Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maura Assad Pimenta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15997
Resumo: O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem como objetivo analisar de que modo a intervenção com música com foco nos afetos e na expressão dos alunos promove a mudança da sua relação com a classe de recuperação. Para tanto, adotamos como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de duas classes de recuperação intensiva, do Ensino Fundamental II. Estabeleceu-se parceria com a coordenadora pedagógica e três professoras. O cenário da pesquisa-intervenção foi uma escola pública da rede estadual da região sudoeste de Campinas/SP. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações da/na escola; conversas com as professoras e com a equipe gestora; observações nas salas de aula; atividades com materialidades mediadoras como músicas, vídeos e filme; diálogos entre e com os alunos; devolutivas escritas por eles ao final dos encontros; composições dos alunos; confecção do cenário; confecção de CD e entrevista semiestruturada com as professoras. A pesquisa possibilitou concluir que a música se revela como uma materialidade potente na transformação de emoções e sentimentos, configurando sentidos e significados, sendo, portanto, uma ferramenta para o trabalho do psicólogo escolar e para educadores que tenham como intenção afetar os alunos de modo a promover sua expressão, o interesse e o envolvimento pelos conteúdos escolarizados e o consequente desenvolvimento para a apropriação de novos conteúdos curriculares. Percebemos, ainda, que trabalhos envolvendo a música e a arte em geral, quando realizados em parceria com educadores, promovem a criação de um novo espaço na e para a escola, o qual favorece a ampliação dos modos como seus atores se relacionam. Por fim, as intervenções possibilitaram que os alunos da classe de recuperação bem como os educadores modificassem a concepção que se tinha dessas classes, uma vez que o trabalho ampliou o olhar para as potencialidades dos alunos que a frequentam.
id PCAM_cb38ca66b5645c3cf00e4f8130963dbb
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15997
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Neves, Maura Assad PimentaPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T19:00:50Z2022-02-16T19:00:50Z2015-12-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159979320248250355806O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem como objetivo analisar de que modo a intervenção com música com foco nos afetos e na expressão dos alunos promove a mudança da sua relação com a classe de recuperação. Para tanto, adotamos como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de duas classes de recuperação intensiva, do Ensino Fundamental II. Estabeleceu-se parceria com a coordenadora pedagógica e três professoras. O cenário da pesquisa-intervenção foi uma escola pública da rede estadual da região sudoeste de Campinas/SP. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações da/na escola; conversas com as professoras e com a equipe gestora; observações nas salas de aula; atividades com materialidades mediadoras como músicas, vídeos e filme; diálogos entre e com os alunos; devolutivas escritas por eles ao final dos encontros; composições dos alunos; confecção do cenário; confecção de CD e entrevista semiestruturada com as professoras. A pesquisa possibilitou concluir que a música se revela como uma materialidade potente na transformação de emoções e sentimentos, configurando sentidos e significados, sendo, portanto, uma ferramenta para o trabalho do psicólogo escolar e para educadores que tenham como intenção afetar os alunos de modo a promover sua expressão, o interesse e o envolvimento pelos conteúdos escolarizados e o consequente desenvolvimento para a apropriação de novos conteúdos curriculares. Percebemos, ainda, que trabalhos envolvendo a música e a arte em geral, quando realizados em parceria com educadores, promovem a criação de um novo espaço na e para a escola, o qual favorece a ampliação dos modos como seus atores se relacionam. Por fim, as intervenções possibilitaram que os alunos da classe de recuperação bem como os educadores modificassem a concepção que se tinha dessas classes, uma vez que o trabalho ampliou o olhar para as potencialidades dos alunos que a frequentam.This study is integrated to the actions of the research group Constitution Processes of the Subject in Educational Practices (Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas) PROSPED, which is inserted on the research line of Psychological Intervention and Prevention, the Postgraduate Stricto Sensu in Psychology Program at the Pontifical Catholic University of Campinas. This study aims to analyze how music intervention, focusing in affection and students‟ expressions, promotes changes on the relation to Special Classes. These Special Classes are designed for students who have not achieved the minimum score in regular school tests. Therefore it was assumed as the theoretical-methodological perspective the Historical-Cultural Psychology, especially Vigotski‟s concepts, its main representative. The subjects of this research were students from two Special Classes in Elementary School. A partnership with three teachers and one pedagogical coordinator was established. The research-intervention scenario was a public state school located on the southeast of Campinas, São Paulo, Brazil. The procedures for data collection were: school‟s observation, conversations with teachers and the management team, classroom‟s observation, activities using materiality mediators like songs, videos, and movies, and also, dialogs with students and feedbacks written by them at the end of the meetings, students‟ compositions, scenarios creation, CD‟s recording, and semi-structured interviews with teachers. The research results showed that music presents itself as a powerful materiality in the transformation of emotions and feelings, setting senses and meanings, and configuring itself as a work tool for educational psychologists and educators who intend to affect students not only to promote their expression, interest, and involvement on the schooled content, but also to stimulate the development for the appropriation of new curricular contents. It was also noticed that studies developed in partnership with educators, involving music and general art, promoted the creation of a new environment in and for the school, which supports the expansion of how people relate. Lastly, the interventions from this study enabled Special Classes‟ students and educators to modify their concepts about these classes; they expanded their look to the student‟s potential who attended to it.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinaspsicologia escolar e educacionalpsicologia da artemúsicaadolescenteclasse de recuperaçãoschool and educational psychologypsychology of artmusicteenagersspecial classesPsicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperaçãoEducational Psychology and Music: mobilizing affections and promoting experiences in Special Classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboSilva, Silvia Maria Cintra da88631631528484054380499178712456CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Maura_APN.pdfccv_ppgpsico_me_Maura_APN.pdfapplication/pdf1610047http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15997/1/ccv_ppgpsico_me_Maura_APN.pdf7ffdd1c6da47b74df5942371fa3f542eMD51123456789/159972022-10-18 17:44:33.949oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T19:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Educational Psychology and Music: mobilizing affections and promoting experiences in Special Classes
title Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
spellingShingle Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
Neves, Maura Assad Pimenta
psicologia escolar e educacional
psicologia da arte
música
adolescente
classe de recuperação
school and educational psychology
psychology of art
music
teenagers
special classes
title_short Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
title_full Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
title_fullStr Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
title_full_unstemmed Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
title_sort Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
author Neves, Maura Assad Pimenta
author_facet Neves, Maura Assad Pimenta
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maura Assad Pimenta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
contributor_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar e educacional
psicologia da arte
música
adolescente
classe de recuperação
school and educational psychology
psychology of art
music
teenagers
special classes
topic psicologia escolar e educacional
psicologia da arte
música
adolescente
classe de recuperação
school and educational psychology
psychology of art
music
teenagers
special classes
description O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem como objetivo analisar de que modo a intervenção com música com foco nos afetos e na expressão dos alunos promove a mudança da sua relação com a classe de recuperação. Para tanto, adotamos como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de duas classes de recuperação intensiva, do Ensino Fundamental II. Estabeleceu-se parceria com a coordenadora pedagógica e três professoras. O cenário da pesquisa-intervenção foi uma escola pública da rede estadual da região sudoeste de Campinas/SP. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações da/na escola; conversas com as professoras e com a equipe gestora; observações nas salas de aula; atividades com materialidades mediadoras como músicas, vídeos e filme; diálogos entre e com os alunos; devolutivas escritas por eles ao final dos encontros; composições dos alunos; confecção do cenário; confecção de CD e entrevista semiestruturada com as professoras. A pesquisa possibilitou concluir que a música se revela como uma materialidade potente na transformação de emoções e sentimentos, configurando sentidos e significados, sendo, portanto, uma ferramenta para o trabalho do psicólogo escolar e para educadores que tenham como intenção afetar os alunos de modo a promover sua expressão, o interesse e o envolvimento pelos conteúdos escolarizados e o consequente desenvolvimento para a apropriação de novos conteúdos curriculares. Percebemos, ainda, que trabalhos envolvendo a música e a arte em geral, quando realizados em parceria com educadores, promovem a criação de um novo espaço na e para a escola, o qual favorece a ampliação dos modos como seus atores se relacionam. Por fim, as intervenções possibilitaram que os alunos da classe de recuperação bem como os educadores modificassem a concepção que se tinha dessas classes, uma vez que o trabalho ampliou o olhar para as potencialidades dos alunos que a frequentam.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15997
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9320248250355806
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15997
identifier_str_mv 9320248250355806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15997/1/ccv_ppgpsico_me_Maura_APN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ffdd1c6da47b74df5942371fa3f542e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790738046943232