Trajetória de vida e de trabalho e adaptabilidade de carreira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16064 |
Resumo: | Os recursos de adaptabilidade de carreira (preocupação, controle, curiosidade e confiança), que compõem o constructo adaptabilidade de carreira, são vistos como habilidades de adaptação essenciais para que os indivíduos possam construir suas carreiras em um ambiente e contexto de mundo não linear, em constante mudança. Considerando a relevância deste tema, em especial para os jovens em início de carreira, este estudo teve como principal objetivo investigar os recursos de adaptabilidade de carreira (RAC) no processo de construção de carreira da participante, uma jovem recém-formada no Ensino Superior, atuando em sua área de formação e sentindo-se realizada com as suas escolhas profissionais. Como objetivos específicos definiu-se investigar a contribuição dos RAC para a construção da carreira da participante; a influência dos aspectos e contextos das fases da vida (definidos para o estudo) no desenvolvimento dos RAC, e a evolução dos RAC ao longo da vida da participante. Optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único. A participante foi selecionada por conveniência. Ela é uma jovem adulta de 24 anos, formada no Ensino Superior em 2017, trabalha atualmente na sua área de formação desde 2018 (sua primeira opção), e sente-se realizada com as suas escolhas profissionais. Os dados foram coletados por meio do Questionário para Identificação de Potenciais Participantes; da Ficha de Caracterização Sociodemográfica; e do Roteiro dos Cinco Encontros para Investigação dos Recursos de Adaptabilidade de Carreira (R5EI-RAC), desenvolvidos exclusivamente para este estudo. O R5EI-RAC é composto por cinco encontros que se caracterizam principalmente por entrevistas semiestruturadas. Em um dos encontros, foi aplicado o Painel de Adaptabilidade de Carreira (PAC). Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo do tipo fechada (categorias pré-definidas). Como resultados, observou-se que os RAC vêm contribuindo de forma significativa para a construção da carreira da participante, que se reflete nos resultados positivos que ela vem obtendo. Todos os RAC se mostraram bem desenvolvidos, com destaque para o recurso “preocupação”, que parece ter tido uma função impulsionadora dos demais recursos, podendo ter sido motivado por variáveis como os modelos que a participante obteve, a fase de vida em que se encontra, o contexto socioeconômico e suas características pessoais. Cada um dos seis aspectos e contextos investigados, no decorrer das fases da vida, demonstrou influenciar no desenvolvimento dos RAC da participante, em uma relação indissociável pessoa-ambiente (co-construção). Destaca-se a relevância do papel dos pais no desenvolvimento dos RAC na fase da infância e adolescência, e em especial na infância, em que operaram como modelos e contribuíram para dar os primeiros contornos e direcionamentos de outros elementos de desenvolvimento nessa fase. A valorização e o reconhecimento das potencialidades da participante, vindos de diversas formas (professores, pais, amigos e conhecidos, as próprias conquistas da participante), demostraram contribuir para o desenvolvimento dos recursos controle e confiança, que, por sua vez se relacionam ao desenvolvimento do autoconceito e da percepção de autoeficácia. Identificou-se o caráter dinâmico, e a evolução dos RAC no decorrer da vida da participante, tanto em uma perspectiva progressiva (cada vez mais desenvolvido), como de transformação (buscando novas estratégias para adaptar-se as novas variáveis e contextos da vida). Identificou-se a importância de se pensar a carreira no decorrer da graduação. |
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Alessandri, PaulaPontifícia Universidade Católica de CampinasZanon, Letícia Lovato Dellazzana2022-02-16T19:02:13Z2022-02-16T19:02:13Z2019-02-21http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160642828829150844393Os recursos de adaptabilidade de carreira (preocupação, controle, curiosidade e confiança), que compõem o constructo adaptabilidade de carreira, são vistos como habilidades de adaptação essenciais para que os indivíduos possam construir suas carreiras em um ambiente e contexto de mundo não linear, em constante mudança. Considerando a relevância deste tema, em especial para os jovens em início de carreira, este estudo teve como principal objetivo investigar os recursos de adaptabilidade de carreira (RAC) no processo de construção de carreira da participante, uma jovem recém-formada no Ensino Superior, atuando em sua área de formação e sentindo-se realizada com as suas escolhas profissionais. Como objetivos específicos definiu-se investigar a contribuição dos RAC para a construção da carreira da participante; a influência dos aspectos e contextos das fases da vida (definidos para o estudo) no desenvolvimento dos RAC, e a evolução dos RAC ao longo da vida da participante. Optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único. A participante foi selecionada por conveniência. Ela é uma jovem adulta de 24 anos, formada no Ensino Superior em 2017, trabalha atualmente na sua área de formação desde 2018 (sua primeira opção), e sente-se realizada com as suas escolhas profissionais. Os dados foram coletados por meio do Questionário para Identificação de Potenciais Participantes; da Ficha de Caracterização Sociodemográfica; e do Roteiro dos Cinco Encontros para Investigação dos Recursos de Adaptabilidade de Carreira (R5EI-RAC), desenvolvidos exclusivamente para este estudo. O R5EI-RAC é composto por cinco encontros que se caracterizam principalmente por entrevistas semiestruturadas. Em um dos encontros, foi aplicado o Painel de Adaptabilidade de Carreira (PAC). Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo do tipo fechada (categorias pré-definidas). Como resultados, observou-se que os RAC vêm contribuindo de forma significativa para a construção da carreira da participante, que se reflete nos resultados positivos que ela vem obtendo. Todos os RAC se mostraram bem desenvolvidos, com destaque para o recurso “preocupação”, que parece ter tido uma função impulsionadora dos demais recursos, podendo ter sido motivado por variáveis como os modelos que a participante obteve, a fase de vida em que se encontra, o contexto socioeconômico e suas características pessoais. Cada um dos seis aspectos e contextos investigados, no decorrer das fases da vida, demonstrou influenciar no desenvolvimento dos RAC da participante, em uma relação indissociável pessoa-ambiente (co-construção). Destaca-se a relevância do papel dos pais no desenvolvimento dos RAC na fase da infância e adolescência, e em especial na infância, em que operaram como modelos e contribuíram para dar os primeiros contornos e direcionamentos de outros elementos de desenvolvimento nessa fase. A valorização e o reconhecimento das potencialidades da participante, vindos de diversas formas (professores, pais, amigos e conhecidos, as próprias conquistas da participante), demostraram contribuir para o desenvolvimento dos recursos controle e confiança, que, por sua vez se relacionam ao desenvolvimento do autoconceito e da percepção de autoeficácia. Identificou-se o caráter dinâmico, e a evolução dos RAC no decorrer da vida da participante, tanto em uma perspectiva progressiva (cada vez mais desenvolvido), como de transformação (buscando novas estratégias para adaptar-se as novas variáveis e contextos da vida). Identificou-se a importância de se pensar a carreira no decorrer da graduação.The career adaptability (concern, control, curiosity, and confidence) capabilities, composing the career adaptability construct, are seen as essential adaptive skills for individuals to construct their careers in an environment and context of a non-linear world, with constant change. Considering the relevance of this topic, especially for young people in the beginning of their careers, the main objective of this study was to investigate the resources of career adaptability (RAC) in the process of the career construction of the participant, a young woman recently graduated from university working in her area of formation and feeling accomplished with her professional choices. Specific objectives were defined to investigate the contribution of the RAC to the career construction of the participant; the influence of aspects and contexts within different life stages (defined in this study) on the development of RAC, and the evolution of RAC throughout the life of the participant. In this work, the qualitative approach in form of the single case study was chosen. The participant was selected for convenience. She is 24 years old young adult, graduated from university in 2017, currently working in the field of her formation since 2018 (her first option), and she feels accomplished with her professional choices. The data were collected through the Questionnaire for Identification of Potential Participants; the Sociodemographic Characterization Sheet; and the map of the five meetings for Investigation of Resources of Career Adaptability (R5EIRAC), developed exclusively for this study. The R5EI-RAC is composed of five meetings that are characterized mainly by semi-structured interviews. In one of the meetings, the Career Adaptability Panel (PAC) was applied. The results were analyzed by means of the content analysis of closed type (pre-defined categories). As a result, it was observed that the RAC have contributed significantly to the construction of the participant's career, which is reflected by the positive results she has been obtained. All RAC were well developed emphasizing the "concern" feature, which seems to take a driving function on the other resources, and which may have been motivated by variables such as the models that the participant assumed, the life stage within the socioeconomic context and their personal characteristics. Each of the six aspects and contexts investigated over the different life stages affected the development of the participant's RAC, in an indivisible person-environment relation (co-construction). The relevance of the role of the parents in the development of RAC during childhood and adolescence, especially during childhood, is emphasized as they served as models and contributed to give the first outlines and orientations of other development elements in that period. Valuation and recognition of the participant's potentialities, originated from different individuals (teachers, parents, friends and acquaintances, the participant's own achievements), have demonstrated to contribute to the development of resources control and confidence, which are related to the development of self-concept and perception of self -efficacy. The dynamic character and the evolution of the RAC throughout the participant’s life was identified, both in a progressive perspective (increasingly developed) and in transformation (seeking new adaptation strategies to new variables and life contexts). The importance of thinking about the career during the graduation was identified.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasAdaptabilidade de carreiraTrajetória de vidaTrajetória de trabalhoDesenvolvimento de carreiraConstrução de carreiraOrientação profissionalPsicologia do desenvolvimento.Career adaptabilityTrajectory of lifeTrajectory of workCareer developmentCareer buildingProfessional orientationDevelopmental psychologyTrajetória de vida e de trabalho e adaptabilidade de carreiraLife and Work Path and Career Adaptabilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7738167015455111Enumo, Sônia Regina FiorimMarcelo Afonso Ribeiro66118751895431032180690229666836CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Paula_A.pdfccv_ppgpsico_me_Paula_A.pdfapplication/pdf4541633http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16064/1/ccv_ppgpsico_me_Paula_A.pdff367b7eb0b7cc18a69ca204c28b129e8MD51123456789/160642022-10-18 16:41:39.268oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T18:41:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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