278465Boas, Alex Vicentim VillasGonçalves Júnior, Arlindo Ferreira20805609586544151084717442691541CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoORIGINALcchsa_ppgcr_me_Anderson_SO.pdfcchsa_ppgcr_me_Anderson_SO.pdfapplication/pdf1028431http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14863/1/cchsa_ppgcr_me_Anderson_SO.pdf3f1d146f77f0be3effe80ac85eb7d086MD51123456789/148632022-09-02 11:36:39.974oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The tragic sense and the religious sense in Miguel de Unamuno.
title O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
spellingShingle O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
Oliveira, Anderson da Silva
Unamuno
Miguel de (1864-1936)
Fenômeno religioso
Modernidade
Filosofia da Religião
Linguagem
Epistemologia.
Unamuno
Miguel de,1864-1936
Religious phenomenon
Modernity
Philosophy of Religion
Language
Epistemology.
title_short O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
title_full O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
title_fullStr O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
title_full_unstemmed O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
title_sort O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
author Oliveira, Anderson da Silva
author_facet Oliveira, Anderson da Silva
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zuben, Newton Aquiles von
contributor_str_mv Zuben, Newton Aquiles von
dc.subject.por.fl_str_mv Unamuno
Miguel de (1864-1936)
Fenômeno religioso
Modernidade
Filosofia da Religião
Linguagem
Epistemologia.
Unamuno
Miguel de,1864-1936
Religious phenomenon
Modernity
Philosophy of Religion
Language
Epistemology.
topic Unamuno
Miguel de (1864-1936)
Fenômeno religioso
Modernidade
Filosofia da Religião
Linguagem
Epistemologia.
Unamuno
Miguel de,1864-1936
Religious phenomenon
Modernity
Philosophy of Religion
Language
Epistemology.
description A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do religioso no contexto da modernidade a partir da resposta que proporciona para a questão do sentido pessoal da vida. Para tal finalidade, utilizamos como referência a obra filosófica de Miguel de Unamuno, visando, ademais, demonstrar a atualidade da filosofia da religião do pensador e poeta espanhol do começo do século XX. Dentre a vasta produção escrita de Unamuno, a sua obra capital Del sentimiento trágico de la vida (1912) é tomada como o fio condutor para uma análise crítica dos pressupostos básicos da modernidade. Depois de contextualizar seu pensamento filosófico, faz-se uma análise de sua crítica da modernidade, que se fundamenta na crise de sentido e do niilismo gerados pelo excesso de confiança na razão técnico-científica, vivenciados pelo próprio filósofo. Para resolver a questão elaborou-se um estudo da exigência de finalidade da consciência para o mundo e da busca de concretização histórica de tal finalidade por meio do conceito unamuniano de pessoa. A concepção teleológica da consciência, elaborada por Unamuno, coloca a necessidade de sentido para a existência no plano afetivo da vida humana. A consciência da morte desperta o sentimento trágico da vida levando a questão do sentido da vida para a esfera do religioso. O homem busca um sentido último para a vida, pois a questão da finalidade de sua existência é no fundo o problema do destino de sua consciência pessoal após a morte. Desse modo o religioso é definido por Unamuno como o econômico-transcendental, isto é, como o cuidado pelo porvir da consciência pessoal após a morte. Constata-se, assim, o acento antropológico do pensamento religioso de Unamuno, que enraíza o sentimento religioso no anseio de imortalidade, o desejo de não morrer do homem. Deus é apresentado como a substantivação deste sentimento religioso, que é o sentimento de finalidade transcendente da vida humana, pois somente Ele poderia salvar o homem de vir a ser nada, isto é, do desaparecimento de sua consciência pessoal após a morte. Sendo, pois, uma questão irracional, que contraria os dados da razão objetiva, o religioso só pode ser sentido pelo homem moderno a partir de uma fé agônica que vive, pela palavra poética, a contradição entre sua esperança e os dados da razão científica. Para Unamuno somente esta fé, que reabilita o caráter poético do discurso moderno, pode responder à demanda por sentido global para a vida do homem moderno.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T13:48:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T13:48:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14863
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2669719141345635
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14863
identifier_str_mv 2669719141345635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14863/1/cchsa_ppgcr_me_Anderson_SO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f1d146f77f0be3effe80ac85eb7d086
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790734275215360