A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rosangela Benedita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15443
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo do referido município em relação à proposta de ampliação do EF, nele implantada no ano de 2002, tendo em vista que somente em 2006 foi publicada a lei federal 11.274 que determinou sua obrigatoriedade em todo o território brasileiro e que 2010 foi prazo final estabelecido pelo Ministério de Educação para organização, planejamento e ampliação do novo EF em todos os municípios brasileiros. A construção da pesquisa se deu pela realização de uma revisão bibliográfica realizada na base Scielo e na BDTD. Os artigos, teses e dissertações foram categorizados e organizados em planilhas; primeiramente realizou-se a leitura dos resumos e posteriormente a leitura na íntegra daqueles textos que abordavam o novo EF de maneira nuclear. Estas leituras evidenciaram obstáculos encontrados pelas unidades escolares e pelas redes de ensino em relação à ampliação e implementação do EF de nove anos. Considerou-se válido, então, investigar, a partir dos aportes da teoria Histórico-cultural, o que revelam os discursos dos coordenadores pedagógicos em relação à implantação e implementação do EF de nove anos (EF9A), com especial interesse em: i) Historiar como ocorreu a implantação e implementação do EF9A; ii) Descrever e analisar a construção do currículo do EF9A, para o 1º ano, do município de Itajubá; iii) Investigar a metodologia proposta para as práticas pedagógicas e a inserção da atividade lúdica, junto às crianças de seis anos e iv) Analisar documentos orientadores da proposta pedagógica publicados pelas instâncias Federal, Estadual e Municipal. Para a investigação optou-se por entrevistas semi-estruturadas com coordenadores pedagógicos da rede municipal de Itajubá, com pelo menos dez anos de experiência com a implementação do novo EF no referido município; o conjunto de entrevistados é composto por 05 supervisores. Foram organizados dois eixos de análise i) Historiando a implantação/implementação do EF9A em ItajubáMG evidências a partir que quem as vivenciou e ii) dicotomia entre brincar e aprender (a ler e escrever); ass análises qualitativas pautam-se nos estudos de Vigotski e colaboradores. Esperamos que com esta pesquisa, a partir da análise de percurso da experiência do município de Itajubá ao longo de uma década, possamos contribuir para reflexões sobre os modos pelos quais novas políticas públicas são implantadas/implementadas no Brasil, no que se refere à construção de novos currículos, práticas pedagógicas e formação de professores.
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spelling Ribeiro, Rosangela BeneditaPontifícia Universidade Católica de CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-02-16T18:14:50Z2022-02-16T18:14:50Z2014-12-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154430494563395529082A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo do referido município em relação à proposta de ampliação do EF, nele implantada no ano de 2002, tendo em vista que somente em 2006 foi publicada a lei federal 11.274 que determinou sua obrigatoriedade em todo o território brasileiro e que 2010 foi prazo final estabelecido pelo Ministério de Educação para organização, planejamento e ampliação do novo EF em todos os municípios brasileiros. A construção da pesquisa se deu pela realização de uma revisão bibliográfica realizada na base Scielo e na BDTD. Os artigos, teses e dissertações foram categorizados e organizados em planilhas; primeiramente realizou-se a leitura dos resumos e posteriormente a leitura na íntegra daqueles textos que abordavam o novo EF de maneira nuclear. Estas leituras evidenciaram obstáculos encontrados pelas unidades escolares e pelas redes de ensino em relação à ampliação e implementação do EF de nove anos. Considerou-se válido, então, investigar, a partir dos aportes da teoria Histórico-cultural, o que revelam os discursos dos coordenadores pedagógicos em relação à implantação e implementação do EF de nove anos (EF9A), com especial interesse em: i) Historiar como ocorreu a implantação e implementação do EF9A; ii) Descrever e analisar a construção do currículo do EF9A, para o 1º ano, do município de Itajubá; iii) Investigar a metodologia proposta para as práticas pedagógicas e a inserção da atividade lúdica, junto às crianças de seis anos e iv) Analisar documentos orientadores da proposta pedagógica publicados pelas instâncias Federal, Estadual e Municipal. Para a investigação optou-se por entrevistas semi-estruturadas com coordenadores pedagógicos da rede municipal de Itajubá, com pelo menos dez anos de experiência com a implementação do novo EF no referido município; o conjunto de entrevistados é composto por 05 supervisores. Foram organizados dois eixos de análise i) Historiando a implantação/implementação do EF9A em ItajubáMG evidências a partir que quem as vivenciou e ii) dicotomia entre brincar e aprender (a ler e escrever); ass análises qualitativas pautam-se nos estudos de Vigotski e colaboradores. Esperamos que com esta pesquisa, a partir da análise de percurso da experiência do município de Itajubá ao longo de uma década, possamos contribuir para reflexões sobre os modos pelos quais novas políticas públicas são implantadas/implementadas no Brasil, no que se refere à construção de novos currículos, práticas pedagógicas e formação de professores.This research aims to examine the implementation and introduction of primary education of nine years (EF) in the city of Itajubá / MG over a decade. Justified interest in this subject by the pioneering spirit of the municipality in relation to the proposed extension of the EF, it deployed in 2002, given that only in 2006 was published federal law 11.274 that determined its mandatory throughout the territory Brazilian and that 2010 was the deadline set by the Ministry of Education for organizing, planning and expansion of the new EF in all Brazilian municipalities. The construction of the research was done through conducting a literature review on SciELO base and BDTD. The articles, theses and dissertations were categorized and organized in spreadsheets; First there was the reading of abstracts and later the full reading of those texts that addressed the new nuclear EF way. These readings showed obstacles encountered by school units and the educational systems in relation to the expansion and implementation of EF nine years. It was considered valid, then investigate, from the contributions of historical-cultural theory, which reveal the speeches of the coordinators regarding the establishment and implementation of EF nine years (EF9A), with special interest in: i) chronicle as was the establishment and implementation of EF9A; ii) describe and analyze the construction of EF9A the curriculum for the 1st year, the city of Itajubá; iii) To investigate the methodology proposed for the pedagogical practices and the inclusion of playing together with the children of six years and iv) to examine documents guiding the pedagogical proposal published by bodies Federal, State and Municipal. For research we chose to semi-structured interviews with coordinators of municipal Itajubá, with at least ten years of experience with the implementation of the new EF in that municipality; is the set of respondents composed of 05 supervisors. Two were organized axes analysis i) Tell the history of deployment / implementation of EF9A in ItajubáMG - evidence from which those who experienced and ii) dichotomy between playing and learning (reading and writing); ass qualitative analyzes guided up the studies of Vygotsky and colleagues. We hope that with this research, from the path analysis of the Itajubá city's experience over a decade, we can contribute to reflections on the ways in which new public policies are deployed / implemented in Brazil, with regard to the construction of new curricula, teaching practices and teacher training.porPUC-Campinasensino fundamental de nove anoscurrículopráticas pedagógicasteoria histórico-culturalatividade lúdicaprimary school nine yearscurriculumteaching practiceshistorical-cultural theoryplay activityA criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Megid, Maria Auxiliadora Bueno AndradeCunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo77336444398762654014320163579450CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Rosangela_BR.pdfcchsa_ppgedu_me_Rosangela_BR.pdfapplication/pdf1712930http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15443/1/cchsa_ppgedu_me_Rosangela_BR.pdfff8fc3ea02b25898bc43a78a5a49a7bdMD51123456789/154432022-09-02 11:36:28.389oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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