A água na cidade: consequências do processo de urbanização em cursos d’água de Campinas/SP.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16244 |
Resumo: | Os espaços das águas são alterados com as intervenções urbanas, o que modifica a dinâmica do ecossistema das microbacias hidrográficas. A urbanização tem reflexo direto da degradação dos cursos d’água no meio urbano. Essa pesquisa foi realizada em duas microbacias atualmente inteiramente urbanizadas em Campinas/SP, estudando-se rios de segunda ordem (principal) e rios de primeira ordem (afluentes). A microbacia do córrego do Laranja tributário do ribeirão Piçarrão, teve urbanização iniciada nos anos 1920 e tem a presença da rodovia Anhanguera, um dos mais importantes eixos rodoviários nacionais. A microbacia Santana-São Quirino tributário do ribeirão Anhumas, teve urbanização iniciada nos anos 1940, em região socialmente mais privilegiada, é delimitada pela rodovia estadual Campinas-Mogi, hoje praticamente uma avenida e a rodovia D. Pedro I, que liga o complexo Anhanguera-Bandeirantes e rodovia Presidente Dutra acesso ao Estado do Rio de Janeiro. Em especial detalhou-se as transformações decorrentes dos impactos do urbanismo e da gestão urbana ao longo do tempo nos espaços dos canais e em faixas de trinta e sessenta metros às margens dos cursos d’água. Para obter melhor leitura das transformações estudou-se as normas incidentes e foram analisados os projetos de parcelamento de glebas, as intervenções efetivadas naqueles locais no processo de execução dos empreendimentos, com modificações em relação aos projetos originais, bem as intervenções do poder público nesses espaços. Foram levantados os projetos de parcelamento originais no Cadastro Municipal e feita comparação com plantas cartográficas e fotografias aéreas de diversas datas, com a confecção de um conjunto de mapas das duas microbacias hidrográficas na cidade de Campinas/SP. Nos canais e sua área próxima foi realizada avaliação detalhada com o mapeamento de indicadores, classificando-se os trechos de situação muito insatisfatória a boa. Os espaços das águas têm sido utilizados no atendimento a demanda de serviços urbanos e equipamentos públicos, com resultados de qualidade duvidável. A avaliação dos canais e áreas próximas resultou em geral muito insatisfatória. Sua deterioração é evidenciada na paisagem do ambiente fluvial urbano - o canal e nas margens - tornando-se um receptor e proliferador de cargas poluentes produzida pelo urbano e logo impactando na qualidade de vida na cidade. |
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Souza, Simone Bandeira dePontifícia Universidade Católica de CampinasBueno, Laura Machado de Mello2022-02-17T16:06:12Z2022-02-17T16:06:12Z2020-02-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162445839371510789761Os espaços das águas são alterados com as intervenções urbanas, o que modifica a dinâmica do ecossistema das microbacias hidrográficas. A urbanização tem reflexo direto da degradação dos cursos d’água no meio urbano. Essa pesquisa foi realizada em duas microbacias atualmente inteiramente urbanizadas em Campinas/SP, estudando-se rios de segunda ordem (principal) e rios de primeira ordem (afluentes). A microbacia do córrego do Laranja tributário do ribeirão Piçarrão, teve urbanização iniciada nos anos 1920 e tem a presença da rodovia Anhanguera, um dos mais importantes eixos rodoviários nacionais. A microbacia Santana-São Quirino tributário do ribeirão Anhumas, teve urbanização iniciada nos anos 1940, em região socialmente mais privilegiada, é delimitada pela rodovia estadual Campinas-Mogi, hoje praticamente uma avenida e a rodovia D. Pedro I, que liga o complexo Anhanguera-Bandeirantes e rodovia Presidente Dutra acesso ao Estado do Rio de Janeiro. Em especial detalhou-se as transformações decorrentes dos impactos do urbanismo e da gestão urbana ao longo do tempo nos espaços dos canais e em faixas de trinta e sessenta metros às margens dos cursos d’água. Para obter melhor leitura das transformações estudou-se as normas incidentes e foram analisados os projetos de parcelamento de glebas, as intervenções efetivadas naqueles locais no processo de execução dos empreendimentos, com modificações em relação aos projetos originais, bem as intervenções do poder público nesses espaços. Foram levantados os projetos de parcelamento originais no Cadastro Municipal e feita comparação com plantas cartográficas e fotografias aéreas de diversas datas, com a confecção de um conjunto de mapas das duas microbacias hidrográficas na cidade de Campinas/SP. Nos canais e sua área próxima foi realizada avaliação detalhada com o mapeamento de indicadores, classificando-se os trechos de situação muito insatisfatória a boa. Os espaços das águas têm sido utilizados no atendimento a demanda de serviços urbanos e equipamentos públicos, com resultados de qualidade duvidável. A avaliação dos canais e áreas próximas resultou em geral muito insatisfatória. Sua deterioração é evidenciada na paisagem do ambiente fluvial urbano - o canal e nas margens - tornando-se um receptor e proliferador de cargas poluentes produzida pelo urbano e logo impactando na qualidade de vida na cidade.The water spaces are altered by urban interventions, which modifies the dynamics of the watershed ecosystem. Urbanization has a direct reflection of the degradation of watercourses in the urban environment. This research was carried out in two watersheds currently fully urbanized in Campinas/SP, studying second-order rivers (main) and first-order rivers (tributaries). The watershed of the Orange stream tributary of the Piçarrão Stream, had urbanization started in the 1920s and has the presence of Anhanguera Highway, one of the most important national roads. The Santana-São Quirino watershed tributary of the Anhumas Stream had urbanization started in the 1940s, in a more socially privileged region; delimited by the Campinas-Mogi state highway, today practically an avenue and the D. Pedro I Highway, which connects the Anhanguera-Bandeirantes complex and Presidente Dutra Highway. Access to the State of Rio de Janeiro. In particular, the transformations resulting from the impacts of urban planning and urban management overtime in the channel spaces and in thirty-sixty meter strips along the watercourses were detailed. To obtain a better reading of the transformations, the incident norms were studied and the land parcelling projects, the interventions made in those places in the process of execution of the projects were analyzed, with modifications concerning the original projects, as well as the interventions of the government in these spaces. The original instalment projects in the Municipal Registry were compared with cartographic plans and aerial photographs of various dates, with the preparation of a set of maps of the two watersheds in the city of Campinas/SP. In the channels and its nearby area, a detailed evaluation was performed with the mapping of indicators, classifying the sections from very unsatisfactory to good situations. Water spaces have been used to meet the demand for urban services and public facilities, with results of dubious quality. The evaluation of canals and nearby areas was generally very unsatisfactory. Its deterioration is evidenced in the landscape of the urban fluvial environment - the canal and on the banks - becoming a receiver and proliferator of pollutant loads produced by the urban and soon impacting the quality of life in the city.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasIntervenções urbanasIndicadores ambientaisMicrobacia hidrográfica urbanaÁguas urbanasAmbiente fluvialUrban interventionsEnvironmental indicatorsUrban watershedRiver environmentA água na cidade: consequências do processo de urbanização em cursos d’água de Campinas/SP.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9140261729054617Samora, Patricia RodriguesCardoso, Francisco José23043984052029818084414227587905CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoORIGINALceatec_ppgurb_me_Simone_BS.pdfceatec_ppgurb_me_Simone_BS.pdfapplication/pdf28009420http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16244/1/ceatec_ppgurb_me_Simone_BS.pdf787d507692b0f29dbc73cb0db4e3878dMD51123456789/162442023-05-03 14:56:48.368oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-03T17:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Os espaços das águas são alterados com as intervenções urbanas, o que modifica a dinâmica do ecossistema das microbacias hidrográficas. A urbanização tem reflexo direto da degradação dos cursos d’água no meio urbano. Essa pesquisa foi realizada em duas microbacias atualmente inteiramente urbanizadas em Campinas/SP, estudando-se rios de segunda ordem (principal) e rios de primeira ordem (afluentes). A microbacia do córrego do Laranja tributário do ribeirão Piçarrão, teve urbanização iniciada nos anos 1920 e tem a presença da rodovia Anhanguera, um dos mais importantes eixos rodoviários nacionais. A microbacia Santana-São Quirino tributário do ribeirão Anhumas, teve urbanização iniciada nos anos 1940, em região socialmente mais privilegiada, é delimitada pela rodovia estadual Campinas-Mogi, hoje praticamente uma avenida e a rodovia D. Pedro I, que liga o complexo Anhanguera-Bandeirantes e rodovia Presidente Dutra acesso ao Estado do Rio de Janeiro. Em especial detalhou-se as transformações decorrentes dos impactos do urbanismo e da gestão urbana ao longo do tempo nos espaços dos canais e em faixas de trinta e sessenta metros às margens dos cursos d’água. Para obter melhor leitura das transformações estudou-se as normas incidentes e foram analisados os projetos de parcelamento de glebas, as intervenções efetivadas naqueles locais no processo de execução dos empreendimentos, com modificações em relação aos projetos originais, bem as intervenções do poder público nesses espaços. Foram levantados os projetos de parcelamento originais no Cadastro Municipal e feita comparação com plantas cartográficas e fotografias aéreas de diversas datas, com a confecção de um conjunto de mapas das duas microbacias hidrográficas na cidade de Campinas/SP. Nos canais e sua área próxima foi realizada avaliação detalhada com o mapeamento de indicadores, classificando-se os trechos de situação muito insatisfatória a boa. Os espaços das águas têm sido utilizados no atendimento a demanda de serviços urbanos e equipamentos públicos, com resultados de qualidade duvidável. A avaliação dos canais e áreas próximas resultou em geral muito insatisfatória. Sua deterioração é evidenciada na paisagem do ambiente fluvial urbano - o canal e nas margens - tornando-se um receptor e proliferador de cargas poluentes produzida pelo urbano e logo impactando na qualidade de vida na cidade. |
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