Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hertel, Valdinéa Luiz
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15390
Resumo: Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico.
id PCAM_e5632236429be027f1deee14ce7c34fe
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15390
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Hertel, Valdinéa LuizPontifícia Universidade Católica de CampinasSordi, Mara Regina Lemes de2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2003-06-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153905505779486737674Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico.The present work is in the research line Institutional Avaliation . Its purpose is to know taking care conceptions in Nursing, identify used strategies to the teaching of taking care, reflect on the responsibility of the discipline: Fundamental Semiology Notions in the construction of taking care in Nursing as weel to understanding the logical applied to Methodological resorts choice to the process of taking care teaching. The researched people were 15 academic teaching staff and professionals in Nursing at Wenceslau Braz Nursing School. We chose to congratulate the investigation, having as a theorical methodological support the quality approach in which one it was pointed the obtained data in mainly three categories to the elaborating analyses: Taking care conceptions in Nursing, Pedagogical principles of taking care teaching, The objective of the disciplines in professional Education. The results concerning to the teaching staff are divided among technical, humanist and changing views. The ones who defende humanistic conception keep valueing the the technical racionality. We got to the conclusion that we need to rescue in the Nursing School the Care Education centered in the human approach through the reorganization of the Pedagogical work.porPUC-Campinasformação profissionalensino do cuidarcuidar em enfermagemprofessional educationtaking care teachingtake care in nursingFormação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagemAcademic education at Wenceslau Braz Nursing School : taking care teaching in graduation course nursinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6737123125852473Thomaisino, Lígia MariaCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes94117422080328763883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Valdinea_LH.pdfcchsa_ppgedu_me_Valdinea_LH.pdfapplication/pdf12672525http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15390/1/cchsa_ppgedu_me_Valdinea_LH.pdf275a2dac4a82dfc93fb65b69143481faMD51123456789/153902022-09-02 11:36:26.294oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15390Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Academic education at Wenceslau Braz Nursing School : taking care teaching in graduation course nursing
title Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
Hertel, Valdinéa Luiz
formação profissional
ensino do cuidar
cuidar em enfermagem
professional education
taking care teaching
take care in nursing
title_short Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
title_full Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
title_sort Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
author Hertel, Valdinéa Luiz
author_facet Hertel, Valdinéa Luiz
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Hertel, Valdinéa Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
contributor_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional
ensino do cuidar
cuidar em enfermagem
professional education
taking care teaching
take care in nursing
topic formação profissional
ensino do cuidar
cuidar em enfermagem
professional education
taking care teaching
take care in nursing
description Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15390
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5505779486737674
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15390
identifier_str_mv 5505779486737674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15390/1/cchsa_ppgedu_me_Valdinea_LH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 275a2dac4a82dfc93fb65b69143481fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790733005389824