Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15825 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar o projeto Ciranda, desenvolvido em um Serviço Universitário de Psicologia, como uma modalidade diferenciada de atenção psicológica, sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa desenvolvida pelo psicólogo norte americano Carl R. Rogers. Trata-se de um projeto que disponibiliza atenção intensiva a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos que apresentam problemas complexos de ordem emocional, cognitiva e/ou estão em situação de risco social, integrando práticas de caráter psicossocial. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, de natureza fenomenológica e de caráter exploratório, tendo sido desenvolvida em três fases: inicialmente, a pesquisadora participou de algumas reuniões semanais da equipe responsável pelo Ciranda; posteriormente, realizou um encontro no contexto de sala de aula com integrantes de um dos grupos de supervisão de estágio que esteve envolvido com os atendimentos; finalmente, foram realizadas entrevistas individuais com os mesmos estagiários, com a docente supervisora e também com uma das psicólogas responsáveis pelo Serviço de Psicologia no qual está inserido o projeto. Na seqüência, foram compostas oito narrativas acerca da experiência vivida pela pesquisadora em cada uma destas situações, objetivando apreender os significados da experiência destes protagonistas à luz dos pressupostos teóricos e da prática da Abordagem Centrada na Pessoa. Participaram da pesquisa quatro estagiários, formandos da Faculdade de Psicologia, além da docente supervisora e da psicóloga responsável pelo referido serviço; todos tornaram-se personagens no enredo construído pela pesquisadora. A construção de narrativas foi especialmente fecunda, pois favoreceu a preservação da experiência intersubjetiva com base em uma atitude fenomenológica por parte da pesquisadora, que permitiu a integração entre os diferentes encontros, com uma abertura ao novo, dada a complexidade do fenômeno a ser apreendido. Esta pesquisa fez emergir a originalidade da proposta desenvolvida por Rogers, como a de uma abordagem psicológica às relações humanas, pois os participantes buscavam resgatar a potencialidade terapêutica dos relacionamentos interpessoais disponibilizados aos clientes do Ciranda, revelando sensibilidade e uma atitude ética que os conduziu a valorizar atitudes terapêuticas que preservassem a tendência atualizante e promovessem a retomada do processo de crescimento e integração psicológica. Também foi possível evidenciar o quanto a dupla missão exercida por um Serviço de Psicologia, ao constituir-se em campo de aprendizagem para futuros psicólogos e, simultaneamente, oferecer um enquadre clínico diferenciado à população, conferiu aos responsáveis pelo projeto Ciranda uma experiência desafiadora, impondo-lhes a necessidade de abertura à compreensão dos fenômenos que iam sendo revelados no cotidiano das intervenções e nas reuniões de equipe. |
id |
PCAM_c08516b73c2329b5a70f3be310294379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15825 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Antonialli, Maria Amélia SettePontifícia Universidade Católica de CampinasCury, Vera Engler2022-02-16T18:57:10Z2022-02-16T18:57:10Z2009-01-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158258681276606567383Esta pesquisa objetiva analisar o projeto Ciranda, desenvolvido em um Serviço Universitário de Psicologia, como uma modalidade diferenciada de atenção psicológica, sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa desenvolvida pelo psicólogo norte americano Carl R. Rogers. Trata-se de um projeto que disponibiliza atenção intensiva a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos que apresentam problemas complexos de ordem emocional, cognitiva e/ou estão em situação de risco social, integrando práticas de caráter psicossocial. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, de natureza fenomenológica e de caráter exploratório, tendo sido desenvolvida em três fases: inicialmente, a pesquisadora participou de algumas reuniões semanais da equipe responsável pelo Ciranda; posteriormente, realizou um encontro no contexto de sala de aula com integrantes de um dos grupos de supervisão de estágio que esteve envolvido com os atendimentos; finalmente, foram realizadas entrevistas individuais com os mesmos estagiários, com a docente supervisora e também com uma das psicólogas responsáveis pelo Serviço de Psicologia no qual está inserido o projeto. Na seqüência, foram compostas oito narrativas acerca da experiência vivida pela pesquisadora em cada uma destas situações, objetivando apreender os significados da experiência destes protagonistas à luz dos pressupostos teóricos e da prática da Abordagem Centrada na Pessoa. Participaram da pesquisa quatro estagiários, formandos da Faculdade de Psicologia, além da docente supervisora e da psicóloga responsável pelo referido serviço; todos tornaram-se personagens no enredo construído pela pesquisadora. A construção de narrativas foi especialmente fecunda, pois favoreceu a preservação da experiência intersubjetiva com base em uma atitude fenomenológica por parte da pesquisadora, que permitiu a integração entre os diferentes encontros, com uma abertura ao novo, dada a complexidade do fenômeno a ser apreendido. Esta pesquisa fez emergir a originalidade da proposta desenvolvida por Rogers, como a de uma abordagem psicológica às relações humanas, pois os participantes buscavam resgatar a potencialidade terapêutica dos relacionamentos interpessoais disponibilizados aos clientes do Ciranda, revelando sensibilidade e uma atitude ética que os conduziu a valorizar atitudes terapêuticas que preservassem a tendência atualizante e promovessem a retomada do processo de crescimento e integração psicológica. Também foi possível evidenciar o quanto a dupla missão exercida por um Serviço de Psicologia, ao constituir-se em campo de aprendizagem para futuros psicólogos e, simultaneamente, oferecer um enquadre clínico diferenciado à população, conferiu aos responsáveis pelo projeto Ciranda uma experiência desafiadora, impondo-lhes a necessidade de abertura à compreensão dos fenômenos que iam sendo revelados no cotidiano das intervenções e nas reuniões de equipe.This research aims to analyze Ciranda project, held on a Psychological University Service as a different kind of psychological attention, under the perspective of the Person Centered Approach created by the north-american psychologist Carl R. Rogers. It is a project that offers intensive attention to children and teenagers from 8 to 12 years old who show complex problems of emotional or cognitive aspect and/or are on a social risk situation, grouping psychosocial manner practices. The research is characterized as qualitative, of phenomenological nature and exploratory character, been held in three phases: at first, the researcher participated of some week reunions of the staff responsible for Ciranda; after that, it was done an meeting in a inside-class context with members of one of the training supervision groups which was involved with the attendances; finally, individual interviews with the same trainees, with the supervisor professor and also with one of the psychologists responsible for the Psychological Service in which this project is inserted were made. In the sequence, eight narratives about the experience the researcher went through in each one of these situations were composed, focusing to learn the meanings of this protagonists experience based on theoretical conceptions and Person Centered Approach practice. Four trainees, students about to graduate on Psychology Faculty, besides the supervisor professor and the psychologist responsible for that service participated of the research; all them became characters of the scheme built by the researcher. The narrative construction was specially productive, because it helped to preserve the intersubjective experience based on a phenomenological attitude by the researcher, which allowed grouping of the different meetings with a gap to new order, thanks to the complexity of the phenomena to be conceived. This research emerges the originality of Rogers proposal as a psychological approach to human relations, as the members were looking for the redemption of the psychological potential of interpersonal relations provided to Ciranda clients, showing sensibility and ethical attitude which drive them to valorize therapeutic attitudes that preserved the actualizing tendency and promoted retaking of growing and grouping psychological process. It was also possible to make clear how the double mission held by a Psychological Service, been composed inside a learning field for future psychologists and, at the same time, offering clinical frame, provided the Ciranda project responsible ones a defying experience, owing them the need for opening to daily interventions and staff reunion revealed phenomena comprehension.porPUC-Campinasatenção psicológica clínica em instituiçõesestudo fenomenológicoatendimento de criançasnarrativapsicologia humanistaclinic psychological attention in institutionsphenomenological studychildren attendancenarrativehumanistic psychologyAtenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto cirandaChild psychological attention in a university service: a study about the Ciranda Projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3414308343809480Amatuzzi, Mauro MartinsBruns, Maria Alves de Toledo47534208227457990362960564708880CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Maria_ASA.pdfccv_ppgpsico_me_Maria_ASA.pdfapplication/pdf771854http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15825/1/ccv_ppgpsico_me_Maria_ASA.pdfa570ef768018df23a4d89efdfbf6479dMD51123456789/158252022-10-19 11:25:23.542oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-19T13:25:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Child psychological attention in a university service: a study about the Ciranda Project |
title |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
spellingShingle |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda Antonialli, Maria Amélia Sette atenção psicológica clínica em instituições estudo fenomenológico atendimento de crianças narrativa psicologia humanista clinic psychological attention in institutions phenomenological study children attendance narrative humanistic psychology |
title_short |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
title_full |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
title_fullStr |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
title_full_unstemmed |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
title_sort |
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda |
author |
Antonialli, Maria Amélia Sette |
author_facet |
Antonialli, Maria Amélia Sette |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonialli, Maria Amélia Sette |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Vera Engler |
contributor_str_mv |
Cury, Vera Engler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção psicológica clínica em instituições estudo fenomenológico atendimento de crianças narrativa psicologia humanista clinic psychological attention in institutions phenomenological study children attendance narrative humanistic psychology |
topic |
atenção psicológica clínica em instituições estudo fenomenológico atendimento de crianças narrativa psicologia humanista clinic psychological attention in institutions phenomenological study children attendance narrative humanistic psychology |
description |
Esta pesquisa objetiva analisar o projeto Ciranda, desenvolvido em um Serviço Universitário de Psicologia, como uma modalidade diferenciada de atenção psicológica, sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa desenvolvida pelo psicólogo norte americano Carl R. Rogers. Trata-se de um projeto que disponibiliza atenção intensiva a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos que apresentam problemas complexos de ordem emocional, cognitiva e/ou estão em situação de risco social, integrando práticas de caráter psicossocial. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, de natureza fenomenológica e de caráter exploratório, tendo sido desenvolvida em três fases: inicialmente, a pesquisadora participou de algumas reuniões semanais da equipe responsável pelo Ciranda; posteriormente, realizou um encontro no contexto de sala de aula com integrantes de um dos grupos de supervisão de estágio que esteve envolvido com os atendimentos; finalmente, foram realizadas entrevistas individuais com os mesmos estagiários, com a docente supervisora e também com uma das psicólogas responsáveis pelo Serviço de Psicologia no qual está inserido o projeto. Na seqüência, foram compostas oito narrativas acerca da experiência vivida pela pesquisadora em cada uma destas situações, objetivando apreender os significados da experiência destes protagonistas à luz dos pressupostos teóricos e da prática da Abordagem Centrada na Pessoa. Participaram da pesquisa quatro estagiários, formandos da Faculdade de Psicologia, além da docente supervisora e da psicóloga responsável pelo referido serviço; todos tornaram-se personagens no enredo construído pela pesquisadora. A construção de narrativas foi especialmente fecunda, pois favoreceu a preservação da experiência intersubjetiva com base em uma atitude fenomenológica por parte da pesquisadora, que permitiu a integração entre os diferentes encontros, com uma abertura ao novo, dada a complexidade do fenômeno a ser apreendido. Esta pesquisa fez emergir a originalidade da proposta desenvolvida por Rogers, como a de uma abordagem psicológica às relações humanas, pois os participantes buscavam resgatar a potencialidade terapêutica dos relacionamentos interpessoais disponibilizados aos clientes do Ciranda, revelando sensibilidade e uma atitude ética que os conduziu a valorizar atitudes terapêuticas que preservassem a tendência atualizante e promovessem a retomada do processo de crescimento e integração psicológica. Também foi possível evidenciar o quanto a dupla missão exercida por um Serviço de Psicologia, ao constituir-se em campo de aprendizagem para futuros psicólogos e, simultaneamente, oferecer um enquadre clínico diferenciado à população, conferiu aos responsáveis pelo projeto Ciranda uma experiência desafiadora, impondo-lhes a necessidade de abertura à compreensão dos fenômenos que iam sendo revelados no cotidiano das intervenções e nas reuniões de equipe. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:57:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15825 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
8681276606567383 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15825 |
identifier_str_mv |
8681276606567383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15825/1/ccv_ppgpsico_me_Maria_ASA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a570ef768018df23a4d89efdfbf6479d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790723717103616 |