Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verzignasse, Valéria Cristina Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15847
Resumo: O presente estudo teve como finalidade compreender psicanaliticamente as atuações de um grupo de adolescentes. O objetivo foi verificar se a técnica de grupo de diagnóstico aplicado em adolescentes é eficaz para sensibilizá-los aos fenômenos do acting out e se possibilita a busca de meios apropriados para compreender essas atuações que se implantam no grupo. O método escolhido foi psicanálise aplicada , que visa fins práticos. Participaram da pesquisa seis adolescentes, com idades de 13-14 anos, de ambos os sexos. A técnica utilizada foi o grupo de diagnóstico . Foram realizados dez encontros, com duração de uma hora e trinta minutos. Para a análise do material coletado foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo , proposta por Mathieu (1967), e interpretada de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Este estudo possibilitou entendermos o acting out enquanto um processo primitivo, que usa de mecanismos de defesa arcaicos, como projeção, dissociação, negação, cisão. O acting no grupo de adolescentes surgiu através de duas formas. A primeira em forma de comunicação e a segunda enquanto um ataque ao vínculo grupal. No decorrer dos encontros, as atuações foram diminuindo, o que nos fez pensar na importância do grupo para esses adolescentes. Concluímos que o grupo de adolescentes atuou em níveis afetivos e os participantes passaram por diversas situações de sensibilização. A natureza das linguagens utilizadas foi mais simbólicas, emocional e gestual. Desenvolveu-se uma atmosfera de cooperação entre colegas-adolescentes, favorecendo as evoluções individuais. Foi notável que a técnica de grupo praticada nesta pesquisa constituiu-se num instrumento eficaz para estudar o fenômeno do acting out do adolescente no grupo.
id PCAM_e7f02a4333eca24d8509c6d90c87a98f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15847
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Verzignasse, Valéria Cristina PereiraPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:57:28Z2022-02-16T18:57:28Z2008-02-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158476179487899040095O presente estudo teve como finalidade compreender psicanaliticamente as atuações de um grupo de adolescentes. O objetivo foi verificar se a técnica de grupo de diagnóstico aplicado em adolescentes é eficaz para sensibilizá-los aos fenômenos do acting out e se possibilita a busca de meios apropriados para compreender essas atuações que se implantam no grupo. O método escolhido foi psicanálise aplicada , que visa fins práticos. Participaram da pesquisa seis adolescentes, com idades de 13-14 anos, de ambos os sexos. A técnica utilizada foi o grupo de diagnóstico . Foram realizados dez encontros, com duração de uma hora e trinta minutos. Para a análise do material coletado foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo , proposta por Mathieu (1967), e interpretada de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Este estudo possibilitou entendermos o acting out enquanto um processo primitivo, que usa de mecanismos de defesa arcaicos, como projeção, dissociação, negação, cisão. O acting no grupo de adolescentes surgiu através de duas formas. A primeira em forma de comunicação e a segunda enquanto um ataque ao vínculo grupal. No decorrer dos encontros, as atuações foram diminuindo, o que nos fez pensar na importância do grupo para esses adolescentes. Concluímos que o grupo de adolescentes atuou em níveis afetivos e os participantes passaram por diversas situações de sensibilização. A natureza das linguagens utilizadas foi mais simbólicas, emocional e gestual. Desenvolveu-se uma atmosfera de cooperação entre colegas-adolescentes, favorecendo as evoluções individuais. Foi notável que a técnica de grupo praticada nesta pesquisa constituiu-se num instrumento eficaz para estudar o fenômeno do acting out do adolescente no grupo.The aim of the present study was to understand the acting out of a group of adolescents from the psychoanalytic point of view. The objective was to examine if the "diagnostics group" technique applied to adolescents is efficient enough to make them aware of acting out phenomena and if it may be used to provide the appropriate means to understand actings implemented into the group. The chosen method was "applied psychoanalysis" that aims at practical results. Six adolescents between 13 and 14 years old of both genders participated in the research and the "diagnostics group" technique was applied to ten 90-minute meetings. Mathieu's (1967) "Contents Analysis" technique was adopted to analyze the collected data, which was then interpreted according to psychoanalytic and group-analytic references. The present study allowed us to understand acting out as a primitive process featuring archaic defense mechanisms, such as projection, dissociation, denial, disruption. In our group of adolescents, acting out occurred in two different ways, i.e., through communication and as an attack on group ties. As the meetings progressed, acting out decreased, which made us reflect on the importance of the group for those adolescents. We concluded that the group of adolescents acted on affective levels and that its members went through several situations of sensitization. Languages used were mainly symbolic, emotional, and marked by gestures. An atmosphere of cooperation between adolescents-colleagues was developed, which supported individual evolution. It was notable that the group technique applied to this research proved to be an efficient instrument to study the acting out of adolescents within the group.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespporPUC-Campinaspassagem ao atopsicanáliseadolescentesgruposatuaçõespassing to the actpsychoanalysisadolescentsgroupsactingsActing Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalíticoActing Out in a group of adolescents: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Santos, Manoel Antonio dosBorges, Dayse Maria Motta16329219931693003689659786183012CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Valeria_V.pdfccv_ppgpsico_me_Valeria_V.pdfapplication/pdf393459http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15847/1/ccv_ppgpsico_me_Valeria_V.pdfc489c4605c5552e6029648a9e4ee6f5dMD51123456789/158472022-09-02 11:36:14.433oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Acting Out in a group of adolescents: a psychoanalytic study
title Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
spellingShingle Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
Verzignasse, Valéria Cristina Pereira
passagem ao ato
psicanálise
adolescentes
grupos
atuações
passing to the act
psychoanalysis
adolescents
groups
actings
title_short Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
title_full Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
title_fullStr Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
title_full_unstemmed Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
title_sort Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
author Verzignasse, Valéria Cristina Pereira
author_facet Verzignasse, Valéria Cristina Pereira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Verzignasse, Valéria Cristina Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terzis, Antonios
contributor_str_mv Terzis, Antonios
dc.subject.por.fl_str_mv passagem ao ato
psicanálise
adolescentes
grupos
atuações
passing to the act
psychoanalysis
adolescents
groups
actings
topic passagem ao ato
psicanálise
adolescentes
grupos
atuações
passing to the act
psychoanalysis
adolescents
groups
actings
description O presente estudo teve como finalidade compreender psicanaliticamente as atuações de um grupo de adolescentes. O objetivo foi verificar se a técnica de grupo de diagnóstico aplicado em adolescentes é eficaz para sensibilizá-los aos fenômenos do acting out e se possibilita a busca de meios apropriados para compreender essas atuações que se implantam no grupo. O método escolhido foi psicanálise aplicada , que visa fins práticos. Participaram da pesquisa seis adolescentes, com idades de 13-14 anos, de ambos os sexos. A técnica utilizada foi o grupo de diagnóstico . Foram realizados dez encontros, com duração de uma hora e trinta minutos. Para a análise do material coletado foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo , proposta por Mathieu (1967), e interpretada de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Este estudo possibilitou entendermos o acting out enquanto um processo primitivo, que usa de mecanismos de defesa arcaicos, como projeção, dissociação, negação, cisão. O acting no grupo de adolescentes surgiu através de duas formas. A primeira em forma de comunicação e a segunda enquanto um ataque ao vínculo grupal. No decorrer dos encontros, as atuações foram diminuindo, o que nos fez pensar na importância do grupo para esses adolescentes. Concluímos que o grupo de adolescentes atuou em níveis afetivos e os participantes passaram por diversas situações de sensibilização. A natureza das linguagens utilizadas foi mais simbólicas, emocional e gestual. Desenvolveu-se uma atmosfera de cooperação entre colegas-adolescentes, favorecendo as evoluções individuais. Foi notável que a técnica de grupo praticada nesta pesquisa constituiu-se num instrumento eficaz para estudar o fenômeno do acting out do adolescente no grupo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:57:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:57:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15847
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6179487899040095
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15847
identifier_str_mv 6179487899040095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15847/1/ccv_ppgpsico_me_Valeria_V.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c489c4605c5552e6029648a9e4ee6f5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790732869074944