Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Alexander Willian
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14805
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam desejáveis a este profissional no Brasil. Considerando que a prática da Biblioteconomia Médica é recente no Brasil, o método utilizado para alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido por meio de revisão de literatura de textos extraídos em bases de dados nacionais e internacionais, e valeu-se do caráter qualitativo por ser pesquisa bibliográfica de natureza exploratória que proporcionou observamos os conceitos, formação e as principais competências informacionais presentes nos bibliotecáriosmédicos. Observou-se, que a investigação realizada entre competências informacionais da Medical Library Association e as disciplinas propostas a para formação dos profissionais para atuarem nas bibliotecas médicas brasileiras apresenta uma similitude entre elementos comparados. Por outro lado, a biblioteconomia médica no Brasil aparece caminhando em direção a um cenário de reconhecimento por parte dos profissionais da saúde, devido à colaboração dos bibliotecários-médicos no fornecimento de informações que possam subsidiar os médicos diante de uma tomada de decisão, bem como os discentes e docentes da área médica a respeito de suas necessidades informacionais. Os principais resultados obtidos indicam que: as escolas de Biblioteconomia no Brasil passaram por diversas reformulações em suas grades curriculares, visando capacitar os bibliotecários a terem iniciativas, motivações, pró-atividade e ser receptivo às mudanças, para atuar em várias áreas do conhecimento, inclusive na área médica. Os resultados também evidenciaram que as principais características inerentes aos bibliotecários-médicos brasileiros, não diferem do perfil dos bibliotecários generalistas, no sentido de terem competências para atuarem em bibliotecas especializadas. Entretanto, notou-se, que existe pouca oferta de cursos para bibliotecários-médicos se aperfeiçoarem e/ou especializarem na área médica.
id PCAM_c7022f7c023c6e68c72786378f6a68f9
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14805
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Azevedo, Alexander WillianPontifícia Universidade Católica de CampinasBeraquet, Vera Silvia Marão2022-02-16T13:32:28Z2022-02-16T13:32:28Z2009-06-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148054197021900537420Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam desejáveis a este profissional no Brasil. Considerando que a prática da Biblioteconomia Médica é recente no Brasil, o método utilizado para alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido por meio de revisão de literatura de textos extraídos em bases de dados nacionais e internacionais, e valeu-se do caráter qualitativo por ser pesquisa bibliográfica de natureza exploratória que proporcionou observamos os conceitos, formação e as principais competências informacionais presentes nos bibliotecáriosmédicos. Observou-se, que a investigação realizada entre competências informacionais da Medical Library Association e as disciplinas propostas a para formação dos profissionais para atuarem nas bibliotecas médicas brasileiras apresenta uma similitude entre elementos comparados. Por outro lado, a biblioteconomia médica no Brasil aparece caminhando em direção a um cenário de reconhecimento por parte dos profissionais da saúde, devido à colaboração dos bibliotecários-médicos no fornecimento de informações que possam subsidiar os médicos diante de uma tomada de decisão, bem como os discentes e docentes da área médica a respeito de suas necessidades informacionais. Os principais resultados obtidos indicam que: as escolas de Biblioteconomia no Brasil passaram por diversas reformulações em suas grades curriculares, visando capacitar os bibliotecários a terem iniciativas, motivações, pró-atividade e ser receptivo às mudanças, para atuar em várias áreas do conhecimento, inclusive na área médica. Os resultados também evidenciaram que as principais características inerentes aos bibliotecários-médicos brasileiros, não diferem do perfil dos bibliotecários generalistas, no sentido de terem competências para atuarem em bibliotecas especializadas. Entretanto, notou-se, que existe pouca oferta de cursos para bibliotecários-médicos se aperfeiçoarem e/ou especializarem na área médica.This study aimed to investigate the different approaches on the training of medical-librarians, in order to observe their characteristics and proposals, and identify the informational literacy that would be desirable to these professionals in Brazil. Whereas the practice of the Medical Librarianship is recent in Brazil, the method used to achieve the proposed objectives has been developed through literature review of texts extracted in national and international databases, and took advantages of the qualitative character due to the fact of being bibliographical research of self exploratory nature which made it possible to observe the main skills and informational competences of the medical-librarians. It has also been observed that the research conducted between informational skills of Medical Library Association and the subjects proposed for the training of professionals to work in the Brazilian Medical Libraries presents a similarity between items compared. Moreover, the Brazilian medical library in is moving towards a scenario of recognition by health professionals, due to the collaboration of medical-librarians, in the provision of information that may support the doctors facing a decision, and the students and teachers of the medical field about their informational needs. The main obtained results indicate that the schools of librarianship in Brazil went through several revisions in its curriculum grids, to enable librarians to take initiatives, motivation, pro-activity and be receptive to changes, in order to act in several areas of knowledge, including in the medical field. The results also showed that the main characteristics of Brazilian medical-librarians do not differ from the general profile of librarians, to have skills to work in specialized libraries. However, it has been noted that there is little provision of courses for medical-librarians improvement and/or specialization in the medical field.porPUC-Campinascompetência informacionalbiblioteconomia-médicabibliotecário-médicoformação do bibliotecário-médicoeducaçãoinformational literacymedical-librarianshipmedical-librarianmedical-librarian trainingeducationFormação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiroTraining and informational power of the Brazilian medical-librarianinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8768411033062300Ferreira, Danielle ThiagoZanaga, Mariângela Pisoni22051205261448229531631128397253CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoORIGINALcchsa_ppgci_me_Alexander_WA.pdfcchsa_ppgci_me_Alexander_WA.pdfapplication/pdf2142021http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14805/1/cchsa_ppgci_me_Alexander_WA.pdfa48f75ad031b60addd2fc8e3436f06d3MD51123456789/148052022-10-24 10:05:04.759oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14805Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-24T12:05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Training and informational power of the Brazilian medical-librarian
title Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
spellingShingle Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
Azevedo, Alexander Willian
competência informacional
biblioteconomia-médica
bibliotecário-médico
formação do bibliotecário-médico
educação
informational literacy
medical-librarianship
medical-librarian
medical-librarian training
education
title_short Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
title_full Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
title_fullStr Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
title_full_unstemmed Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
title_sort Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
author Azevedo, Alexander Willian
author_facet Azevedo, Alexander Willian
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Alexander Willian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beraquet, Vera Silvia Marão
contributor_str_mv Beraquet, Vera Silvia Marão
dc.subject.por.fl_str_mv competência informacional
biblioteconomia-médica
bibliotecário-médico
formação do bibliotecário-médico
educação
informational literacy
medical-librarianship
medical-librarian
medical-librarian training
education
topic competência informacional
biblioteconomia-médica
bibliotecário-médico
formação do bibliotecário-médico
educação
informational literacy
medical-librarianship
medical-librarian
medical-librarian training
education
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam desejáveis a este profissional no Brasil. Considerando que a prática da Biblioteconomia Médica é recente no Brasil, o método utilizado para alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido por meio de revisão de literatura de textos extraídos em bases de dados nacionais e internacionais, e valeu-se do caráter qualitativo por ser pesquisa bibliográfica de natureza exploratória que proporcionou observamos os conceitos, formação e as principais competências informacionais presentes nos bibliotecáriosmédicos. Observou-se, que a investigação realizada entre competências informacionais da Medical Library Association e as disciplinas propostas a para formação dos profissionais para atuarem nas bibliotecas médicas brasileiras apresenta uma similitude entre elementos comparados. Por outro lado, a biblioteconomia médica no Brasil aparece caminhando em direção a um cenário de reconhecimento por parte dos profissionais da saúde, devido à colaboração dos bibliotecários-médicos no fornecimento de informações que possam subsidiar os médicos diante de uma tomada de decisão, bem como os discentes e docentes da área médica a respeito de suas necessidades informacionais. Os principais resultados obtidos indicam que: as escolas de Biblioteconomia no Brasil passaram por diversas reformulações em suas grades curriculares, visando capacitar os bibliotecários a terem iniciativas, motivações, pró-atividade e ser receptivo às mudanças, para atuar em várias áreas do conhecimento, inclusive na área médica. Os resultados também evidenciaram que as principais características inerentes aos bibliotecários-médicos brasileiros, não diferem do perfil dos bibliotecários generalistas, no sentido de terem competências para atuarem em bibliotecas especializadas. Entretanto, notou-se, que existe pouca oferta de cursos para bibliotecários-médicos se aperfeiçoarem e/ou especializarem na área médica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T13:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14805
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 4197021900537420
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14805
identifier_str_mv 4197021900537420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14805/1/cchsa_ppgci_me_Alexander_WA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a48f75ad031b60addd2fc8e3436f06d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790732821889024