Qualidade do ensino de escolas da rede pública municipal de Campinas (SP): ações da equipe de gestão escolar
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16527 |
Resumo: | A qualidade do ensino de escolas da rede pública no Brasil constitui ainda, nas décadas do século XXI, um desafio à educação básica. Com a nova configuração da sociedade que circunscreve um cenário de pandemia e isolamento social decorrido do Coronavírus Disease (COVID-19), no ano de 2020 estendido no primeiro semestre de 2021 acentuam-se as questões que permeiam a qualidade do ensino. Nesse contexto, as estratégias e ações da gestão escolar tornam-se preponderantes para estabelecer prioridades e soluções em face das demandas e dos desafios do cotidiano, além do enfrentamento de problemas que persistem em reverberar na sociedade, como a desigualdade social e econômica. Inscreve-se assim, a necessidade de uma gestão articulada, com vistas à construção de uma educação de qualidade. Cabe sublinhar que, no Brasil, a qualidade da educação básica vem sendo aferida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desse modo, o objetivo desse estudo reside em investigar as ações desencadeadas por gestores escolares em prol da melhoria da qualidade do ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas que integram a rede pública municipal de Campinas (SP) com o Ideb a melhorar. Os principais autores que balizam esse estudo são Adriana Bauer, José Carlos Libâneo, Luiz Carlos de Freitas e Vitor Henrique Paro. O percurso metodológico traçado considera a abordagem qualitativa, incluindo levantamento bibliográfico, análise documental, e entrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa são duas escolas da rede pública municipal de Campinas (SP), tendo como participantes da investigação um vice-diretor, uma orientadora pedagógica e cinco professoras do 5° ano do Ensino Fundamental. O diálogo tecido com os participantes resultou na construção de oito eixos de análise, sendo: a) atribuições da equipe de gestão escolar; b) desafios da equipe de gestão escolar; c) construção do Projeto Político Pedagógico; d) articulação família-escola; e) desafios do professor; f) possibilidade do Ideb expressar a realidade da escola; g) relação avaliação/qualidade; e h) desafios desencadeados pela pandemia. Constatou-se, os desafios do exercício da gestão democrática e da qualidade do ensino que se aproxime da realidade vivenciada pelas escolas. Evidenciou-se, ainda que a pandemia da Covid-19 implicou um o novo cenário, o que exigiu que ações fossem desencadeadas no âmbito escolar em função do momento pandêmico. Na perspectiva dos participantes, o Ideb, indicador que tem expressado a qualidade do ensino, não é compreendido como elemento capaz de mensurar a realidade das escolas. O estudo em questão, salvaguardando as limitações inerentes a toda pesquisa, demonstrou a complexidade do exercício da gestão democrática articulada à qualidade do ensino. Tal complexidade necessita ser problematizada para que se possa transcender os discursos e, de fato, efetivar a gestão democrática em prol da melhoria da qualidade do ensino. Pretende-se que este estudo possa somar às pesquisas realizadas sobre a temática em pauta, contribuindo para o processo de reflexão de professores, gestores e pesquisadores. |
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Oliveira, Izabela Dellangelica Carvalho dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Rios, Monica Piccione Gomes2022-04-06T13:53:22Z2022-04-06T13:53:22Z2022-02-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/165272665313275153612A qualidade do ensino de escolas da rede pública no Brasil constitui ainda, nas décadas do século XXI, um desafio à educação básica. Com a nova configuração da sociedade que circunscreve um cenário de pandemia e isolamento social decorrido do Coronavírus Disease (COVID-19), no ano de 2020 estendido no primeiro semestre de 2021 acentuam-se as questões que permeiam a qualidade do ensino. Nesse contexto, as estratégias e ações da gestão escolar tornam-se preponderantes para estabelecer prioridades e soluções em face das demandas e dos desafios do cotidiano, além do enfrentamento de problemas que persistem em reverberar na sociedade, como a desigualdade social e econômica. Inscreve-se assim, a necessidade de uma gestão articulada, com vistas à construção de uma educação de qualidade. Cabe sublinhar que, no Brasil, a qualidade da educação básica vem sendo aferida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desse modo, o objetivo desse estudo reside em investigar as ações desencadeadas por gestores escolares em prol da melhoria da qualidade do ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas que integram a rede pública municipal de Campinas (SP) com o Ideb a melhorar. Os principais autores que balizam esse estudo são Adriana Bauer, José Carlos Libâneo, Luiz Carlos de Freitas e Vitor Henrique Paro. O percurso metodológico traçado considera a abordagem qualitativa, incluindo levantamento bibliográfico, análise documental, e entrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa são duas escolas da rede pública municipal de Campinas (SP), tendo como participantes da investigação um vice-diretor, uma orientadora pedagógica e cinco professoras do 5° ano do Ensino Fundamental. O diálogo tecido com os participantes resultou na construção de oito eixos de análise, sendo: a) atribuições da equipe de gestão escolar; b) desafios da equipe de gestão escolar; c) construção do Projeto Político Pedagógico; d) articulação família-escola; e) desafios do professor; f) possibilidade do Ideb expressar a realidade da escola; g) relação avaliação/qualidade; e h) desafios desencadeados pela pandemia. Constatou-se, os desafios do exercício da gestão democrática e da qualidade do ensino que se aproxime da realidade vivenciada pelas escolas. Evidenciou-se, ainda que a pandemia da Covid-19 implicou um o novo cenário, o que exigiu que ações fossem desencadeadas no âmbito escolar em função do momento pandêmico. Na perspectiva dos participantes, o Ideb, indicador que tem expressado a qualidade do ensino, não é compreendido como elemento capaz de mensurar a realidade das escolas. O estudo em questão, salvaguardando as limitações inerentes a toda pesquisa, demonstrou a complexidade do exercício da gestão democrática articulada à qualidade do ensino. Tal complexidade necessita ser problematizada para que se possa transcender os discursos e, de fato, efetivar a gestão democrática em prol da melhoria da qualidade do ensino. Pretende-se que este estudo possa somar às pesquisas realizadas sobre a temática em pauta, contribuindo para o processo de reflexão de professores, gestores e pesquisadores.The quality of teaching in public schools in Brazil is still, in these decades of the 21st century, a challenge to basic education. With the new configuration of society that circumscribes a scenario of pandemic and social isolation resulting from the Coronavirus Disease (COVID-19), in the year 2020 extended in the first semester of 2021 the issues that permeate the quality of education are accentuated. In this context, the strategies and actions of school management become preponderant to establish priorities and solutions in view of the demands and challenges of everyday life, in addition to facing problems that persist in reverberating in society, such as social and economic inequality. Thus, there is the need for an articulated management, aiming at the construction of a quality education. In Brazil, the quality of basic education has been measured by the Basic Education Development Index (IDEB). Thus, the objective of this study is to investigate the actions taken by school managers to improve the quality of education in the early years of elementary education in two schools that integrate the municipal public network of Campinas (SP) with Ideb to be improved. The main authors that guide this study are Adriana Bauer, José Carlos Libâneo, Luiz Carlos de Freitas and Vitor Henrique Paro. The methodological path laid out considers a qualitative approach, including bibliographical survey, document analysis, and semi-structured interviews. The research locus are two schools of the municipal public network of Campinas (SP), having as participants a vice-principal, a pedagogical supervisor, and five 5th grade teachers. From the dialog woven with the participants, which resulted in the construction of eight axes of analysis, as follows: a) attributions of the school management team; b) challenges of the school management team; c) construction of the Political Pedagogical Project; d) family-school articulation; e) teachers' challenges; f) does the Ideb express the school's reality? g) relation evaluation-quality; and h) challenges unleashed by the pandemic, we obtained as a result, the difficulty in inserting democratic management in practice, as well as to measure the quality of education that is close to the reality experienced by schools. The pandemic also became the focus of the participants' answers, showing that the new scenario demanded new adaptations, anguish and difficulty in verifying the students' learning. By showing the complexity of the exercise of democratic management articulated to the quality of education, it is intended that this study may add to the research carried out on the topic at hand, contributing to the reflection process of teachers, managers and researchers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Políticas Públicas em EducaçãoEnsino FundamentalCovid-19Public Policies in EducationElementary SchoolQualidade do ensino de escolas da rede pública municipal de Campinas (SP): ações da equipe de gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8794565484100151Tortella, Jussara Cristina BarbozaTrevisol, Maria Teresa Ceron71265142566742374820536127199890Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)EducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16527/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgedu_me_Izabela_DCO.pdfcchsa_ppgedu_me_Izabela_DCO.pdfapplication/pdf1662534http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16527/4/cchsa_ppgedu_me_Izabela_DCO.pdfa75f66cd75566b58fa84382b944db5fcMD54123456789/165272023-01-31 17:02:01.754oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-01-31T19:02:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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